A – OBJETIVOS EM DESTAQUE DO CURSO
Apresentar sequencialmente os Passos da Exportação e Importação, a partir da formação estrutural da Política de Negócios que possibilitem a Negociação Internacional e sua Administração integrada de Exportação e Importação.
B – PAUTA DO PROGRAMA E METODOLOGIA PRÁTICO
A pauta do programa Primeiros Passos no Comércio Exterior apresenta os fundamentos técnicos que permitam o acompanhamento através de Painéis nas diversas etapas de construção da Negociação Internacional e da Administração Prática Integrada de Comércio Exterior – Exportação – Importação:
I-Administração Integrada – O que é Administração Integrada?
- Painel sequencial passo a passo de Administração Integrada de Exportação
- Painel sequencial passo a passo de Administração Integrada de Importação
II-Estrutura Técnica – Prática de Comércio Exterior e os 4 fundamentos no Comércio Exterior A) Marketing Global –
a) Mercado Mundial – Painel de (R I) Relações Internacionais Produtos x Mercados… Globalização e Internacionalização de Empresas. Pesquisas e Canais de Negócios e Comercialização. – Painel dos Ministérios – Min. Relações Exteriores
b) Logística Internacional – DFI (Distribuição Física Internacional – Etapas da Logística da Negociação até a Distribuição incluindo Transportes & Seguros Internacionais e os Incoterms e sua importância prática no Comércio Exterior – Painel dos Ministérios –Ministério dos Transportes – Portos e Aviação Civil
c) Engenharia Financeira – Modalidades de Pagamento, Mercado Cambial e os Momentos Cambiais na Exportação e Importação – Painel dos Ministérios – Ministério da Fazenda – Planejamento
d) Administração Prática Operacional – Estrutura de Administração do Comércio Exterior brasileiro e o tratamento administrativo e legislações de apoio às exportações e importações. Documentação interna e o Portal Único de Comércio Exterior – Siscomex, Documentação Externa Gestão Aduaneira de Exportação e Importação Painel dos Ministérios e o Ministério da Industria Comércio Exterior e Serviços.
C- METODOLOGIA
Apresentação com práticas interativas e aplicação de metodologias ativas, com recursos didáticos de apoio, apresentações áudio-visuais.
D– AUTOR/ COORDENADOR / APRESENTADOR
Prof. Sérgio Audician – CVhttp://lattes.cnpq.br/0744443915608638-MEC – 42 anos na vida prática de Comércio Exterior, 30 anos prof. Universitário com mais de 20.000hs sala de aula, 15.000 horas com Responsabilidade Social, Treinamento in Company – Vale do Rio Doce(RJ), Grupo Eldorado, Kibon S/A, Cielo, Confab Industrial, e prof. da Comanda Educação Corporativa para área de Comercio Internacional do Ministério de Recursos Minerais e Petróleos de Angola, Consultor de Relações Internacionais , Marketing Global e Comércio Exterior , Trader Internacional da Exportacian,com formação acadêmica pela FASP em Administração. Comércio Exterior, UNIP- Pós em Marketing Internacional e Mestrado pela PUC-SP em Relações Internacionais, prof e Coordenador dos Cursos de Comercio Internacional – Importação e Exportação da Comanda Educação Corporativa e prof. nos cursos de MBA da USCS (Negócios Internacionais e Comércio Exterior – Logística) Internacional), INPG (Marketing, Inovação e Criatividade, Engenharia de Operações) e UNIP ( Comércio Exterior-Logística Internacional ) .