A – OBJETIVOS DO CURSO
- Ajudá-lo a tornar-se um líder melhor com base em:
– Aprender a respeito de si próprio como líder;
– Apresentar-lhe mais “ferramentas“ de liderança;
– Aprender quando cada “ferramenta” de liderança será mais eficaz;
– Criar planos de desenvolvimento de liderança a longo prazo para si próprio.
Mostrar claramente aos interessados no tema, a importância de focar as atividades do líder no campo estratégico e tático.
- Oferecer uma compreensão definitiva sobre o papel do líder nas empresas e verificar as habilidades atuais versus as exigidas.
- Ampliar a visão dos participantes acerca dos acontecimentos internacionais, permitindo que eles apliquem os novos conhecimentos em áreas como:
– Planejamento Estratégico;
– Administração;
– Recursos Humanos;
– Qualidade Total.
- Discutir o papel dos líderes em diferentes aspectos da empresa, entre os quais:
– Estabelecimento de metas;
– Compartilhamento de objetivos;
– Gerando líderes dentro da empresa;
– Tomada de decisões;
– Delegação de tarefas;
– Aumento na motivação e participação da equipe;
– Evitando a fuga de cérebros da empresa.
- A liderança se desenvolve através de uma combinação de aprendizado e experiência; este curso lhe fornecerá uma oportunidade de aprender – só você pode integrá-la à sua experiência pessoal.
B – A QUEM SE DESTINA
- Diretores, Superintendentes, Gerentes, Supervisores, Assessores de diretoria, e a quem queira estar bem informados acercada das recentes tendências mundiais no que se refere a globalização e ao papel da liderança nesse novo contexto mundial.
C – PROGRAMA A SER DESENVOLVIDO
1.Desenvolvimento de Novas Habilidades de Liderança
- Importância do tema no contexto atual de mercado;
- Definição e conceitos;
- O gerente brasileiro: esse desconhecido e importante profissional;
- Velhos dogmas gerenciais e a hora fatal de livrar-se deles. Uma panacéia de modismos que não enriquecem o estilo de gerenciar;
- O conflito de interesses e o desenvolvimento do lado político do gerente;
- Transformando chumbo em ouro: a grande missão gerencial;
- A conquista de cada funcionário em especial e a realização de um “team work”.
2.O Impacto da Globalização no Papel da Liderança
- O aumento da concorrência;
- A diminuição das margens de lucro;
- A modificação na estrutura das empresas;
- As novas estruturas organizacionais;
- A administração enxuta;
- A empresa virtual.
3.O Novo Processo de Decisão: O Gerente Como Um Líder
- Diminuindo níveis hierárquicos para agilizar as decisões;
- Obtendo informações e resultados efetivos em tempo real;
- Delegando as funções;
- A diferenciação entre a chefia e a liderança;
- Quem é o supervisor dos dias atuais;
- A importância do supervisor no contexto das empresas modernas;
- As diferenças entre um supervisor medíocre e um supervisor competente;
4.O Papel do Líder e a Função de Liderar
- O líder como um coordenador voltado para resultados;
- O líder se cercando de pessoas brilhantes;
- O que o líder pode delegar e o que deve fazer pessoalmente;
- Criando empreendedores dentro da empresa;
- Acompanhando as tendências internacionais;
- Os tipos de liderança;
- Gerenciar x Liderar: diferenças fundamentais.
5.Motivação de Pessoal: Motivando Equipes Para a Competitividade
- Criando um clima positivo de confiança mútua no trabalho;
- Como deve ser o relacionamento entre líderes e colaboradores;
- Premiando os mais participantes, criativos e os realizadores;
- Afastando-se dos que prejudicam a empresa;
- Trabalhando em uma empresa aberta e sem portas.
6.Evitando Conflitos Prejudiciais Para a Empresa
- Respeitando as diferenças individuais;
- Compreendendo e evitando os conflitos de personalidade;
- Lidando com os colaboradores de acordo com suas características de estilo;
- Identificando os pontos fortes dos membros do grupo e capitalizando as forças dos colaboradores.
7.Gerenciando o Seu Tempo na Era Global
- Novas premissas e objetivos para a administração eficaz do tempo;
- Seu estilo de administração do tempo;
- Diagnóstico dos “estranguladores” do uso do tempo;
- Planejamento e organização para otimização do uso do tempo;
- Desenvolvimento do Plano de Ação para uso eficaz do tempo.
D – METODOLOGIA DE ENSINO
- Consistirá em aulas expositivas, problematização e desenvolvimento de conceitos estratégicos, formatação de didática andragógica visando a quebra de paradigmas. Utilização de vídeo-cassete, flip-chart, lousa e realização de “cases” e exercícios com os participantes.