A- OBJETIVOS DO CURSO
- Dar aos participantes uma visão abrangente e detalhada de como desenvolver e implantar de forma integrada os planos de cargos, carreiras e avaliação de desempenho a fim de dinamizar o sistema de gestão de RH da empresa
- Fornecer “ferramentas” e apresentar aos participantes etapas e atividades operacionais das fases de concepção, planejamento e implantação deste sub-sistema de RH
- Identificar os fatores críticos de sucesso, as táticas e estratégias a serem adotadas que asseguram êxito total na condução do processo deste sub-sistema.
B- A QUEM SE DESTINA
Analistas de RH, analistas de Cargos e Salários, chefes e coordenadores de setores do departamento de RH, responsáveis pela implementação e administração dos planos de Cargos, planos de carreira e gerenciamento do desempenho das empresas. É recomendável ainda a profissionais que atuam na área de RH ou atividades afins que desejam ampliar sua cultura técnica em gestão do sistema de RH
C- PROGRAMA DO CURSO
1.CONCEPÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS E SUA INTEGRAÇÃO COM PLANO DE CARREIRAS
- Objetivo da administração de salários
- Quando é necessário implantar um plano de cargos e salários
- Métodos subjetivos e objetivos de avaliação: vantagens e desvantagens
- Em que situações aplicar exercícios práticos em grupo
- Como elaborar manuais de avaliação de cargos
- Como fazer descrições e análise de cargos
- Como preparar e realizar pesquisas salariais
- Como tabular pesquisa aplicando formulas científicas
- Como determinar Quatis, média e mediana
- Como calcular desvio padrão
- Teste de consciência do manual de avaliação de campos
- Cálculo de correção dos fatores de avaliação
- Método direto e indireto para ponderação dos manuais
- Ajustamento salarial:curva salarial da empresa x curva de mercado-ajustamento
- Determinação de equação salarial da empresa
- Como calcular e montar tabela salarial da empresa: amplitude vertical e horizontal da estrutura salarial da empresa e suas implicações
- Cálculo da tabela de classificação de cargos e divulgação da política salarial
- Como fazer a administração da manutenção do plano de cargos e salários
- Novas tendências na administração de salários do Brasil
- Integração do PCS com Plano de Carreira.
2.PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E POTENCIAL
Objetivos que o sistema de avaliação de desempenho e potencial podem atingir
- Conceitos de desempenho e potencial
- Avaliação de desempenho tradicional x atual: diferenças fundamentais
- Inter-relação da avaliação de desempenho e gerência por objetivos.
- Conceito de planejamento, suas dimensões e funções da empresa
- Como a avaliação de desempenho beneficia os agentes envolvidos
- Condições necessárias para implantação da avaliação de desempenho, quem deve apoiar.
- De quem é a responsabilidade pela avaliação de desempenho
3.MÉTODOS E TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO DEDESEMPENHO
- Tipos de instrumentos de avaliação de desempenho e suas aplicações
- Instrumento de avaliação de desempenho direta e objetiva
- Instrumentos de avaliação de desempenho e por traços comportamentais
- Conceitos de gerenciamento do desempenho
- Integração do sub-sistema AD/GD com PCS, PC e outros sub-sistemas de RH
4.DESENVOLVIMENTO DE PLANOS DE CARREIRA E SUCESSÃO
- Conceito de carreira
- Conceitos de plano de carreira numa linha de compromisso pessoal chefia.
- Abordagem contigencial e holística do desenvolvimento de carreira: negociação subordinado x chefia
- Plano individual de carreira: estratégias formais e informais de desenvolvimento.
- Coordenação do Plano de Carreira da empresa com outros subsistemas de RH. Sua integração com o PCS.
5.DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL E SEU IMPACO NO PLANO DE CARREIRA E SUCESSÃO
- Desenvolvimento organizacional e desenvolvimento de RH
- Compatibilização do Plano de Carreira com o Desenvolvimento Organizacional.
D – METODOLOGIA PEDAGÓGICA E RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
Serão utilizadas exposições dialogada de curta duração para assimilação da teoria necessária. Serão adotadas: painel integrado, jogos, simulações, estudos de casos, questionários para diagnósticos, projeção de filmes, simulações e exercícios, que proporcionarão maior internalização do ensino e que reforçarão o aprendizado.
Será um curso eminentemente vivencial, que dotará os participantes de “ferramentas” para aplicação imediata no gerenciamento humano e dos recursos produtivos.