A – JUSTIFICATIVA
Nos últimos 20 anos, para muitos executivos, planejar era perda de tempo porque mal se sabia o que iria acontecer no dia seguinte. Planos de estabilização, os chamados pacotes, portarias, etc., mais planos, eleições e cartas de intenção para o FMI, levaram o empresariado brasileiro a desistir de planejar e a se conformar com a administração da “crise do dia”.
O resgate da importância dos instrumentos de planejamento e controle, vinculados a um processo inteligente de gestão de Talentos Humanos é hoje e nos próximos anos, o imperativo do sucesso empresarial.
O executivo atento para essas premissas estará inscrevendo-se e à sua empresa, no rol daquelas organizações que buscam nas incertezas e nas transformações os rumos das oportunidades.
Diante disso:
1.Investir no próprio desenvolvimento é acreditar na inteligência e na competência;
2.Investir no preparo da empresa é definir a arquitetura do seu sucesso;
3.Investir na administração, seus instrumentos e nas pessoas que os viabilizam é a estratégia que pavimenta o rumo do sucesso.
B – OBJETIVOS
- O programa do Planejamento à Administração Estratégica está voltado a oferecer as bases conceituais da gestão estratégica de negócios, relacionando-as de maneira direta e objetiva à realidade brasileira. No cenário mundial de contínua mudança, os executivos são desafiados a entenderem o impacto das mudanças do meio ambiente sobre os negócios e, de maneira rápida e eficaz, posicionarem suas empresas para vantagem competitiva do ramo em que atuam.
C – PROGRAMA
1.Tendências do Macro-Ambiente
- Visão macrocósmica do ambiente externo e seu impacto nos fatores críticos de sucesso das empresas.
- Evolução do Planejamento Empresarial.
- Novos paradigmas e demandas gerenciais à luz das megatendências emergentes.
- Como impactam na Empresa os novos valores, crenças, símbolos e fatores da realidade cambiante.
- Decisões Estratégicas a serem tomadas em ambientes de mercadologia e tecnologia turbulenta.
- Impacto da aceleração da renovação tecnológica sobre o modo de organizar.
- Que mudanças implementar?
2.Condicionantes do Desempenho das Empresas
- O modelo de M. Porter para analisar e entender as forças competitivas atuantes sobre o negócio.
- Análise da estratégia, estrutura e cultura e seus efeitos sobre o desempenho da empresa.
3.Planejamento Estratégico e Direção Estratégica
- Planejamento Estratégico e Direção Estratégica: conceitos e inter-relações.
- Planejamento Estratégico x Planejamento Gerencial x Planejamento Operacional.
- Porque fazer Direção estratégica: enfoque global e as experiências de êxito.
- Forças adversas e incertezas a enfrentar: o que se sabe e o que poderá vir a acontecer.
- Como o executivo pode preparar-se para planejar e dirigir estrategicamente seu negócio ou as áreas de eficácia sob sua responsabilidade.
- Elementos do processo de Planejamento Estratégico.
- Diagnóstico da empresa: angulação periférica e aprofundada, formas e efeitos.
- Definindo “para valer” missão, visão, negócio, objetivos, estratégias, táticas, políticas, diretrizes, modelos e técnicas, recursos e controle da gestão estratégica.
- Do Planejamento Estratégico (a arte da antevisão) para a Direção Estratégica (a competência vital de realização): como gerenciar transição, resistências, incertezas e a descrença.
4.Análise do Negócio – Estudo Prático: Definindo as Diretrizes Estratégicas
- Identificação dos fatores de sucesso da Empresa.
- Análise da Estrutura, Cultura e Posicionamento Estratégico no mercado.
- Como desenvolver/ identificar as vantagens competitivas.
- Seleção das Estratégias Operacionais mais adequadas à sua empresa.
- Como desenvolver Planos Operacionais para as Estratégias Identificadas.
5.Implementação de Estratégias
- Como Desenvolver e Implementar a melhor Postura Estratégica para a Empresa.
- Negociação, tomada de decisão e prioritarização de planos operacionais.
- Implementando as Estratégias Operacionais.
- Novas posturas gerenciais – proativas e interativas: criando nova cultura gestorial.