A – OBJETIVOS DO CURSO
a)Ampliar a visão dos participantes acerca dos acontecimentos internacionais, permitindo que eles apliquem os novos conhecimentos em áreas como:
- Planejamento estratégico;
- Administração;
- Recursos Humanos e Qualidade total.
b)Este curso pretende trabalhar e discutir o papel dos líderes em diferentes aspectos da empresa, entre os quais:
- Estabelecimento de metas;
- Compartilhamento de objetivos;
- Gerando líderes dentro da empresa;
- Tomada de decisões;
- Delegação de tarefas;
- Aumento na motivação e participação da equipe;
- Evitando a fuga de cérebros da empresa.
- Assim, este curso procura mostrar como os participantes podem construir e manter uma equipe forte. Dar aos treinandos uma visão sistêmica e integral das variáveis do ambiente interno e externo que desafiam e afetam a equipe e sua continuidade. Assegurar aos participantes uma ampla visão dos modernos conceitos e técnicas de administração. Dar uma contribuição substancial para a melhoria do padrão de excelência dos participantes no planejamento, coordenação e acompanhamento das atividades da empresa. Ampliar a competência interpessoal dos participantes na área de comunicação, relações humanas, negociação, delegação de poderes.
B – A QUEM SE DESTINA
- A diretores, superintendentes, gerentes, supervisores e assessores da diretoria, que querem estar bem informados acerca das recentes tendências mundiais no que se refere a globalização e ao papel da liderança nesse novo contexto mundial.
C – PROGRAMA A SER DESENVOLVIDO
1.O Que é Globalização
- Origem e evolução da Globalização.
- A Globalização financeira.
- A Globalização comercial: a União Européia, a Ásia, o Mercosul e a ALCA.
2.Como a Globalização Afeta as Empresas
- O aumento da concorrência;
- A diminuição das margens de Iucro;
- A modificação na estrutura das empresas;
- As novas estruturas organizacionais;
- A administração “enxuta”;
- A empresa virtual.
3.O Novo Processo de Decisão: O Diretor Como Um Líder
- Diminuindo níveis hierárquicos para agilizar as decisões;
- Obtendo informações e resultados efetivos em tempo real;
- Delegando as funções;
- A diferenciação entre a chefia e liderança;
- Quem é o supervisor dos dias atuais;
- A importância do supervisor no contexto das empresas modernas;
- As diferenças entre um supervisor medíocre um supervisor competente.
4.O Papel do Líder e a Função de Liderar
- O líder como um coordenador voltado para resultados;
- O líder se cercando de pessoas brilhantes;
- O que o líder pode delegar e o que deve fazer pessoalmente;
- Criando empreendedores dentro da empresa;
- Melhorando os resultados da empresa;
- Acompanhando as tendências internacionais;
- Os tipos de liderança;
- Gerenciar X Liderar: diferenças fundamentais.
5.Motivação do Pessoal: Motivando Equipes Para a Competitividade
- Criando um clima positivo de confiança mútua no trabalho;
- Como deve ser o relacionamento entre líderes e subordinados;
- Premiando os mais participantes, criativos e os realizadores;
- Afastando-se dos que prejudicam a empresa;
- Trabalhando em uma empresa aberta e sem portas.
6.Evitando Conflitos Que Possam Ser Prejudiciais Para a Empresa
- Respeitando as diferenças individuais;
- Compreendendo e evitando os conflitos de personalidade;
- Lidando com os subordinados de acordo com suas características de estilo;
- Identificando os pontos fortes dos membros do grupo e capitalizar sobre suas forças dos colaboradores.
7.Gerenciando o Seu Tempo na Globalização
- Premissas e objetivos;
- Seu estilo de administração do tempo;
- Diagnóstico e auditoria do uso do tempo;
- Planejamento e organização para otimização do uso do tempo;
- Identificação dos “ladrões” do tempo;
- Desenvolvimento do piano de ação para uso eficaz do tempo.
D – METODOLOGIA PEDAGÓGICA E RECURSOS UTILIZADOS PARA APLICAÇAO DO CURSO
Exposição de conceitos, técnicas e exibição de filmes seguidos de debates entre os participantes para identificação, análise e solução de problemas. Estudo de caso, jogo de empresa e vitalizadores.
Aplicação de exercícios e trabalhos em grupo, seguido de apresentação e discussão orientada para ganhos em produtividade e qualidade.