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Como Fazer Levantamento de Necessidades e Planejar Programas de Treinamento

RH-11

A – OBJETIVOS DO CURSO

  • Apresentar aos participantes os sistemas instrumentos e métodos utilizados para execução do levantamento de necessidades de T&D.
  • Instrumentalizar os participantes com “ferramentas” para realizar o L.A.N.T.
  • Apresentar uma metodologia para identificar e atender necessidades de treinamento de forma objetiva e sem desperdícios.

 

B – A QUEM SE DESTINA

  • Aos profissionais da área de treinamento, incluindo Analistas, Coordenadores, Instrutores e Multiplicadores, além de Consultores Internos em R.H. e aqueles que desejam evoluir sua cultura técnica relevante em gestão de R.H.
  • Chefias em geral, em empresas que estão transferindo para a linha hierárquica o papel de treinar e desenvolver pessoas.

C – PROGRAMA

1.Como Realizar Levantamento de Necessidades de Treinamento 

  • Identificação dos fatores que afetam a área de eficácia gerencial na empresa.
  • A utilidade do treinamento e desenvolvimento de R.H. para as empresas.
  • Como vem sendo executada as atividades de DRH nas empresas.
  • Objetivos genéricos e específicos do treinamento e desenvolvimento gerencial.
  • Princípios fundamentais e desenvolvimento de Recursos Humanos.
  • Conceito e definição de treinamento.
  • Etapas de processo de treinamento.
  • Sistemas utilizados para levantamento de necessidades.
  • Instrumentos utilizados no levantamento de necessidades.
  • Método de levantamento de necessidades: suas vantagens e desvantagens.
  • Divisão de determinação das necessidades.
  • Levantamento da necessidade de treinamento para executivos.

–   Participação do executivo.

–   Técnica de L.N.T. para executivos.

  • Auto-avaliação analítica

–   Matriz da escolha das soluções.

–   Exercícios práticos.

  • Levantamento de necessidades de treinamento para supervisores de 1ª linha

–   Identificação de comportamentos objetivos.

–   Técnica de L.N.T. para supervisores.

  • Levantamento das necessidades individuais de treinamento para pessoal técnico e operacional

–   Técnica de L.N.T. – aplicada a este nível.

  • Avaliação global. Medida analítica do “desempenho” x medida analítica do Desempenho Real. Avaliação analítica.

2.Como Evitar Dispersão e Focalizar os Resultados Desejados 

  • Como distinguir claramente entre meios e fins.
  • Como alinhar o treinamento às metas da organização e aos objetivos do cargo.
  • Transição do treinamento: do enfoque de cargo para o de processo.
  • Rompendo os limites do treinamento tradicional: o conceito de organizações de aprendizagem (“learning organizations”).

3.Desempenho Individual: Fontes de Informação e Como Usá-las 

  • Chefias: atual, anterior e futura.
  • “Clientes” do processo.
  • O próprio treinando.
  • “Fornecedores” do processo.
  • Membros da equipe.
  • Pares.
  • Banco de dados dos funcionários.
  • Relatórios de análise de potencial.
  • Relatórios de avaliação de desempenho.

4.Análise do Desempenho Atual e Desejado 

  • Resultados produzidos x resultados desejados.
  • Resultados indesejados.
  • Identificação das causas de desempenho inadequado através do diagrama de Ishikawa.
  • Síntese das necessidades de aprendizagem.
  • Ciladas comuns no levantamento de necessidades.
  • Reservas de responsabilidade de treinamento.
  • Planejamento do treinamento, estudo de caso.
  • Conceito de Tecnologia Educacional e variáveis intervenientes no processo.

5.Como Elaborar e Gerenciar o Plano de Treinamento 

  • Método do 5W e 1H e clarificação de conceitos.
  • Definição dos responsáveis pelas ações, conforme os tipos de aprendizagem:

–   Aprendizagem em grupo

–   Aprendizagem no trabalho (“on-the-job-training”)

–   Auto-aprendizagem

  • Como selecionar fornecedores qualificados de treinamento.
  • Formas de verificar se as necessidades foram atendidas.

6.Planejamentos de Programas de Treinamento 

  • Como planejar e aplicar programas de treinamento: atividades típicas desta fase.
  • Desenvolvimento de conteúdos programáticos.
  • Orçamento.
  • Cronograma.
  • Análise de propostas-critérios para aprovação.
  • Desenvolvimento de meios e métodos.
  • Técnicas de preparação de materiais.
  • Prioritarização de programas voltados a resultados empresariais.

D – METODOLOGIA

Aula expositiva, debates, projeções de vídeos e telas em PowerPoint, exercícios em grupo individuais, painel integrado, auto-diagnósticos e planos de ação.

Diurno – 8 horas

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