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Gestão Integrada de Plano de Cargos, Plano de Carreiras e Gerenciamento do Desempenho

RH-25

A- OBJETIVOS DO CURSO

  • Dar aos participantes uma visão abrangente e detalhada de como desenvolver e implantar de forma integrada os planos de cargos, carreiras e avaliação de desempenho a fim de dinamizar o sistema de gestão de RH da empresa
  • Fornecer “ferramentas” e apresentar aos participantes etapas e atividades operacionais das fases de concepção, planejamento e implantação deste sub-sistema de RH
  • Identificar os fatores críticos de sucesso, as táticas e estratégias a serem adotadas que asseguram êxito total na condução do processo deste sub-sistema.

 

 

B- A QUEM SE DESTINA

Analistas de RH, analistas de Cargos e Salários, chefes e coordenadores de setores do departamento de RH, responsáveis pela implementação e administração dos planos de Cargos, planos de carreira e gerenciamento do desempenho das empresas. É recomendável ainda a profissionais que atuam na área de RH ou atividades afins que desejam ampliar sua cultura técnica em gestão do sistema de RH

C- PROGRAMA DO CURSO

1.CONCEPÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS E SUA INTEGRAÇÃO COM PLANO DE CARREIRAS 

  • Objetivo da administração de salários
  • Quando é necessário implantar um plano de cargos e salários
  • Métodos subjetivos e objetivos de avaliação: vantagens e desvantagens
  • Em que situações aplicar exercícios práticos em grupo
  • Como elaborar manuais de avaliação de cargos
  • Como fazer descrições e análise de cargos
  • Como preparar e realizar pesquisas salariais
  • Como tabular pesquisa aplicando formulas científicas
  • Como determinar Quatis, média e mediana
  • Como calcular desvio padrão
  • Teste de consciência do manual de avaliação de campos
  • Cálculo de correção dos fatores de avaliação
  • Método direto e indireto para ponderação dos manuais
  • Ajustamento salarial:curva salarial da empresa x curva de mercado-ajustamento
  • Determinação de equação salarial da empresa
  • Como calcular e montar tabela salarial da empresa: amplitude vertical e horizontal da estrutura salarial da empresa e suas implicações
  • Cálculo da tabela de classificação de cargos e divulgação da política salarial
  • Como fazer a administração da manutenção do plano de cargos e salários
  • Novas tendências na administração de salários do Brasil
  • Integração do PCS com Plano de Carreira.

2.PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E POTENCIAL 

Objetivos que o sistema de avaliação de desempenho e potencial podem atingir

  • Conceitos de desempenho e potencial
  • Avaliação de desempenho  tradicional x atual: diferenças fundamentais
  • Inter-relação da avaliação de desempenho e gerência por objetivos.
  • Conceito de planejamento, suas dimensões e funções da empresa
  • Como a avaliação de desempenho beneficia os agentes envolvidos
  • Condições necessárias para implantação da avaliação de desempenho, quem deve apoiar.
  • De quem é a responsabilidade pela avaliação de desempenho

3.MÉTODOS E TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO DEDESEMPENHO 

  • Tipos de instrumentos de avaliação de desempenho e suas aplicações
  • Instrumento de avaliação de desempenho direta e objetiva
  • Instrumentos de avaliação de desempenho e por traços comportamentais
  • Conceitos de gerenciamento do desempenho
  • Integração do sub-sistema AD/GD com PCS, PC e outros sub-sistemas de RH

4.DESENVOLVIMENTO DE PLANOS DE CARREIRA E SUCESSÃO

  • Conceito de carreira
  • Conceitos de plano de carreira numa linha de compromisso pessoal chefia.
  • Abordagem contigencial e holística do desenvolvimento de carreira: negociação subordinado x chefia
  • Plano individual de carreira: estratégias formais e informais de desenvolvimento.
  • Coordenação do Plano de Carreira da empresa com outros subsistemas de RH. Sua integração com o PCS.

5.DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL E SEU IMPACO NO PLANO DE CARREIRA E SUCESSÃO 

  • Desenvolvimento organizacional e desenvolvimento de RH
  • Compatibilização do Plano de Carreira com o Desenvolvimento Organizacional.

D – METODOLOGIA PEDAGÓGICA E RECURSOS A SEREM UTILIZADOS

Serão utilizadas exposições dialogada de curta duração para assimilação da teoria necessária. Serão adotadas: painel integrado, jogos, simulações, estudos de casos, questionários para diagnósticos, projeção de filmes, simulações e exercícios, que proporcionarão maior internalização do ensino e que reforçarão o aprendizado.

Será um curso eminentemente vivencial, que dotará os participantes de “ferramentas” para aplicação imediata no gerenciamento humano e dos recursos produtivos.

Diurno – 16 horas

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