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Projeto de Lay-Out Industrial e de Escritórios

IOM 5

A – OBJETIVOS DO CURSO

  • Dar uma visão das áreas de organizações, Sistemas e Métodos, através de análises de suas responsabilidades, de seu posicionamento na estrutura empresarial, de seus aspectos organizacionais, de suas funções, de seu relacionamento interno e das técnicas eficientes para seu funcionamento enfatizando suas aplicações práticas.
  • Apresentar uma metodologia de desenvolvimento de sistemas independentemente do meio de processamento a utilizar.
  • Analisar os aspectos mais importante das áreas de Organização, Sistemas e Métodos sob o ponto de vista da Gerência.

Ao final do treinamento, seus participantes estarão habilitados a:

  • Elaborar diagnoses para fundamentar projetos internos na área.
  • Utilizar-se de técnicas modernas para contribuir no desenho e implementação de projetos globais e setorializados.
  • Incorporar a cultura da eficiência e da eficácia ao modelo de administração.

B – A QUEM SE DESTINA

  • Aos profissionais da área de O&M, gerentes pessoal da Organização e Métodos e Processamento de Dados interessados em mudar processos e criar  novos processos.

C – PROGRAMA A SER DESENVOLVIDO

1.Introdução 

  • A atuação gerencial da cúpula e demais escalões na filosofia da produtividade.
  • Justificativas técnicas para adoção de uma filosofia operacional de produtividade.
  • Ganhos para a empresa e para seus colaboradores como resultado de melhores métodos de trabalho.

2.Conceitos Básicos 

  • Organização – Sistemas – Métodos – Informação – Processamento de Dados manual eletrônico – Gerência: atribuições / postura.

3.A Organização 

  • Estrutura organizacional (organogramas), centralização, descentralização.
  • Objetivos da Organização.
  • O papel das áreas de Organização, Sistemas e Métodos, apoio da Diretoria, relacionamentos com os usuários.
  • Análise e discussão de organogramas.

4.Estruturas Organizacionais 

  • Tipos de estruturas organizacionais.
  • Centralização e descentralização.
  • Novas fórmulas para descrição de cargos.
  • Reengenharias, downsizing e seus efeitos positivos na formação de estruturas organizacionais modernas.

5.Gerência de Organização, Sistemas e Métodos 

  • Responsabilidades.
  • Posicionamento na estrutura organizacional.
  • Metas (programa de trabalho).
  • Avaliação de resultados.
  • Comitê de usuários.

6.Recursos 

  • Exposição oral, transparências, Apostilas (“case study”).

7.Teoria a Aplicações dos Sistemas 

  • Objetivos.
  • Evolução do Enfoque Sistêmico.
  • Classificação dos sistemas.
  • Análise de Sistemas.
  • Projeto de Sistemas.
  • Implantação de Sistemas (Treinamento do usuário, testes, paralelo).
  • Avaliação dos resultados.
  • “Case Study”.

8.Metodologia de Trabalho Para Desenvolvimento de Sistemas 

  • Técnicas de levantamento e análise de dados.
  • Como elaborar um projeto completo para melhoria de métodos.
  • Como elaborar o planejamento das atividades.
  • Mecanismos de avaliação e identificação do valor a partir dos novos métodos de trabalho.
  • Técnicas de avaliação e validação dos projetos de melhoria de métodos de trabalho.
  • Como utilizar as forças tarefas e potencializar o trabalho em equipe.

9.Formulários e Manuais 

  • Como elaborar formulários objetivos para o projeto de melhoria de métodos de trabalho.
  • Técnicas de construção de manuais de procedimento e de referências técnicas conforme os padrões da série de normas ISO 9.000.
  • Auditorias e aperfeiçoamentos dos novos métodos implementados.

10. Computador como Ferramenta da Organização 

  • Sistemas de informações gerenciais (MIS)
  • Sistemas de Apoio a Decisão (DSS).
  • Sistema de Apoio ao Executivo (ESS).
  • Processamento Eletrônico de Dados Centralizado, Descentralizado.
  • Organização da Área de PED de acordo com o tipo objetivo da companhia.
  • Case Study.

D – METODOLOGIA (TÉCNICAS DE ENSINO)

  • Será adotada uma metodologia participativa e dinâmica para que corresponda aos efeitos esperados (resultados educacionais) do treinamento.
  • Serão utilizadas aulas expositivas de curta duração para apresentação da teoria indispensável ao nível de apreensão dos treinandos. Este método servirá de base para a introdução de outros que irão ensejar maior participação dos treinandos.
  • Dentre as diversas técnicas participativas em uso poderão ser adotadas:

–   Análise de situações comuns de trabalho em suas áreas e níveis de atuação.

–   Exercícios práticos que propiciem maior internalização do ensino e reforcem o aprendizado.

–   Aplicação de jogos, simulações e dinâmica de grupo e eventual projeção de filmes.

Diurno – 8 horas

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