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Formação de Instrutores e Multiplicadores de Treinamento

RH-14

A – OBJETIVOS DO CURSO

  • Fornecer aos participantes Know-How para ministrar de forma criativa, motivante e eficaz as sessões de treinamento.
  • Preparar os participantes para terem postura e atitudes corretas frente aos treinandos quando a realização de treinamento, enfrentando o público com verdadeira segurança.
  • Os participantes irão aprender como utilizar imagens visuais e outros recursos de comunicação em seu benefício e com vantagens para o seu público.
  • Proporcionar aos participantes conhecer técnicas para a correta utilização de jogos, simulações e dinâmicas de grupo em situações de treinamento para sua imediata aplicação, tornando as sessões de treinamento mais dinâmicas, envolventes e estimulantes.
  • Apresentar aos participantes os modernos métodos e técnicas que estão sendo hoje utilizados pelos setores de treinamento das empresas modernas e evoluídas, visando a capacitação técnico-instrumental dos instrutores e multiplicadores que estarão sendo preparados para a função.
  • Ampliar a competência técnica, administrativa, interpessoal e organizacional dos instrutores e multiplicadores, para assegurar que suas ações em treinamento atinjam com êxito os objetivos educacionais almejados pelos programas de treinamento que estarão executando.

B – A QUEM SE DESTINA

  • Aos profissionais da área de treinamento atuando como instrutores e os que irão atuar como multiplicadores de Treinamento. O curso pode ser extensivo ainda aos analistas e coordenadores de treinamento que tenham necessidade de ampliar sua cultura técnica nesta área.

C – PROGRAMA

1.Pedagogia e Psicologia Aplicada ao Treinamento 

  • Teorias de aprendizagem de adultos, taxionomias e teorias de psicologia aplicadas ao treinamento.
  • Macromodelo de tecnologia educacional: eventos do processo de ensino, variável intervenientes a considerar.
  • Taxionomias de objetivos educacionais desenvolvimento dos domínios cognitiva, afetivo e motor.
  • Seleção de métodos e meios aplicados ao treinamento: tipos, valores, critérios, cuidados e adequação de recursos.

2.Treinamento Comportamental 

  • Que técnicas utilizar.
  • Os limites do treinamento comportamental.
  • Metodologia e técnicas pedagógicas é aplicadas ao treinamento comportamental.
  • “Workshop” (oficina) – grupo de trabalho
  • Quando o treinamento comportamental é ou não uma ação apropriada.
  • Jogos e simulações: quando aplicar.
  • Que habilidades eles podem desenvolver?
  • Técnicas de colagem: exercícios práticos.
  • Aplicações para auto-percepção e hétero-percepção.

3.Treinamento Técnico e Operacional 

  • Métodos e técnicas de treinamento de natureza operacional que atingem com eficiência os resultados educacionais esperadas.
  • Como caracterizar as necessidades de treinamento operacional.
  • Como aplicar demonstrações simulações, exibições, exposição, instrução de trabalho, modelos, pré e pós testes objetivos, visitas, etc, ao treinamento técnico e operacional.
  • Fontes para o treinamento operacional.
  • Cuidados, limitações e restrições de treinamento operacional.

4.Treinamento Administrativo 

  • Como definir objetivos para treinamento de natureza administrativa.
  • Como analisar necessidades de treinamento.
  • Técnicas e métodos aplicados ao treinamento administrativo.
  • “Job rotation”: conceitos, aplicações.
  • “In-basket”: conceito e quando aplicar.
  • Instrução programada: técnica/método a ser vivenciado pelos participantes.
  • Leitura dirigida: conceito, aplicabilidade e limitações.
  • Definição de atribuições.
  • Estudo de casos.
  • Limitações e fontes de restrição ao treinamento administrativo.

 5.Treinamento Gerencial 

  • Como definir objetivos, estratégias e técnicas aplicadas ao treinamento gerencial.
  • Áreas de competência a considerarmos programas de T&D gerencial.
  • Como executar aplicar um programa de treinamento gerencial: métodos, técnicas e recursos instrucionais que devem ser utilizados.
  • Como planejar e organizar seminários internos, simpósios, visitas, excursões e programas de leitura dirigida aplicados ao treinamento gerencial.
  • Fontes de restrições e limites do treinamento gerencial.
  • Como evitar os disperciadores de recursos em programas de treinamento gerencial.
  • Quando o treinamento gerencial é um investimento com retorno?

6.Jogos, Simulações e Dinâmicas Aplicadas em Treinamento 

  • Como escolher jogos e simulações para cada programa de treinamento.
  • Como pesquisar e montar jogos e exercícios: a importância da criatividade.
  • Como estruturar e aplicar exercícios de aquecimento.
  • Apresentação e aplicação de jogos universais.
  • O jogo do cassino.
  • Kaos.
  • Figuras geométricas.
  • A “PS”.
  • Técnica do tribunal.
  • Dinâmica da dinâmica.
  • Marciano.
  • Dinâmica das bexigas.
  • Colagem, auto e hétero rotulagem.
  • O papel do instrutor na aplicação de jogos: dinâmicas de grupo e simulações, responsabilidades, postura e ética do profissional de treinamento.
  • Experiências e habilidades necessárias para aplicar jogos e dinâmicas em treinamento.
  • Atitudes facilitadoras que “levantam” o treinamento.

7.Técnicas de Apresentação em Público 

  • Como planejar, organizar e produzir uma apresentação.
  • Como preparar as aulas: fases da aula, preparação, apresentação, aplicação e verificação.
  • Exercícios práticos.
  • O planejamento de aula.
  • Definição de objetivos.
  • Seleção de matéria.
  • Escolha do método e material didático: conteúdo e ilustração.
  • Como preparar transparências.
  • Técnicas de manuseio eficaz de vídeos, flip-chart, microfone, retroprojetor.
  • Como apresentar uma palestra bem feita e elaborada.
  • Imagens visuais preparadas pelo próprio instrutor.
  • Como lidar com a pressão dos participantes (auditório): a arte de responder as perguntas.
  • Como lidar com os diversos tipos de pessoas da platéia.
  • Formas de conquistar a benevolência, docilidade e atenção dos diferentes públicos.
  • Técnicas para despertar o interesse e prender a atenção.
  • Como improvisar com criatividade em momentos difíceis: pensar rapidamente com suas próprias palavras.
  • Simulações de apresentação com os participantes.
  • Filmagens e projeção em vídeo para auto-análise.
  • Como lidar com perguntas e controlar o nervosismo.
  • Aparência, comunicação não-verbal e expressão corporal do apresentador.

8.Avaliação dos Resultados do Treinamento Pelos Instrutores e Multiplicadores 

  • Estratégias que os instrutores devem adotar para avaliar o resultado do treinamento frente aos conhecimentos, habilidades e atitudes.
  • Provas ou testes teóricos: exemplos, características e cuidados na elaboração.
  • Finalidades e procedimentos para avaliação dos programas de treinamento.
  • Avaliação x validação do treinamento.
  • Objetivos do treinamento x avaliação.
  • Como calcular os custos diretos e indiretos e transformá-los em investimento com retorno.
  • Como os instrutores e multiplicadores de treinamento podem contribuir para transformá-lo em um investimento com retorno.

D – METODOLOGIA (TÉCNICAS DE ENSINO)

  • Será adotada uma metodologia participativa e dinâmica para que corresponda aos efeitos esperados (resultados educacionais) do treinamento.
  • Serão utilizadas aulas expositivas de curta duração para apresentação da teoria indispensável ao nível de apreensão dos treinandos. Este método servirá de base para a introdução de outros que irão ensejar maior participação dos treinandos.
  • Dentre as diversas técnicas participativas em uso poderão ser adotadas:

–   Análise de situações comuns de trabalho em suas áreas e níveis de atuação.

–   Exercícios práticos que propiciem maior internalização do ensino e reforcem o aprendizado.

Aplicação de jogos, simulações e dinâmica de grupo e eventual projeção de filmes.

Diurno – 8 horas

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