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Ferramentas de Gestão, Liderança e Habilidades Gerenciais para Chefias e Supervisores

DG-7

A – OBJETIVO

  • Desenvolver competência para gestão. Habilitar os participantes em habilidades para liderança, comunicação, coordenar, planejar, organizar, negociar, tomar decisões, gerenciar conflitos, fazer relações humanas, gerenciar equipes de projetos, delegar, motivar, desenvolver percepção, conhecer estilos para gerenciar melhor, visando apoiar o cumprimento de metas da empresa.

 

 

B – A QUEM SE DESTINA

  • Gestores, Coordenadores de Projetos, Lideranças Intermediárias, Novos Gerentes e profissionais atuando no comando de Talentos Humanos.

C – PROGRAMA

1.Jogos de Empresas: Explorando Situações de Cooperação e Conflito Para o Desenvolvimento de Ralações Interpessoais Positivas 

  • Caso prático. “O jogo do cassino”. Desenvolvimento da competência interpessoal (habilidades para liderar, negociar, comunicar, delegar e fazer relações humanas);
  • Explorando o poder da visão do objetivo para alcance de resultados significativos para a empresa;
  • Disfunções organizacionais e comportamentos que comprometem os níveis de lucratividade. O que fazer para eliminá-las? “TEAM BUILDING” como resposta. Outras ações;
  • “Feedback” com instrumento de gestão das relações interpessoais. Atividades práticas de auto e hetero-percepção e seu impacto positivo nas relações humanas e interpessoais. Trabalhos em grupo. Desenvolvendo habilidades para o trabalho em times auto-gerenciáveis.

2.Relações Interpessoais e Trabalho em Equipe: Fator Crítico de Sucesso Para as Empresas 

  • Abertura do tema: filme de sensibilização;
  • Trabalho em grupo x trabalho em equipe: conceitos, diferenças fundamentais;
  • Dinâmica escravos de Jó. Análise pelos participantes;
  • Como construir e manter uma equipe forte: os vínculos internos que unem uma equipe. O papel da média gerência/ gestor neste processo;
  • Características de uma equipe madura. Vantagens e benefícios do trabalho em equipe;
  • Dinâmica: “Desenvolvendo um empreendimento”;
  • Análises e conclusões dos participantes.

3.Atitudes Que Facilitam o Trabalho em Equipe 

  • A chave para as equipes vencedoras: como criar vínculos dentro do grupo;
  • Os vínculos internos que unem as equipes;
  • Como o dinamismo da equipe de trabalho cria um tipo de lógica mais produtiva. Os mandamentos de um membro da equipe. O que caracteriza uma equipe madura;
  • A importância do feedback nas relações interpessoais.

4.Os Estilos Comportamentais e Sua Influência no Desempenho e Produtividade dos Recursos Humanos 

  • Diagnósticos de estilos identificando os estilos comportamentais dominantes;
  • Como lidar com suas forças produtivas (pontos fortes) em situações de pressão;
  • Como identificar os pontos fortes dos membros da equipe e capitalizar sobre suas forças produtivas,
  • Como utilizar os resultados da equipe e da empresa pelo “team building”.

5.A Gerência Participativa e o Processo Decisório 

  • Metodologia Kepner Tregoe (K.T.) de tomada de decisão;
  • Técnica de “tomada de decisão” em grupo: seus passos fundamentais;
  • Aspectos comportamentais da tomada de decisões;
  • Comportamento comum nos grupos. Como atua um grupo eficaz. O cenário de decisão e a análise do comportamento;
  • Como tornar suas decisões mais eficazes e assegurar melhores resultados para empresa

6.Comunicação Interpessoal 

  • A dinâmica da comunicação humana. Técnicas e instrumentos para uma comunicação eficaz. Barreiras à comunicação eficaz;
  • Como melhorar as comunicações na empresa. Técnicas e “ferramentas”.

7.Administração de Conflitos 

  • Técnicas gerenciais para manejo dos conflitos;
  • Aplicação da Análise Transacional na administração de conflitos;
  • Estudos dos casos;
  • Tipos de soluções (estrutural, processual e mista) aplicadas no manejo de conflitos.

8.Liderança e Motivação Humana 

  • Liderança: mitos e realidades;
  • Estilos de liderança x “estilo pessoal de atuação”;
  • Harmonizando e administrando o Ser Humano e as necessidades da empresa;
  • Identificando e administrando os “três motivos sociais” da equipe;
  • Como trabalhar com técnicas gerenciais que asseguram maior motivação e elevação do moral dos recursos humanos.

9.Direção – Liderança – Planejamento – Coordenação – Controle 

  • O que é líder? Como é a supervisão exercida com liderança. Exercícios práticos de liderança;
  • O processo de gerência: normas práticas de direção;
  • Princípios fundamentais de direção. Diagnóstico

10. Como Delegar com Eficiência para que as Tarefas Sejam Executadas

  • Diagnóstico do nível de delegação dos treinandos;
  • Causas mais comuns da não delegação;
  • Falsos argumentos de gestores que não delegam. Por que os gestores não delegam?
  • Erros mais comuns na delegação;
  • Medidas práticas que contribuem para uma delegação eficiente;
  • Métodos de treinamento que proporcionam condições e estimulam a delegação;
  • Como escolher o que delegar e a quem delegar;
  • Estabelecimento de padrões e avaliação de desempenho como instrumento auxiliar no processo de delegação;
  • Vantagens e benefícios que a delegação eficiente pode trazer para os empregados e para a empresa;
  • Exercícios práticos. Planos de delegação.

11. O Papel dos Gestores e Chefias Intermediárias. O Que é Ser Gestor? O Que é Ser Líder? 

  • O que é ser gestor? E ser líder? O que a empresa e os colaboradores esperam dos gestores e das chefias intermediárias?
  • Papéis tácitos e não-tácitos das Lideranças intermediárias. Papel da diretoria e dos gestores;
  • As responsabilidades especificas das lideranças intermediárias e por quais resultados elas são responsáveis;
  • As “ferramentas” que os gestores e chefes/ supervisores dispõem para responder por suas áreas de ação/ responsabilidade;
  • Dinâmicas de “simulação” de situações aplicadas para o desenvolvimento das percepções dos papéis que os gestores desempenham.

D – METODOLOGIA PEDAGÓGICA E RECURSOS UTILIZADOS PARA APLICAÇAO DO CURSO

Exposição de conceitos, técnicas e exibição de filmes seguidos de debates entre os participantes para identificação, análise e solução de problemas. Estudo de caso, jogo de empresa e vitalizadores.

Aplicação de exercícios e trabalhos em grupo, seguido de apresentação e discussão orientada para ganhos em produtividade e qualidade.

Diurno – 8 horas

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