A – OBJETIVOS DO CURSO
- Ampliar a competência interpessoal, administrativa e técnica daqueles que exercem função de Chefia para obter um “top performance” nas áreas de ação pelas quais são responsáveis.
- Propiciar os recursos mais atualizados de Técnicas de Chefia e Liderança.
- Desenvolver a capacidade de criar e aplicar soluções de produtividade empresarial.
- Aumentar os recursos individuais de análise, tomada de decisões, liderança e comunicações.
- Fornecer dados e “ferramentas” para o planejamento, organização, controle e avaliação de resultados na supervisão e liderança de suas equipes.
- Aprofundar os conceitos e a vivência dos participantes, observando os aspectos comportamentais inerentes ‘as relações de trabalho em equipe.
- Levar os encarregados a analisar as suas condições técnicas e pessoais para o exercício do cargo que ocupam, identificando suas potencialidades e fazendo o redirecionamento necessário para uma maior e melhor produtividade.
B – A QUEM SE DESTINA
- Supervisores de todas as áreas, pessoas com potencialidade para cargos de supervisão.
C – PROGRAMA A SER DESENVOLVIDO
1.Elementos de Liderança: Como Um Líder Forte Constrói a Produção Total do Grupo
- Aprendizado das características de um líder de sucesso.
- Como trabalhar a liderança com negócios.
- Como aumentar suas habilidades de liderança.
2.Como a Psicologia Poderá Ajudá-lo a Tornar o Comportamento Negativo do Emprego em Desempenho Positivo em Grupo
- Distinção das diferenças individuais dos membros de sua equipe.
- Compreensão das necessidades de sua equipe.
- Como escolher o empregado correto para as tarefas específicas.
3.Como Aperfeiçoar Comunicações Para Acelerar e Regularizar a Performance de Sua Equipe
- Definição da rede de comunicações.
- As dez barreiras mais comuns para a boa comunicação.
- Como analisar e trazer à luz o “feedback” através de criativas técnicas de questionário.
4.Como Manter a Disciplina Sem Interferir na Disposição, no Espírito da Equipe
- Como a disciplina pode trabalhar em situações diárias de trabalho.
- Como resolver as violações da equipe nas regras da empresa.
- Revisão dos procedimentos que o supervisor precisa para administrar as regras da companhia.
- Analisar minuciosamente os fatos antes de tomar decisões disciplinares.
5.Como Atuar Com Autoridade e Conseguir Uma Ação Positiva Sem Alienar Sua Equipe de Trabalho
- Descobrir as causas das queixas e complicações dos empregados.
- Como estabelecer regras e realizar instruções.
- Workshop de grupo para resolver queixas e complicações costumeiras.
6.Como Um Treinamento Efetivo e um Programa de Desenvolvimento Podem Ajudar Sua Equipe a Atingir Todo o Seu Potencial
- Compreender os princípios de desenvolvimento e as leis de aprendizado.
- Diferenças entre instruir e orientar.
- Como incorporar as instruções e recomendações no seu esquema supervisão.
7.Como Reforçar a Disposição da Equipe e a Satisfação Profissional Para Conseguir Mais Lucros Para a Empresa
- Como seu papel como líder afeta a disposição dos colaboradores.
- Aprenda a usar as diferentes necessidades dos trabalhadores para motivar a equipe de trabalho.
8. Relações Humanas no Trabalho
- As cinco características do chefe.
- Jogo do Cassino.
- Capacidade de dirigir.
- Como o chefe consegue resultado através de seu pessoal.
- As BASES para estabelecimento das boas relações entre chefe e colaboradores.
- Como tratar as pessoas individualmente.
- Prevenção de problemas.
- O fator humano nas organizações.
D – MÉTODO DIDÁTICO
Será adotado método ativo participativo.
- Espaços de discussão em grupos compartilhando:
– Dificuldades e solicitações.
– Reflexão sobre o papel.
– Vivências e reflexões em grupo.
Exemplos práticos do cotidiano.
- Dinâmica de aquecimento e integração.