A – REFLEXÃO
Para Peter Drucker, algumas lições sobre liderança são inequívocas.
A primeira é que “Líderes Natos” podem existir, mas com certeza raros dependerão deles. “A Liderança deve e pode ser aprendida”.
A segunda é que “personalidade de liderança”, “estilos de liderança”, e “traços de liderança” não existem.
“Entre os líderes mais efetivos que encontrei e com quem trabalhei durante meio século, alguns se trancavam em seus escritórios e outros eram ultragregários. Uns (embora não muitos), eram “caras legais” e outros disciplinadores austeros.
Uns eram rápidos e impulsivos, outros analisavam de novo, e levavam uma eternidade para chegar a uma decisão. Alguns eram cordiais e imediatamente simpáticos; outros permaneciam indiferentes, mesmo após anos trabalhando perto de outras pessoas. Uns logo falavam das famílias; outros jamais mencionaram nada que não fizesse parte das tarefas em questão. Uns eram tão rígidos em suas vidas pessoais como os ermitões no deserto; outros, pomposos, amantes de prazer e faziam algazarras sempre que podiam. Uns eram bons ouvintes, mas entre os mais eficazes com quem trabalhei, havia alguns solitários que ouviam apenas sua voz interior.
O único traço de personalidade que os líderes eficazes com quem me deparei realmente tinham em comum era algo que não possuíam: eles tinham pouco ou nenhum carisma. Porém, todos os líderes eficazes que encontrei sabiam quatro cosas simples:
– Ter seguidores
– Obter resultados;
– Servir de exemplo, ser visíveis;
– Ter responsabilidade.
Estes líderes eficazes com quem trabalhei se comportavam de forma muito semelhante:
- Não começava pela pergunta, “O que eu quero?”, começavam perguntado “O que precisa ser feito”?
- Depois questionavam “O que posso e devo fazer de importante?”
- Constantemente questionavam, “Qual a missão da organização e quais são suas metas? O que constitui o desempenho e os resultados nesta organização?
- Tolerantes com as pessoas, mas eram totalmente – cruelmente – intolerantes quando se tratava do desempenho, padrões e valores de alguém.
- Não temiam a capacidade de seus colaboradores e seguidores. Se cercavam dos melhores.
- Fortaleciam-se contras as maiores tentações do líder – fazer coisas populares em vez de certas. Não delegavam algo que apenas eles podem executar com excelência, aquilo que define padrões, aquilo pelo que desejam ser lembrados. Eles agiam.
B – OBJETIVOS DO CURSO
- Compartilhar com os participantes uma visão do futuro da liderança.
- Mostrar como surgem os líderes, independentemente do status ou nível hierárquico, que incentivam a autoridade distribuída.
- Definir os papéis de nova liderança àqueles dispostos a assumir a responsabilidade de promover mudanças, liderando em empresas voltadas para a aprendizagem.
- Como motivar equipes multifuncionais, “virando ao contrário a pirâmide organizacional”.
- Ensinar como derrubar o mito de que apenas alguns escolhidos poderão entender o Código da Liderança.
- Apontar como líder do próximo milênio desenvolverá uma cultura com base em princípios – em um mundo turbulento.
- Mostrar como inspirar esperança e motivações naqueles que buscam direção e desejam colaborar.
C – A QUEM SE DESTINA
- Gerentes, Chefias Intermediárias, Novos Gerentes, Coordenadores de equipes de projetos, Engenheiros, Encarregados de setor, Executivos em busca de uma nova visão e conceitos de liderança, Técnicos atuando em comando de equipes, enfim, todos aqueles que buscam reciclagem ou desenvolvimento de habilidades de liderança.
D – PROGRAMA A SER DESENVOLVIDO
1.Conduzindo as Organizações do Futuro
- A nova linguagem da administração e seu impacto para os líderes.
- Conduzindo organizações flexíveis.
- Como liderar pelas bases da pirâmide organizacional
- Criando organizações com muitos líderes.
- Liderando organizações voltadas para o aprendizado.
- O líder como criador e transformador de culturas.
- Como liderar uma força de trabalho diversificada.
- Virando ao contrário a pirâmide organizacional: a liderança orientada para os clientes internos e externos.
2.Líderes do Futuro em Ação
- Líderes de classe mundial: o poder da parceria.
- Sete lições para guiar a viagem para o futuro.
- Líderes que moldam e mantêm uma cultura voltada para o desempenho.
- Como atuam os líderes voltados para o “como ser”.
- Há uma receita da liderança?
3.Aprendendo a Liderar Para o Futuro
- Três funções do líder no novo paradigma.
- Desenvolvendo líderes tridimensionais.
- Desenvolvimento de novas habilidades para novos papéis de liderança.
- Auto-liderança: a suprema tarefa do líder.
- Credibilidade x Competência para liderar.
- Indagar, aprender, acompanhar e crescer para liderar.
4.Os Executivos e o Futuro da Liderança
- Um “modelo” de liderança.
- Os principais desafios da liderança para executivos do presente e do futuro.
- Os enigmas da liderança.
- Desenvolvendo os líderes de amanhã.
E – METODOLOGIA (TÉCNICAS DE ENSINO)
- Será adotada uma metodologia participativa e dinâmica para que corresponda aos efeitos esperados (resultados educacionais) do treinamento.
- Serão utilizadas aulas expositivas de curta duração para apresentação da teoria indispensável ao nível de apreensão dos treinandos. Este método servirá de base para a introdução de outros que irão ensejar maior participação dos treinandos.
- Dentre as diversas técnicas participativas em uso poderão ser adotadas:
– Análise de situações comuns de trabalho em suas áreas e níveis de atuação.
– Exercícios práticos que propiciem maior internalização do ensino e reforcem o aprendizado.
– Aplicação de jogos, simulações e dinâmica de grupo e eventual projeção de filmes.