A – OBJETIVOS DO CURSO
- Desenvolver nos participantes conhecimentos e habilidades para planejamento, organização e liderança de reuniões, visando um “top performance” do líder de reuniões, com vistas a transformá-las numa poderosa “ferramenta” de ação para obtenção dos objetivos organizacionais. Ao final do treinamento, os participantes deverão estar habilitados a liderar com eficácia as etapas do processo de condução de reuniões, notadamente sua coordenação na fase de execução.
B – A QUEM SE DESTINA
- Profissionais ocupando posições de Lideranças Intermediárias nas diferentes áreas funcionais da empresa.
C – PROGRAMA A SER DESENVOLVIDO
1.Introdução
- Reuniões: seus tipos e variações.
- Quando fazer ou não fazer uma reunião.
- Situações que exigem ou dispensam a realização de reuniões.
- Trabalho prático: simulação de reuniões, análise do processo, feedback aos participantes.
- Projeção de filme: “Liderança de Reuniões” – análises e conclusões.
2.Planejamento de Reuniões
- Agenda da reunião, tópicos necessários, sugestões para planejamento da agenda.
- Preparação da reunião: definição de objetivos, estudo dos assuntos, estabelecendo esquema de discussão, organização do material didático e instrumento para convocação de reuniões.
- Atividade prática, exercícios em grupo, aplicação com simulação, análise do resultado.
3.Coordenação de Reuniões: Como Dirigir Eficazmente a Fase de Execução
- Delimitar claramente o assunto (apresentar agenda e objetivos).
- Liderar e dirigir: acumulação, deliberação, análise, decisão, ação final a ser empreendida, ata da reunião: características.
- Simulação de reuniões filmadas e projetadas em vídeo-tape com análise e conclusões.
- Realização de reuniões com utilização de jogos e dinâmicas apropriadas ao tema.
4.Melhorando a Eficácia das Reuniões
- Fatores que determinam o êxito de uma reunião.
- Dez perguntas disciplinadoras para o coordenador de reuniões.
- Dez mandamentos do coordenador de reuniões.
- Dez perguntas disciplinadoras para os participantes de reuniões.
- Vinte falhas que precisam ser evitadas para assegurar o êxito das reuniões.
- Atividades práticas: exercícios com simulações e feedback dado pelos participantes e instrutores.
5.Qualidades Essenciais ao Líder de Reuniões
- Dez qualidades fundamentais ao líder de reuniões.
- Situações em relação as quais o líder de reuniões deve se precaver.
- Fatores que limitam a eficiência do líder de reuniões.
- Postura: expressão corporal, impostação de voz, apresentação pessoal.
- Habilidades necessárias ao líder de reuniões.
- Atividades práticas: simulações com feedback dos resultados.
6.Como Lidar com os Diferentes Tipos Psicológicos de Participantes de Reuniões
- Como lidar com perguntas e situações difíceis.
- Como lidar com os que podem prejudicar uma reunião.
- Como lidar com os faladores compulsivos.
- Como lidar com o tipo calado.
- Como lidar com os que tentam usurpar a liderança.
- Como lidar com os que tentam forçar decisões.
- Como lidar com os que mantém discussões paralelas.
- Importância da participação ativa em reuniões.
- Exercícios simulados, com filmagem e análises em vídeo.
7.Avaliação das Reuniões
- Como avaliar o êxito da reunião. Indicadores de eficácia da reunião.
- Que providências tomar no encerramento.
- Pontos-chaves a serem observados.
- Vivenciando reuniões: simulações seguidas de feedback.
8.Administração do Tempo em Reuniões
- Regras que ajudam a administrar o tempo em reuniões.
- Lista de verificação para reuniões.
- Disfunções/problemas a serem evitados: antes, durante e após a reunião.
9.Como Economizar Tempo em Reuniões
- Como enfrentar as disfunções nas reuniões, economizando tempo antes, durante e ao término das reuniões.
- Como economizar o tempo dos demais executivos nas reuniões.
- Como prioritarizar as pautas para a reunião.
- Check-list para conclusão eficaz de reuniões.
D – METODOLOGIA E RECURSOS UTILIZADOS
- Curso prático, com instrumentos de aplicação imediata no dia-a-dia dos executivos. Exercícios vivenciais na condução de reuniões, simulação de situações críticas, filmagens, seguidas de feedback. Exibição de filmes, seguido de análise e conclusões. Os participantes serão estimulados a aplicarem de imediato a condução de reuniões. Será fornecido material de apoio a todos os participantes, com um rico conteúdo tratando de planejamento, execução de reuniões, bem como modelos de formulários para convocações de ata de reuniões.