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GRID Gerencial e Liderança Situacional

DG-21

A – OBJETIVOS DO CURSO

  • Oferecer aos participantes uma ampla visão dos modernos conceitos e técnicas de Liderança que aumentarão seus conhecimentos e desenvolverá habilidades e atitudes que auxiliarão na eficácia da liderança da sua equipe de trabalho.
  • Serão apresentadas e aplicadas “ferramentas” de diagnóstico e ação gerencial que permitirão identificar os fatores de motivação do Gerente, Supervisor e de sua equipe, o nível de maturidade do pessoal sob seu comando e seu estilo de liderança, dando assim um amplo referencial para identificação do padrão de liderança mais adequado a ser adotado para alcançar a eficiência e a eficácia máxima de acordo com os fatores situacionais (empresa, tarefa, equipe, etc…)

 

B – PROGRAMA A SER DESENVOLVIDO

1.Introdução aos Estudos e Práticas de Liderança 

  • Retrospectiva das teorias de liderança.
  • O Grid gerencial.
  • O Líder 1.1- O líder 1.9- O Líder 9.1 e o Líder -9.9.
  • Suas características comportamentais dominantes em relação ao Planejamento, Organização, Controle e Liderança da Equipe.
  • Diagnóstico do estilo de liderança do Supervisor: utilização de questionários do Grid Gerencial.

2.Liderança Situacional 

  • Conceito de Liderança situacional. Fatores a considerar.
  • Diagnose de estilos de liderança.
  • Perfil de Liderança I (como eu me vejo).
  • Perfil de Liderança II (como sou visto por meus subordinados).
  • Descrição do meu comportamento como supervisor (DCS).
  • Estudo comparativo entre estilo e o nível de maturidade dos subordinados.
  • Confronto entre as percepções dos Supervisores e as percepções de seus subordinados.

3.Motivação do Supervisor e da Equipe

  • Exercícios de sensibilização e diagnose dos fatores motivacionais.
  • Os estímulos motivacionais.
  • Teoria da Motivação.
  • A escala das necessidades humanas.
  • Identificação do Perfil de motivação individual.
  • Identificação do perfil de motivação dos subordinados.
  • Análise do resultado e conclusões

4.Análise do Nível de Maturidade dos Subordinados 

  • Identificação do nível de maturidade dos subordinados.
  • Planejamento do Estilo de Liderança.

5.Liderança: Estilo ou Circunstância? 

  • Liderança contingencial.
  • O Líder pode ser desenvolvido?
  • Administração de situação: como assegurar a eficácia do Líder?

6.Práticas de Liderança 

  • Aplicação de exercícios, simulações de situações e jogos.
  • Conclusões com os participantes.

C – METODOLOGIA E RECURSOS UTILIZADOS

  • Apresentações feitas pelo condutor do curso, com aplicação de questionários para diagnose de estilos comportamentais, nível de maturidade e fatores motivacionais. Projeção de filmes seguidos de exercícios e análise dos resultados. Será fornecido completo material de apoio aos participantes.
Diurno – 8 horas

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