A – OBJETIVOS DO CURSO
- Criar novas atitudes e ampliar a percepção dos participantes frente a realidade do tempo, levando-os a repensar suas atividades e papéis gerenciais e a operacionalizar os conceitos, técnicas e instrumentos para maximização do uso do tempo.
- Tornar os participantes conscientes da importância de se concentrarem nas prioridades e nas atividades de maior retorno e ter profissionais mais capazes de gerir os elementos da delegação e dirigir reuniões com melhor aproveito do tempo e motivados a desenvolver e implementar planos de ação individual e grupal voltados a otimizar o uso do tempo e interessados em buscar novas formas de racionalização e utilização do tempo ganho.
B – A QUEM SE DESTINA
- Gerentes e profissionais ocupando posições similares.
C – PROGRAMA A SER DESENVOLVIDO
1.Diagnóstico Do Uso Do Tempo
- Auto-avaliação e diagnóstico do uso do tempo nas atividades diárias pessoais e profissionais.
- Como os gerentes brasileiros gastam seu tempo nas empresas.
2.Identificação Dos Desperdiçadores / Estranguladores Do Tempo
- Ausência de objetivos prioritarizados.
- Atendimentos irregulares e interrupções pelos pares, superiores e colaboradores.
- Viagens e deslocamentos constantes.
- Entrevistas e atendimentos sem horário.
- Reuniões não programadas.
- Atendimento constantes de telefonemas.
- Documentação excessiva, sem horário e ordenamento para análise e despacho.
- Indelegação.
- Ausência de tempo arbitrário.
3.Identificação De Soluções Eficazes Para Enfrentar Os Estranguladores De Tempo
- Uso de matriz do tempo: tarefas importantes x tarefas urgentes.
- Aplicação do princípio de Pareto.
- Classificação das atividades em A, B, e C.
- Identificação e seleção de alternativas de soluções práticas para eliminação dos ladrões do tempo.
- Revisão e melhoria de hábitos, atitudes e percepção do uso do tempo.
- Como lidar com as crises e interrupções. Como diminuí-las e encurtá-las.
4.Desenvolvimento De Programa De Ação Individual E Conjunto Do Uso Mais Eficaz Do Tempo
- Aspectos estratégicos e táticos a considerar em relação ao ciclo de relacionamento interno e externo.
- Organização de si próprio e influência no planejamento e organização do trabalho da equipe.
- Lidando eficientemente com papéis, documentos, telefonemas e tempo da secretária.
- Elaboração de um elenco de medidas para racionalização conjunta do uso do tempo.
- Envolvimento conjunto da secretária, chefias e colaboradores na implementação do programa de uso do tempo.
5.Delegação Eficiente: O Principal Economizador De Tempo Do Gerente
- Auto-análise do nível atual de delegação dos participantes no processo de delegação.
- Causas mais comuns da não delegação.
- Erros mais comuns na delegação.
- O que delegar e o que eliminar de suas atividades atuais para economizar tempo.
- Premissas a considerar no processo de delegação.
- Medidas práticas que contribuem para uma delegação eficiente.
- As vantagens proporcionadas pela delegação eficiente e eficaz.
6.Planejamento do Uso do Tempo Ganho
- O que fazer com o tempo ganho.
- A utilização do tempo ganho em atividades inovadoras.
- Técnicas e métodos para combater a procrastinação e obter tempo discricionário.
- Como planejar a agenda diária e semanal.
7.Administração do Tempo em Reuniões
- Identificação das disfunções que precisam ser evitados nas reuniões.
- Como tornar as reuniões mais produtivas economizando seu tempo e dos demais gerentes.
D – METODOLOGIA E RECURSOS UTILIZADOS
- Realização de trabalho preparatório a ser elaborado pelos participantes e seus colaboradores para utilização no curso.
- Exposição de conceitos, técnicas e exibição de filmes seguidos de debates entre os participantes para identificação e análise de seus problemas de administração do tempo.
- Aplicação de exercícios e trabalhos em grupo seguido de apresentação e discussão orientada para a solução de problemas.