A – OBJETIVOS EM DESTAQUE DO CURSO
Apresentar os Regimes Aduaneiros como estratégias para as negociações internacionais de importação e exportação, com suporte na Legislação Aduaneira OEA que possibilitem a Gestão Aduaneira ( Despacho de Exportação e Importação ) e a Administração Aduaneira
B – PAUTA DO PROGRAMA E METODOLOGIA PRÁTICA
Modulo I – Panorama Geral das Aduaneiras no Mercado Mundial
- OMA – Organização Mundial das Aduanas
- Atores no desenvolvimentos dos processos aduaneiros a importância do Despachante Aduaneiro na Negociação e administração aduaneira da epxortação e importação
Modulo II – Legislação Aduaneira e suporte durante as negociações internacionais
- Regulamento Aduaneiro no Brasil – Análise
- Legislação Aduaneira Comparada
- O.E.A. Operador Econômico Autorizado e o stamp nas aduanas para dar
- Mais qualidade e transparência aduaneira nos diversos atores de apoio ao comércio exterior e para as empresas exportadoras e importadoras
Modulo III – Regimes Aduaneiros Especiais
Admissão Temporária
Exportação Temporária
- Transito Aduaneiro
- Drawback – Analisando os tipos de Drawback e suas aplicabilidades
práticas nas modalidades de Isenção, Suspensão e alternativas de apoio
Entreposto Aduaneiro
Recof e Recof Sped
Repetro – Repex – Reporto
- Loja Franca
- Deposito Especial —-Deposito Afiançado–Depósito Alfandegado Certificado
- Depósito Franco
- Áreas de Livre Comércio – Zona Franca de Manaus —–
Modulo IV – Administração Aduaneira
- Na Exportação –……… Na Importação – simulada
C- METODOLOGIA
Apresentação com práticas interativas e aplicação de metodologias ativas, com recursos didáticos de apoio, apresentações áudio-visuais.
D – AUTOR/ COORDENADOR / APRESENTADOR
Prof. Sérgio Audician – CVhttp://lattes.cnpq.br /0744443915608638-MEC
42 anos na vida prática de Comércio Exterior, 30 anos prof. Universitário Treinamento in Company – Vale do Rio Doce(RJ), Grupo Eldorado, Kibon S/A, Cielo, Confab Industrial, e prof. da Comanda Educação Corporativa para área de Comercio Internacional do Ministério de Recursos Minerais e Petróleos de Angola, Consultor de Relações Internacionais , Marketing Global e Comércio Exterior , Doutorando em Negócios Internacionais – EENI Global- España, Mestre em Relações Internacionais, pós graduado em Marketing Internacional, graduado em Administração Comércio Exterior.prof e Coordenador dos Cursos de Comercio Internacional – Importação e Exportação da Comanda Educação Corporativa e prof. nos cursos de MBA da USCS (Negócios Internacionais e Comércio Exterior – Logística) Internacional), INPG (Marketing, Inovação e Criatividade, Engenharia de Operações) e UNIP ( Comércio Exterior-Logística Internacional ) .