A – OBJETIVOS DO CURSO
- Transmitir experiências vividas em treinamento aos Instrutores e Multiplicadores de Programas de T&D e apresentadores de Seminários e Workshops. Apresentar técnicas comprovadamente eficazes na condução de treinamento, oferecendo instrumentos e recursos práticos de aplicação imediata pelos Instrutores e Multiplicadores.
- Os participantes irão aprender como usar estímulos intelectuais, emocionais e usar a criatividade para manter a atenção e obter participação ativa dos treinandos no processo ensino-aprendizagem.
- Ao final do curso, os participantes estarão preparados para entender como funciona o treinamento empresarial, sendo capazes de elaborar e conduzir Seminários, Cursos e Workshops com mais habilidade, criatividade, segurança e participação.
B – A QUEM SE DESTINA
- Instrutores, Multiplicadores, Consultores, Conferencistas e Professores atuando em treinamento empresarial em busca de habilidades mais refinadas para condução de cursos, seminários, conferências e Workshops.
C – PROGRAMA
1.Como Trabalhar Com Platéia Adulta
- Crie uma atmosfera propicia para o treinamento.
- Desperte e mantenha o interesse.
- Capitalize sobre as experiências dos treinandos.
- Estabeleça objetivos.
- Firme o contrato pedagógico com seus treinandos.
- Motive os treinandos a aprender.
- Satisfaça as necessidades de informações dos treinandos.
2.Reconhecendo os Níveis de Desempenho dos Treinandos
- Como lidar com os competentes e incompetentes, conscientes e inconscientes.
- Como manejar as relações com os quatro tipos de comportamento em ação.
3.Treinando Todos os Tipos de Pessoas
- O solitário, o quieto, o amável, o lamuriento, o iluminado, o brincalhão, o dependente, o franco-atirador.
- O que fazer quando o instrutor é encurralado pelo franco-atirador.
- Como lidar com os diversos tipos de treinandos e capitalizar sobre seus pontos fortes.
4.Ritmo: Como Treinar Grupos Com Diferentes Necessidades
- Como regular o ritmo do seminário para um grupo grande e heterogêneo.
- O que não fazer quando treinar grupos com necessidades diversificadas.
- Como treinar o “marcha-lenta”.
- Como treinar o “sabichão”.
5.Anatomia do Primeiro Dia: Retoques, Largada e Finalização
- Horário, arranjos, música, recepção dos treinandos, como quebrar o gelo, o papel do instrutor no processo de quebra-gelo, hora das expectativas, como estabelecê-las e firmar o contrato pedagógico.
6.A Arte de Fazer Grandes Apresentações
- O segredo do sucesso: vendendo sua apresentação.
- Introduzindo o processo UPPOPPR.
- Utilidade Produto/meta.
- Processo Objetivo.
- Justificativa do Processo.
- Prova de habilidade.
- Revisão.
- Dominando o UPPOPPR – roteiro prático. Exercício. Vivências.
- Corpo da apresentação.
7.Vinte “Dicas” Para Manter o Interesse
- Uso da voz.
- Movimento.
- Ritmo.
- Personalizar o tratamento.
- Recursos visuais.
- Uso de perguntas.
- Atividades em grupo.
- Personalizar a apresentação.
- Senso de humor.
- Comunicação não verbal.
- Equipe de instrutores.
- Técnicas integradas.
- Competição entre treinandos.
- Originalidade.
- Uso de música.
- “Dicas” para intervalos.
- Entusiasmo.
- Lidando com treinandos sonolentos.
8.A Arte das Perguntas Eficientes: Envolvendo os Treinandos
- Tipos de perguntas.
- Baseada em fatos.
- Baseada em opiniões.
- Histórias de casos.
- Técnicas para fazer perguntas.
- Perguntas dirigidas.
- Perguntas gerais.
- Perguntas reversas e invertidas.
- Conhecimento do material.
- Entendimento da pergunta.
- Como lidar com o silêncio.
9.Usando Recursos Visuais
- Como utilizar com eficácia retroprojetor, flipcharts, slides, lousa, equipamentos de vídeos, reális, ponteiras, transparência e outros recursos visuais projetáveis e não projetáveis, magnéticos e eletrônicos.
10.Como dar Feedback e Orientação aos Treinandos
- Conceito de feedback.
- Por que é difícil dar e receber feedback.
- Dando feedback sem intimidar os treinandos.
- Orientação com uso dos três S.
11.Os “Pulos-do-Gato”: “Dicas” Valiosas Para os Instrutores
- Uso de molduras em transparência.
- Criar flip-charts profissionais.
- Kiss (mantendo as coisas simples).
- Uso de Post-its.
- “Estacionando” tópicos para discussões posteriores.
- Como usar a tribuna.
- Incorporar o personagem.
- “Armadilha” das palavras suplentes.
- Timing.
- Por que começar com uma atividade.
12.Aperfeiçoando o Processo de Treinamento
- Como se apresentar melhor.
- Atitude positiva entusiasmo.
- 0Não anuncie falta de experiência.
- Como lidar com a dúvida.
- Trabalhando com a ansiedade.
- Mexa-se.
- Estude o começo.
- Prepare, prepare, prepare.
- Respire fundo.
- Vista a sua melhor face.
13.Evitando as Armadilhas do Treinamento. Questões Relevantes
- Como conseguir credibilidade e ganhar respeito pelo treinamento.
- Analisar necessidades, planejar, aplicar e validar o treinamento: “Ferramentas”.
- Importância dos instrutores trabalharem com os analistas de treinamento.
- Como promover consistência no conteúdo do curso e no estilo de apresentação.
- Como avaliar e validar o trabalho do instrutor.
- Conclusões.
D – METODOLOGIA A SER ADOTADA
- Jogos de empresa, trabalhos em grupo, debates, simulações, reporte de situações reais vivenciadas no dia-a-dia, estudos de caso, palestras específica, atividades lúdicas. As atividades serão executadas de forma intensa e participativa, onde todos participam de tudo; e concluídos com uma ampla avaliação individual e grupal.
Dentre as diversas técnicas participativas em uso, poderão ser adotadas:
- Estudo de casos típicos do dia-a-dia dos treinandos.
- Análise de situações de trabalho comum no nível de atuação dos participantes.
- Exercícios que propiciem maior internacionalização do ensino e reforcem o aprendizado;
- Aplicação de auto-diagnósticos, seguido de análise, debates e conclusões;
- Aplicação de jogos e simulações, com trabalhos em grupo;
- Projeção de filmes sobre temas abordados, com análise, debates e conclusões.
- Aplicação de jogos de aquecimento, jogos de integração, jogos de toque e confiança, vitalizadores e jogos de fechamento.