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Habilidades Gerenciais para Chefias e Supervisores

DG-2

A – OBJETIVOS

  • Sensibilizar e conscientizar as lideranças para a importância da delegação para tornar a empresa mais competitiva, coletiva, polivalente e flexível.
  • Ampliar a competência interpessoal, administrativa e técnica daqueles que exercem função de chefia e supervisão para obter um “top performance” nas áreas e ação pelas quais são responsáveis.
  • Fornecer os recursos mais atualizados de gestão. Desenvolver a capacidade de criar e ampliar soluções de produtividade empresarial.
  • Aumentar os recursos individuais de análise, tomada de decisões, liderança, comunicações.
  • Fornecer dados e “ferramentas” para o planejamento, organização, controle e avaliação de resultados na administração da empresa.

B – PROGRAMA A SER DESENVOLVIDO

1.    Delegação Eficaz 

  • O Empowerment como poderosa “ferramenta” de delegação.
  • Os três elementos do processo de Delegação.
  • Delegar para empreender ações que agregam valor.
  • Como treinar para delegar.
  • Filme: “Ladrões do Tempo em Delegação”
  • As 4 premissas da delegação eficaz.
  • Como escolher o que delegar e o que delegar.
  • Como monitorar e controlar nos pontos-chave.
  • Objetivos áreas de resultados-chave, padrões e acordos sobre metas como “ferramenta” para delegação eficaz.
  • Filme: “Intervenção Divina”
  • Plano de Delegação.
  • Ciclo Vital de Delegação: Selecionar, avaliar o desempenho, treinar e delegar.
  • Delegação como instrumento de Empowerment.
  • Delegar para desenvolver talentos e estimular carreira intraempreendedora.
  • Autodiagnóstico de delegação:
  • Você é um bom delegador.
  • Análise dos resultados.
  • Falsos argumentos de chefes que não delegam: Por que os chefes não delegam?
  • Causas mais comuns da não delegação: erros a evitar
  • Vantagens e benefícios da delegação.
  • Jogos de Encerramento

2.    Planejamento, Organização e Controle. 

  • Conceitos. Finalidades. Tipos. Atividades de planejamento, organização e controle. Princípios da organização.
  • Missão, objetivos, razão de ser e políticas integradas ao planejamento da empresa.

3.    Ampliação da Capacidade Gerencial 

  • Perfil do gerenciador: papéis e atitudes.
  • Equipes autogeridas, sinergia e comprometimento.
  • A gestão da mudança: megatendências e desafios contemporâneos

4.    Planejamento, Organização e Controle 

  • Conceitos. Finalidades. Tipos. Atividades de planejamento, organização e controle. Princípios da organização.
  • Missão, objetivos, razão de ser e políticas integradas ao planejamento da empresa.

5.    Jogos de Empresas: Explorando Situações de Cooperação e Conflito Para o Desenvolvimento de Relações Interpessoais Positivas 

  • Caso prático: o “Jogo do Cassino”. Desenvolvimento da competência interpessoal (habilidades para liderar, negociar, comunicar, delegar e fazer relações humanas).
  • Explorando o poder da visão do objetivo para alcance de resultados significativos para a empresa.
  • Disfunções organizacionais e comportamentos que comprometem os níveis de lucratividade. O que fazer para eliminá-las?
  • “Team Building” como resposta. Outras ações.
  • Feedback com instrumento de gestão das relações interpessoais.
  • Desenvolvendo habilidades para o trabalho em times autogerenciáveis.

6.    O Papel dos Gestores e Chefias Intermediárias. O Que é Ser Líder? 

  • O que é ser gestor? E ser líder? O que a empresa e os colaboradores esperam dos gestores e das chefias intermediárias?
  • Papéis tácitos e não tácitos das lideranças intermediárias. Papel dos gestores.
  • As responsabilidades específicas das lideranças intermediárias e por quais resultados elas são responsáveis.
  • As “ferramentas” que os gestores e chefes/supervisores dispõem para responder por suas áreas de ação/responsabilidades.
  • Dinâmicas de “simulação” de situações para o desenvolvimento das percepções dos papéis que os gestores desempenham.

7.    Comunicação Interpessoal

  • A dinâmica da comunicação humana. Técnicas e instrumentos para uma comunicação eficaz. Barreiras à comunicação eficaz.
  • Como melhorar as comunicações na empresa. Técnicas, “ferramentas”.

8.    Gerenciamento do Tempo 

  • Premissas e objetivos.
  • Seu estilo de administração do tempo.
  • Diagnóstico e auditoria do uso do tempo.
  • Planejamento e organização pessoal como premissa para otimização do uso do tempo.
  • Identificação dos “ladrões” do tempo.
  • Desenvolvimento do plano de ação para uso eficaz do tempo.

9.    Tomada de Decisões 

  • O processo decisório com técnica gerencial. Métodos de análise para tomada de decisões; exercícios práticos.
  • Como tomar suas decisões mais eficazes e assegurar melhores resultados para empresa.

10. Liderança e Motivação Humana 

  • Motivação de pessoal.
  • Como trabalhar com técnicas gerenciais que asseguram maior motivação e elevação do moral dos recursos humanos.
  • Elaboração de um “Plano de Motivação Continuada”. Relato de casos brasileiros.
  • Liderança: mitos e realidade.
  • Estilos de liderança x Estilo pessoal de atuação.
  • Harmonizando necessidade do Ser Humano e necessidade da empresa.
  • Identificando e administrando os “três motivos sociais” da equipe.
  • Habilidades e técnicas para uma liderança eficaz.

11. Otimizando Relações Interpessoais Desenvolvimento das Habilidades de Liderança 

  • Diagnóstico do estilo de liderança (autoconhecimento).
  • Estilos consagrados e inovadores de relação e liderança de pessoas.
  • Como capitalizar as forças e competências sociais e de liderança para legitimar o papel e a autoridade.
  • Como diagnosticar o estilo dominante de cada colaborador e integrá-lo no “design” correto do cargo.
  • Desenvolvendo um plano de delegação que leve a equipe ao crescimento.
  • O “empowerment” na prática: bases, meios e seus resultados.

12. Administração de Conflitos 

  • Técnicas gerenciais para manejo dos conflitos.
  • Tipos de soluções (estrutural, processual e mista), aplicadas no manejo de conflitos.
  • Os estilos comportamentais e sua influência no desempenho e produtividade dos recursos humanos.
  • Diagnóstico de estilos: identificando os estilos comportamentais dominantes.
  • Como lidar com suas forças produtivas (pontos fortes) em situações de pressão.
  • Como identificar os pontos fortes dos membros da equipe e capitalizar sobre suas forças produtivas.
  • Como utilizar os resultados da equipe e da empresa pelo “Team Building”.

D – METODOLOGIA

  • Será adotado método ativo–participativo, fundamentos nos princípios andragógicos, com orientações dos condutores e trocas de experiência entre os participantes, visando ampliá-las.
  • Dentre as diversas técnicas pedagógicas a serem adotadas, incluem: rolling-play, estudos de casos, jogos, dinâmicas de grupo, exposições dialogadas, filmes direcionados, painel integrado, debates, consulta a textos atualizados e debates, estudo de casos, tipos de gerência e jogos de empresas.
Diurno – 8 horas

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