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Jogos, Dinâmicas e Vitalizadores Aplicados a Treinamento

RH-13

A – OBJETIVOS DO CURSO

  • Instrumentalizar e habilitar os profissionais de treinamento e de seleção de pessoal a conduzirem de forma mais dinâmica, segura e criativa os Cursos, Seminários e Workshops de treinamento bem como os processos seletivos. Possibilitar aos Instrutores e Multiplicadores de treinamento utilizarem meios educacionais mais adequados para desenvolver o domínio afetivo dos treinados, assegurando resultados educacionais mais efetivos para as empresas de desenvolvimento profissional e humano dos participantes dos Programas de T&D.
  • Proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecer técnicas para a correta utilização de jogos, simulações e dinâmicas de grupo em situações de treinamentos para a sua imediata aplicação.
  • O curso irá capacitar os participantes na aplicação de jogos, simulações e dinâmica em treinamento, fornecendo a eles instrumentos necessários para tornar suas ações de T&D mais dinâmicas, envolventes, criativas e estimulantes para seus alunos e treinados no meio acadêmico e empresarial.

B – A QUEM SE DESTINA

  • Instrutores de treinamento, professores universitários, consultores, pedagogos, selecionadores de pessoal e profissionais responsáveis pelo acompanhamento e avaliação dos processos de treinamento nas empresas como coordenadores e analistas de recursos humanos. Estudantes de psicologia, pedagogia e sociologia podem também participar deste curso, além de outros profissionais que desejam ampliar sua cultura técnica em treinamento e desenvolvimento de pessoal.
  • Instrutores, Multiplicadores, Selecionadores de Pessoal, Pedagogos, Psicólogos, Conferencistas e profissionais ligados às áreas de treinamento, desenvolvimento e educação continuada das empresas e instituição de ensino.

C – METODOLOGIA DO CURSO

  • Curso prático, onde os participantes vivenciam todos os jogos e levam cópias dos mesmos para aplicação em suas Empresas.
  • Neste curso são abertos espaços para que os próprios treinados apliquem os jogos e analisem em que tipos de treinamento e níveis de profissionais os mesmos devem ser utilizados. São relatadas as experiências dos condutores do curso na aplicação dos jogos, dinâmicas e vitalizadores, suas variações, limitações e quando são recomendadas as suas aplicações.

D – PROGRAMA

1.Técnicas de Dinâmicas de Grupo, Jogos e Simulações 

  • Jogos de aquecimento.
  • Técnicas de integração.
  • Técnicas de ensino.
  • Postura do treinador.
  • Ética profissional.

2.Uso de Jogos e Simulações 

  • Definição de jogos. Simulações. Jogo simulado.
  • Jogo de empresa.
  • Tipos de jogo: jogos de processo, jogos de mercado.
  • Como escolher um jogo.
  • Cuidados a serem tomados na aplicação.

3.Vivenciando a Aplicação de Jogos, Dinâmicas e Simulações 

  • Dinâmica do Boneco.
  • Jogo do Buraco Quadrado.
  • Tangran.
  • Jogo do Kaos.
  • Dinâmica da “Fábrica de Brinquedos”.
  • Técnica da Colagem.
  • Jogo do T.
  • Jogo de Empresa: Dinâmica das máscaras.
  • Escravos de Jó.
  • Jogo do Som e Movimento.
  • Dinâmica das Bexigas.
  • Máquina humana.

4.Jogos de Empresas: Vitalizadores 

  • Conceito. Como escolher um vitalizador. Cuidados a serem tomados na aplicação.
  • Apresentação dos vitalizadores. Vivenciando os vitalizadores:

–   Faça algo com a boneca.

–   O barco afunda.

–   Linha curta, linha longa.

–   Corrida de lenços.

–   Jogo de surpresa.

–   Jogo da mímica.

–   A ponte sobre os copos.

–   O jogo dos estalos.

–   Jogo do limão.

–   Jogo das bolas.

–   Frase feita.

–   Assunto secreto.

5.Vivenciando Jogos Aplicados Pelos Próprios Treinandos 

  • Apresentação e aplicação de jogos universais.
  • O jogo do cassino para habilidades de negociação e liderança.
  • O jogo das cinco transações para tendência à cooperação.
  • Caos x liderança de reuniões (abrigo subterrâneo, balões).
  • Montagem de figuras geométricas para criatividade, habilidade de planejamento, coordenação, liderança e comunicações.
  • Jogo da PS – Prova Situacional: pontuação individual x coletiva. Desenvolvimento de espírito de competição construtiva.
  • Marciano. União de pontos: criatividade na competição holística.
  • Dinâmica das bexigas.
  • Dinâmica de auto-percepção, rótulos, fitas.
  • Técnicas de colagem, auto e heteropercepção.
  • Dinâmica do aquário, auto e heteropercepção.

6.Como Estruturar e Aplicar Exercícios de Aquecimento 

7.Planejamento, Critérios de Escolha, Aplicação e Avaliação de Técnica de Jogos e Simulações 

8.O Papel do Coordenador e o Facilitador Grupal na Aplicação de Jogos, Dinâmicas e Simulações 

  • Responsabilidades, postura e ética profissional. Experiências e habilidades necessárias. Atitudes facilitadoras que “levantam” o treinamento.

9.Como Escolher Jogos e Simulações Certas Para Cada Programa de Treinamento 

10.Como Pesquisar e Montar Jogos e Exercícios: a Importância da Criatividade 

Diurno – 8 horas

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