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Gestão de Pessoas

DG-4

A – PRINCIPAIS TEMAS ABORDADOS

  • O que as organizações esperam de seus profissionais atualmente, em particular com relação às suas habilidades de trabalho em equipe?
  • O que interfere e prejudica a comunicação em uma equipe?
  • Trabalho em equipe: Estilo predominante, onde melhorar e o que mudar?
  • Exercícios de auto-conhecimento.
  • O que é comprometimento? E o que é envolvimento?
  • Análise sobre competição x cooperação e individualismo x espírito de equipe.
  • Quais os indicadores de bom desempenho das pessoas quando em situação de trabalho em equipe?
  • Mudanças – comportamento em relação às mudanças (oposição, reação, adaptação, reflexão, etc.).
  • Como lidar com fofoca, disse-me-disse, reclamações, insatisfações, hostilidades e animosidades;
  • Atitudes pessoais negativas (reclamações e insatisfações desmedidas, hostilidades e animosidades).
  • Fatores motivacionais ligados à segurança e ao relacionamento do indivíduo.

B – OBJETIVOS DO CURSO

  • Apresentar aos participantes, informações, princípios e conceitos que possibilitem compreender a importância das suas atitudes e o reflexo destas em seu meio de trabalho e desenvolver habilidades interpessoais e de relacionamento, visando dentro de princípios éticos, a obtenção de resultados através das pessoas.
  • Dinamizar a força humana transformando-a em energia empreendedora, incrementando sua capacidade criadora, proporcionando-lhe conscientização de limites, oportunidades, alternativas e valores que envolvem as interações humanas.
  • Propiciar aos participantes uma ampla visão dos modernos conceitos e técnicas de gerenciamento de equipes.
  • Dar uma visão sistêmica e integral para a melhoria do padrão de excelência dos participantes no desempenho dos papéis e atividades relacionadas as suas funções na equipe.
  • Subsidiar os participantes no aprimoramento do seu próprio estilo gerencial, direcionando-o para torná-lo mais flexível e eficaz ao contexto profissional onde atuam.
  • Melhorar a comunicação e relacionamento entre os níveis hierárquicos, além de estimular a integração na busca de melhores resultados e de um ambiente de trabalho mais harmonioso.
  • Despertar os participantes para a necessidade de desenvolver sua percepção e sensibilidades em relação ao universo e sua volta, com o objetivo de melhorar a comunicação e o relacionamento interpessoal entre os níveis hierárquicos (aprender através das diferenças).
  • Ensinar como dirigir mudança para obter os resultados previstos.
  • Conhecer os passos para antecipar, preparar-se, controlar mudanças e reduzir a resistência do seu grupo, evitando crises e conflitos.

C – PROGRAMA A SER DESENVOLVIDO

1.Trabalho em Equipe 

  • Diferença entre Grupo e Equipe.
  • Troca de experiências, conhecimentos, alegrias, frustrações.
  • Toda equipe é um grupo, mas nem todo grupo é uma equipa.
  • Identidade, personalidade e individualismo no processo.
  • Compromisso – Cumplicidade – Resultados.

2.Trabalho em Equipe – Como Desenvolver e Tornar Sua Equipe Produtiva 

  • O que é e como construir uma equipe de trabalho.
  • O que caracteriza uma equipe de trabalho forte e amadurecida.
  • O que é necessário fazer para tornar as equipes mais satisfeitas e produtivas.
  • As vantagens do trabalho em equipe. Os principais benefícios.

3.Atitudes nas Relações Entre as Pessoas Que Facilitam o Trabalho em Equipe 

  • Como trabalhar com os outros e esclarecer sua própria função no grupo.
  • Necessidades humanas que afetam o comportamento das pessoas no grupo.
  • Como ser um membro eficiente e eficaz na equipe.
  • Falhas que um membro de equipe deve evitar.
  • A chave para as equipes vencedoras: como criar vínculos dentro do grupo.
  • Os vínculos internos que unem as equipes.
  • Como o dinamismo da equipe de trabalho cria um tipo de lógica mais produtiva.
  • Os mandamentos de um membro de equipe.
  • O que caracteriza uma equipe madura.

4.Como Transformar Equipes em Potencial em Times de Alta Performance 

  • O que é uma equipe de trabalho. Principais características de uma equipe.
  • As chaves para construir e manter uma equipe forte.
  • Como integrar os membros da equipe em suas funções.

5.Como Exercer a Gerência Levando em Conta os Aspectos Humanos da Função 

  • Por que as pessoas trabalham?
  • Exame dos estudos sobre motivação.
  • Compreensão das diferenças entre as pessoas.
  • Métodos de estímulo da motivação.
  • Como criar um ambiente motivador.

6.Como Potencializar as Relações Interpessoais 

  • Relações Humanas: postura, papéis e vivência.
  • Contexto Empresa x Mercado.
  • Conhecendo as pessoas e a organização: moral, conflito e competição.
  • Ética no contexto das Relações Interpessoais.
  • Comunicação, percepção e “feedback” na equipe.
  • Desenvolvimento das habilidades internas e novas formas de aproximação grupal.
  • As pessoas da linha de frente: criando, participando e inovando.
  • Superação de barreiras no pensar, sentir e agir – Retroalimentação.

7.Percepção e Diferenças Individuais 

  • Preconceitos, estereótipos e idolatrias em nossa percepção.
  • Somos animais racionais ou emocionais?
  • Canais de percepção (órgão dos sentidos).
  • Aprendendo com as diferenças.
  • Percepção de si mesmo e dos outros.
  • A percepção no gerenciamento.

8.Conhecendo os Estilos Comportamentais Para Relacionar-se Melhor 

  • Como identificar seu estilo comportamental dominante: lidando com suas forças (estilo produtivo) e fraquezas.
  • Como relacionar-se com seus superiores e colaboradores de acordo com suas características de estilo. Capitalizando sobre suas forças para obter melhores resultados.
  • Como ser um colaborador mais produtivo e eficaz para sua hierarquia superior em função de suas características de estilo.
  • Como identificar os pontos fortes de seus colaboradores e tirar proveito de suas forças produtivas (características dominantes de estilos).
  • Identificando condições ambientais mais favoráveis para capitalizar sobre as forças produtivas de acordo com os estilos dominantes de cada membro da equipe.
  • Os líderes receptivos, os líderes energizadores, os líderes analíticos e os líderes negociadores: Em que áreas da empresa eles são mais produtivos. Como capitalizar sobre suas forças.

9.Como Melhorar as Comunicações nos Três Sentidos 

  • O valor das comunicações nas Relações Interpessoais.
  • As formas de comunicação humana.
  • Técnicas de Rapport.
  • Como identificar, analisar e superar obstáculos às comunicações  eficientes.
  • Como fazer para ser bem compreendido. Como dar ordens sem causar ressentimentos.
  • Como atender queixar e reclamações do pessoal e dar soluções.
  • Como dar e receber “feedback” sem criar ressentimentos ou resistências.
  • Para que serve as comunicações nos três sentidos?
  • Exercícios: Objetivos x Apoio para tornar as comunicações mais eficazes entre os diversos setores.

10.Auto-Análise / Levantamento de Necessidades de Aperfeiçoamento 

  • Permitir aos participantes que façam uma análise do seu próprio desempenho, identificando pontos fortes e aspectos que precisam ser melhorados, constituindo um levantamento das necessidades de aperfeiçoamento individual de cada participante.

11.Carta de Objetivos – Fixando Metas e Lançando Desafios 

  • Estimular a prática de um estilo gerencial que possibilite:
  1. a)Melhor aproveitamento do potencial dos recursos humanos (tudo acontece através das pessoas).
  2. b)O trabalho em parceria entre chefias de diferentes níveis e áreas de atuação.
  3. c)Maior comprometimento dos colaboradores com objetivos e resultados.
  4. d)Desenvolver o potencial de liderança dos participantes.

D – METODOLOGIA

  • Serão utilizadas aulas expositivas de curta duração para assimilação da teoria necessária. Este método servirá de base à introdução de outros métodos que ensejarão maior participação dos treinandos.
  • Dentre as diversas técnicas participativas em uso, poderão ser adotadas: painel integrado, jogos, simulações, estudos de caso, questionários para diagnósticos, projeção de filmes, simulações com filmagens para análises e conclusões em vídeo-tape e exercícios que proporcionarão maior internalização do ensino e que reforçarão o aprendizado.
Diurno – 8 horas

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