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Gerência por Objetivos (Administração por Objetivos e Resultados)

DG-18

A – JUSTIFICATIVA

  • Este curso ilustra os diferentes conceitos de estabelecer objetivos, como apresentar objetivos a empregados, que tipo e quanta participação os empregados devem ter no estabelecimento de objetivos, e os benefícios do estabelecimento de objetivos sobre produtividade. Áreas cobertas pelo programa incluem:
  • Os passos-chave no estabelecimento de objetivos.
  • Como manter o sistema de estabelecimento de objetivos sem sobrecarregar.
  • lncorporar “Gerenciamento por Objetivos” nas job-descriptions de supervisores e empregados.
  •  Gerenciamento de tempo efetivo… a fundação de grande impacto do sistema “Gerenciamento por Objetivos” .
  • Como o supervisor pode usar o Gerenciamento por Objetivos como um avaliador da performance, produtividade e técnica de melhoramento.
  • Como detectar aquelas atividades e incentivar em supervisores e em empregados seus maiores e melhores desempenhos.
  • Como usar Gerenciamento por Objetivos para a construção do time supervisores/ empregados.
  • Como evitar os “grandes perdedores de tempo” e ir direto à performance básica.
  • Objetivos a curto prazo… a chave para os resultados a longo prazo diferentes tipos de standards.
  • Como estabelecer performance:

a)Rotina

b)Resolução de problemas

c)Inovação

B – OBJETIVOS

  • Afastar os supervisores das armadilhas das suas atividades e focalizar mais sobre a performance dos empregados. O Gerenciamento por Objetivos approach mostra ao supervisor como evitar características de personalidade ou arapucas políticas no estabelecimento de standards performance para os empregados. O principal resultado deste curso é que os supervisores aprendam como estabelecer standards desafiadores mas realistas, o elemento chave na produtividade dos empregados;

C – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1.Conceitos Básicos 

  • Objetivos
  • Metas
  • Padrões de desempenho
  • Planos de ação

2.Estabelecimento dos Objetivos Empresariais 

  • A evolução da empresa e a sua capacidade de responder a perguntas vitais: definindo as áreas-chaves e os objetivos básicos.

3.Elaboração de Objetivos Funcionais 

  • Análise de áreas-chaves e os objetivos básicos.
  • Elaboração e padrões de performance.
  • Elaboração de objetivos individuais.

4.Integração dos Objetivos 

  • Criação do adequado clima interno para a integração.
  • Consenso interpessoal.
  • Exercício prático.

5.Implementação Interna da Gerência Por Objetos 

  • Estratégia organizacional.
  • Problemas e dificuldades na implantação
  • Avaliação de performance e potenciais.
  • Discussão

D – METODOLOGIA (TÉCNICAS DE ENSINO)

Será adotada uma metodologia participativa adaptada e dinâmica para que corresponda aos efeitos esperados (resultado educacional) do treinamento. Serão utilizadas aulas expositivas de curta duração para apresentação da teoria indispensável ao nível de apreensão dos treinandos. Este método servirá de base à introdução de outros que irão ensejar maior participação dos supervisores.

Dentre as diversas técnicas participativas em uso, poderão ser adotadas:

  • Estudo de casos típicos da função.
  • Análise de situações de trabalho comum nesse nível de atuação.
  • Dramatização que facilite a percepção das próprias atitudes (e sua auto-avaliação), bem como das causas do comportamento e motivações para o trabalho.
  • Exercícios que propiciem maior internalização do ensino e reforcem o aprendizado.
  • Aplicação de questionário para diagnóstico em geral, seguido de análise, debates e conclusões.
  • Aplicação de jogos e simulações com trabalho em grupo.
  • Projeção de filmes sobre os principais temas abordados, com análise, debates e conclusões.
Diurno – 8 horas

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