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Lubrificação Industrial

PMC 6

A – OBJETIVO DO CURSO

  • Permitir aos profissionais a aplicação e utilização de técnicas afim de otimizar a lubrificação dos Equipamentos  Industriais, reduzindo custos de manutenção, provocando uma menor incidência de reparos, pois as máquinas se desgastam menos. Isto vem propiciar um melhor planejamento de manutenção, aumentando a disponibilidade do Equipamento para operar, assim como sua vida útil.

 

 

B – A QUEM SE DESTINA

Coordenadores, Técnicos, Líderes, Programadores, Planejadores, Supervisores e profissionais das áreas de manutenção mecânica e eletromecânica, lubrificação e correlatos de qualquer processo produtivo de empresas privadas e estatais atuando nos diversos setores, divisões e departamento do setor de Manutenção de Equipamentos em busca de melhor desempenho de suas funções.

O curso permite a elaboração de um plano bem estruturado que acaba trazendo conseqüências econômicas salutares, provocando maior vida útil e, logicamente, maior disponibilidade produtiva.

A racionalização dos trabalhos ao longo do tempo, com a adaptabilidade administrativa, se traduz em custos mínimos de manutenção.

Dentro do processo produtivo, a lubrificação industrial é a pedra fundamental para melhorar a eficiência dos Equipamentos.

C – PROGRAMA

1.NOÇÕES GERAIS E BÁSICAS DE LUBRIFICAÇÃO 

  • A importância da lubrificação.
  • Noções gerais sobre atrito.
  • Película lubrificante.
  • Tipos de superfície.
  • Untuosidade.
  • Oleosidade.
  • Cisalhamento.

2.DISTRIBUIÇÃO DO LUBRIFICANTE 

  • Folga.
  • Rugosidade.
  • Cargas na superfície.
  • Viscosidade.
  • Aditivos.

3.PARTES A LUBRIFICAR 

  • Mancais deslizantes.
  • Mancais planos e de escora.
  • Mancais de anti-fricção.
  • Engrenagens.
  • Guias e barramentos.
  • Cabos.

4.MÉTODOS E EQUIPAMENTOS DE LUBRIFICAÇÃO 

  • Manuais e mecânicos.
  • Faltas e excessos.
  • Manuseio.
  • Aplicabilidade.
  • Lubrificante adequado.
  • Determinação da quantidade.
  • Período ou freqüência de troca.

5.FUNÇÕES DE UM ÓLEO LUBRIFICANTE 

  • Lubrificação limítrofe.
  • Lubrificação hidrodinâmica.
  • Lubrificação hidrostática.

6.SUBSTÂNCIAS LUBRIFICANTES 

  • Lubrificantes gasosos.
  • Sólidos.
  • Pastosos.
  • Líquidos.
  • Óleos minerais.
  • Graxos.
  • Compostos sintéticos.

7.PROPRIEDADES DO LUBRIFICANTE 

  • Viscosidade.
  • Unidades e métodos de medição de viscosidade.
  • Índice de viscosidade.
  • Grau API.
  • Ponto de fluidez.
  • Ponto de fulgor.
  • Resíduo de carbono.

8.ADITIVOS INDUSTRIAIS E SUA APLICAÇÃO 

  • Agentes anti-desgaste.
  • EP.
  • Inibidores de oxidação e de corrosão.
  • Dispersantes.
  • Detergentes.
  • Emulsificantes.
  • Inibidores de ferrugem.
  • Agentes de oleosidade.

9.ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO DA LUBRIFICAÇÃO 

  • Princípios básicos.
  • Fases da implantação.
  • Levantamento e planejamento.
  • Plano de lubrificação e roteiro.
  • Controle de estoques.
  • Codificação e identificação.
  • Calendário anual.
  • Amostragem.
  • Anexos de fichas de controles e diversos.
  • Tabelas e gráficos de aplicação prática.
  • Conversão de unidades.

10. A IMPLICAÇÃO DA LUBRIFICAÇÃO E OUTRAS ATIVIDADES DA MANUTENÇÃO 

D – METODOLOGIA (TÉCNICAS DE ENSINO)

Será adotada uma metodologia participativa adaptada e dinâmica para que corresponda aos efeitos esperados (resultado educacional) do treinamento. Serão utilizadas aulas expositivas de curta duração para apresentação da teoria indispensável ao nível de apreensão dos treinandos. Este método servirá de base à introdução de outros que irão ensejar maior participação dos supervisores.

Dentre as diversas técnicas participativas em uso, poderão ser adotadas:

  • Estudo de casos típicos da função.
  • Análise de situações de trabalho comum nesse nível de atuação.
  • Dramatização que facilite a percepção das próprias atitudes (e sua auto-avaliação), bem como das causas do comportamento e motivações para o trabalho.
  • Exercícios que propiciem maior internalização do ensino e reforcem o aprendizado.
  • Aplicação de questionário para diagnóstico em geral, seguido de análise, debates e conclusões.
  • Aplicação de jogos e simulações com trabalho em grupo.
  • Projeção de filmes sobre os principais temas abordados, com análise, debates e conclusões.
Diurno – 8 horas

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