A – OBJETIVO DO CURSO
- Instrumentalizar os supervisores e líderes com técnicas de melhorias de métodos no trabalho para obtenção de maior produção, qualidade, menor custo e melhor utilização dos colaboradores, equipamentos e materiais.
B – A QUEM SE DESTINA
- Supervisores, líderes, instrutores/ monitores e profissionais com função de coordenação de equipes.
C – PROGRAMA A SER DESENVOLVIDO
1.O Supervisor e suas qualidades.
2.Características do trabalho do supervisor.
3.Características de um bom método de trabalho.
4.O papel do supervisor.
5.Classificação das atividades que intervém nos processos.
6.Diagramação das atividades que intervém nos processos.
7.Diagramação (símbolos e suas finalidades).
8.Decomposição de um processo.
9.Análise do trabalho – método atual/ método proposto. Demonstração e aplicação do método dos Quatro Pontos.
10. Princípios de economia no trabalho.
11. Princípios de economia de movimentos.
12. Diagramas.
13. Exercícios práticos do novo método.
14. Como redigir o método proposto e promover a sua aprovação.
15. Como calcular Tempo de Amortização.
16. Como calcular Economia Gerada.
D – MÉTODO DIDÁTICO
Será adotado o método ativo participativo, com:
- Exposição interativa.
- Espaços de discussão em grupos compartilhando:
– Dificuldades e soluções.
– Exemplos de atuações.
– Reflexão sobre o papel.
Vivências – grupo como um todo.
Reflexões – sub-grupos menores – conclusões.
Exemplos práticos do cotidiano.
Poderá ser ainda utilizados:
– Vitalizadores.
– Autodiagnósticos.
– Plano de Ação.
– Grupo de Verbalização x Grupo de Observação.
– Painel integrado.