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Desenvolvimento de Habilidades para Novas Lideranças

DG-6

A – REFLEXÃO

Para Peter Drucker, algumas lições sobre liderança são inequívocas.

A primeira é que “Líderes Natos” podem existir, mas com certeza raros dependerão deles. “A Liderança deve e pode ser aprendida”.

A segunda é que “personalidade de liderança”, “estilos de liderança”, e “traços de liderança” não existem.

“Entre os líderes mais efetivos que encontrei e com quem trabalhei durante meio século, alguns se trancavam em seus escritórios e outros eram ultragregários. Uns (embora não muitos), eram “caras legais” e outros disciplinadores austeros.

Uns eram rápidos e impulsivos, outros analisavam de novo, e levavam uma eternidade para chegar a uma decisão. Alguns eram cordiais e imediatamente simpáticos; outros permaneciam indiferentes, mesmo após anos trabalhando perto de outras pessoas. Uns logo falavam das famílias; outros jamais mencionaram nada que não fizesse parte das tarefas em questão. Uns eram tão rígidos em suas vidas pessoais como os ermitões no deserto; outros, pomposos, amantes de prazer e faziam algazarras sempre que podiam. Uns eram bons ouvintes, mas entre os mais eficazes com quem trabalhei, havia alguns solitários que ouviam apenas sua voz interior.

O único traço de personalidade que os líderes eficazes com quem me deparei realmente tinham em comum era algo que não possuíam: eles tinham pouco ou nenhum carisma. Porém, todos os líderes eficazes que encontrei sabiam quatro cosas simples:

–   Ter seguidores

–   Obter resultados;

–   Servir de exemplo, ser visíveis;

–   Ter responsabilidade.

Estes líderes eficazes com quem trabalhei se comportavam de forma muito semelhante:

  • Não começava pela pergunta, “O que eu quero?”, começavam perguntado “O que precisa ser feito”?
  • Depois questionavam “O que posso e devo fazer de importante?”
  • Constantemente questionavam, “Qual a missão da organização e quais são suas metas? O que constitui o desempenho e os resultados nesta organização?
  • Tolerantes com as pessoas, mas eram totalmente – cruelmente – intolerantes quando se tratava do desempenho, padrões e valores de alguém.
  • Não temiam a capacidade de seus colaboradores e seguidores. Se cercavam dos melhores.
  • Fortaleciam-se contras as maiores tentações do líder – fazer coisas populares em vez de certas. Não delegavam algo que apenas eles podem executar com excelência, aquilo que define padrões, aquilo pelo que desejam ser lembrados. Eles agiam.

B – OBJETIVOS DO CURSO

  • Compartilhar com os participantes uma visão do futuro da liderança.
  • Mostrar como surgem os líderes, independentemente do status ou nível hierárquico, que incentivam a autoridade distribuída.
  • Definir os papéis de nova liderança àqueles dispostos a assumir a responsabilidade de promover mudanças, liderando em empresas voltadas para a aprendizagem.
  • Como motivar equipes multifuncionais, “virando ao contrário a pirâmide organizacional”.
  • Ensinar como derrubar o mito de que apenas alguns escolhidos poderão entender o Código da Liderança.
  • Apontar como líder do próximo milênio desenvolverá uma cultura com base em princípios – em um mundo turbulento.
  • Mostrar como inspirar esperança e motivações naqueles que buscam direção e desejam colaborar.

C – A QUEM SE DESTINA

  • Gerentes, Chefias Intermediárias, Novos Gerentes, Coordenadores de equipes de projetos, Engenheiros, Encarregados de setor, Executivos em busca de uma nova visão e conceitos de liderança, Técnicos atuando em comando de equipes, enfim, todos aqueles que buscam reciclagem ou desenvolvimento de habilidades de liderança.

D – PROGRAMA A SER DESENVOLVIDO

1.Conduzindo as Organizações do Futuro 

  • A nova linguagem da administração e seu impacto para os líderes.
  • Conduzindo organizações flexíveis.
  • Como liderar pelas bases da pirâmide organizacional
  • Criando organizações com muitos líderes.
  • Liderando organizações voltadas para o aprendizado.
  • O líder como criador e transformador de culturas.
  • Como liderar uma força de trabalho diversificada.
  • Virando ao contrário a pirâmide organizacional: a liderança orientada para os clientes internos e externos.

2.Líderes do Futuro em Ação 

  • Líderes de classe mundial: o poder da parceria.
  • Sete lições para guiar a viagem para o futuro.
  • Líderes que moldam e mantêm uma cultura voltada para o desempenho.
  • Como atuam os líderes voltados para o “como ser”.
  • Há uma receita da liderança?

3.Aprendendo a Liderar Para o Futuro 

  • Três funções do líder no novo paradigma.
  • Desenvolvendo líderes tridimensionais.
  • Desenvolvimento de novas habilidades para novos papéis de liderança.
  • Auto-liderança: a suprema tarefa do líder.
  • Credibilidade x Competência para liderar.
  • Indagar, aprender, acompanhar e crescer para liderar.

4.Os Executivos e o Futuro da Liderança 

  • Um “modelo” de liderança.
  • Os principais desafios da liderança para executivos do presente e do futuro.
  • Os enigmas da liderança.
  • Desenvolvendo os líderes de amanhã.

E – METODOLOGIA (TÉCNICAS DE ENSINO)

  • Será adotada uma metodologia participativa e dinâmica para que corresponda aos efeitos esperados (resultados educacionais) do treinamento.
  • Serão utilizadas aulas expositivas de curta duração para apresentação da teoria indispensável ao nível de apreensão dos treinandos. Este método servirá de base para a introdução de outros que irão ensejar maior participação dos treinandos.
  • Dentre as diversas técnicas participativas em uso poderão ser adotadas:

–   Análise de situações comuns de trabalho em suas áreas e níveis de atuação.

–   Exercícios práticos que propiciem maior internalização do ensino e reforcem o aprendizado.

–   Aplicação de jogos, simulações e dinâmica de grupo e eventual projeção de filmes.

Diurno – 8 horas

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