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Planejamento Estratégico e Administração Estratégica

DG-8

A – JUSTIFICATIVA

Nos últimos 20 anos, para muitos executivos, planejar era perda de tempo porque mal se sabia o que iria acontecer no dia seguinte. Planos de estabilização, os chamados pacotes, portarias, etc., mais planos, eleições e cartas de intenção para o FMI, levaram o empresariado brasileiro a desistir de planejar e a se conformar com a administração da “crise do dia”.

O resgate da importância dos instrumentos de planejamento e controle, vinculados a um processo inteligente de gestão de Talentos Humanos é hoje e nos próximos anos, o imperativo do sucesso empresarial.

O executivo atento para essas premissas estará inscrevendo-se e à sua empresa, no rol daquelas organizações que buscam nas incertezas e nas transformações os rumos das oportunidades.

Diante disso:

1.Investir no próprio desenvolvimento é acreditar na inteligência e na competência;

2.Investir no preparo da empresa é definir a arquitetura do seu sucesso;

3.Investir na administração, seus instrumentos e nas pessoas que os viabilizam é a estratégia que pavimenta o rumo do sucesso.

B – OBJETIVOS

  • O programa do Planejamento à Administração Estratégica está voltado a oferecer as bases conceituais da gestão estratégica de negócios, relacionando-as de maneira direta e objetiva à realidade brasileira. No cenário mundial de contínua mudança, os executivos são desafiados a entenderem o impacto das mudanças do meio ambiente sobre os negócios e, de maneira rápida e eficaz, posicionarem suas empresas para vantagem competitiva do ramo em que atuam.

C – PROGRAMA

1.Tendências do Macro-Ambiente 

  • Visão macrocósmica do ambiente externo e seu impacto nos fatores críticos de sucesso das empresas.
  • Evolução do Planejamento Empresarial.
  • Novos paradigmas e demandas gerenciais à luz das megatendências emergentes.
  • Como impactam na Empresa os novos valores, crenças, símbolos e fatores da realidade cambiante.
  • Decisões Estratégicas a serem tomadas em ambientes de mercadologia e tecnologia turbulenta.
  • Impacto da aceleração da renovação tecnológica sobre o modo de organizar.
  • Que mudanças implementar?

2.Condicionantes do Desempenho das Empresas 

  • O modelo de M. Porter para analisar e entender as forças competitivas atuantes sobre o negócio.
  • Análise da estratégia, estrutura e cultura e seus efeitos sobre o desempenho da empresa.

3.Planejamento Estratégico e Direção Estratégica

  • Planejamento Estratégico e Direção Estratégica: conceitos e inter-relações.
  • Planejamento Estratégico x Planejamento Gerencial x Planejamento Operacional.
  • Porque fazer Direção estratégica: enfoque global e as experiências de êxito.
  • Forças adversas e incertezas a enfrentar: o que se sabe e o que poderá vir a acontecer.
  • Como o executivo pode preparar-se para planejar e dirigir estrategicamente seu negócio ou as áreas de eficácia sob sua responsabilidade.
  • Elementos do processo de Planejamento Estratégico.
  • Diagnóstico da empresa: angulação periférica e aprofundada, formas e efeitos.
  • Definindo “para valer” missão, visão, negócio, objetivos, estratégias, táticas, políticas, diretrizes, modelos e técnicas, recursos e controle da gestão estratégica.
  • Do Planejamento Estratégico (a arte da antevisão) para a Direção Estratégica (a competência vital de realização): como gerenciar transição, resistências, incertezas e a descrença.

4.Análise do Negócio – Estudo Prático: Definindo as Diretrizes Estratégicas

  • Identificação dos fatores de sucesso da Empresa.
  • Análise da Estrutura, Cultura e Posicionamento Estratégico no mercado.
  • Como desenvolver/ identificar as vantagens competitivas.
  • Seleção das Estratégias Operacionais mais adequadas à sua empresa.
  • Como desenvolver Planos Operacionais para as Estratégias Identificadas.

5.Implementação de Estratégias

  • Como Desenvolver e Implementar a melhor Postura Estratégica para a Empresa.
  • Negociação, tomada de decisão e prioritarização de planos operacionais.
  • Implementando as Estratégias Operacionais.
  • Novas posturas gerenciais – proativas e interativas: criando nova cultura gestorial.
Diurno – 8 horas

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