A – OBJETIVOS EM DESTAQUE DO CURSO
Apresentar a estrutura Logística Internacional com ênfase na Distribuição Física Internacional que acompanhará desde a Negociação Internacional e adaptação de produtos para o Mercado Mundial, bem como todo o desenvolvimento das etapas incluindo e focando os Transportes Internacionais (seus modais) até a entrega ao importador e sua distribuição até o Ponto de Venda com destaque de apoio nos Incoterms, operadores logísticos e Gestão Aduaneira.
B – PAUTA DO PROGRAMA E METODOLOGIA PRÁTICA
I – Logística Internacional
- O que envolve a Logística Internacional?
- Diferença entre logística doméstica e internacional.
- A Distribuição Física Internacional ( DFI ) e os Negócios internacionais
- As etapas do DFI
- Timing Global e Timing Door to Door ( H/H ) – Cálculos Práticos Simulados
- Gestão Prática de Logística Internacional (avaliando a cadeia logística internacional I)
- Tipos de Modais: Aquaviário (Marítimo, Hidroviário) , Aéreo , Terrestre
(Rodoviário, Ferroviário, Duto viário )
- Desenvolvimento de Produtos – ( links integrados entre os tipos embalagem, unitização de cargas, tipos de containers conforme os modais de transportes internacionais. )
II – Incoterms ( International Commercial Terms ) e aplicações práticas
- Os Incoterms (classificações- significado E – F – C – D )
- Níveis de responsabilidades e Riscos
Apresentando e avaliando os Modais de Internacionais
III – Transportes e Seguros Internacionais
- Apresentando e avaliando os Modais de Transportes Internacionais Marítimo (Aquaviário, Hidroviário), Aéreo, Rodoviário, Ferroviário, Duto viário
- Produtos – Unitização de Cargas & Transportes de Cargas
- Gestão de Logística Internacional
- Avaliando os Modais :
– Cálculos de fretes marítimo, aéreo, rodoviário e ferroviário
E os tipos de Conhecimentos de Embarque
IV – Aplicação prática estratégica Incoterms x Modais de transporte x Negócios Internacionais
- Os Incoterms e aplicações estratégicas nos negócios internacionais
C- METODOLOGIA
Apresentação com práticas interativas e aplicação de metodologias ativas, com recursos didáticos de apoio, apresentações áudio-visuais.
D – AUTOR/ COORDENADOR / APRESENTADOR
Prof. Sérgio Audician – CVhttp://lattes.cnpq.br /0744443915608638-MEC
42 anos na vida prática de Comércio Exterior, 30 anos prof. Universitário Treinamento in Company – Vale do Rio Doce(RJ), Grupo Eldorado, Kibon S/A, Cielo, Confab Industrial, e prof. da Comanda Educação Corporativa para área de Comercio Internacional do Ministério de Recursos Minerais e Petróleos de Angola, Consultor de Relações Internacionais , Marketing Global e Comércio Exterior , Doutorando em Negócios Internacionais – EENI Global- España, Mestre em Relações Internacionais, pós graduado em Marketing Internacional, graduado em Administração Comércio Exterior.prof e Coordenador dos Cursos de Comercio Internacional – Importação e Exportação da Comanda Educação Corporativa e prof. nos cursos de MBA da USCS (Negócios Internacionais e Comércio Exterior – Logística) Internacional), INPG (Marketing, Inovação e Criatividade, Engenharia de Operações) e UNIP ( Comércio Exterior-Logística Internacional ) .