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Desenvolvimento de Novas Secretárias

SEC-1

A – OBJETIVOS

O curso visa desenvolver nas participantes conhecimentos e habilidades para a competência interpessoal, organizacional e administrativa.

Será trabalhado o desenvolvimento do domínio afetivo buscando o auto-desenvolvimento das participantes, ampliando sua capacidade de auto e hétero-percepção para que elas possam capitalizar sobre suas forças produtivas e saber como potencializar as energias delas com os membros de sua equipe, supervisores hierárquicos, pares, clientes internos e externos.

O curso contribuirá para que elas percebam a amplitude e o impacto do seu papel nos resultados do setor e da empresa, apontará para a necessidade de mudanças de comportamento que contribuirão para um “top performance” em suas atividades, com menor nível de stress e melhor qualidade de vida no trabalho.

As participantes sairão do curso com uma visão holística da empresa e do seu papel neste contexto, podendo assim ter posturas e atitudes mais assertivas e uma visão de futuro e dos novos paradigmas que serão determinantes para o êxito da profissão, sua carreira e perspectivas no meio social e no processo organizacional onde atuam.

B – A QUEM SE DESTINA

Secretárias exercendo funções de apoio, assessoria aos níveis de chefia, gerência e diretoria de todas as áreas funcionais da empresa, que precisam desenvolver e consolidar sua experiência e talento na função.

C – PROGRAMA

1.A SECRETÁRIA FRENTE A SI MESMA E A EMPRESA

O comportamento da secretária profissional.

  • Conhecimentos, habilidades e aptidões necessárias ao bom desempenho de suas funções.
  • O que é uma empresa e como ela se organiza: sua estrutura, suas funções. A inserção da secretária dentro desta estrutura.

2.DESENVOLVIMENTO DE COMPORTAMENTOS E ATITUDES 

  • Como tratar seu chefe e colegas de acordo com o seu estilo comportamental.
  • Como desenvolver seu estilo, ser bem aceita no seu meio e se tornar mais produtiva.
  • Guia prático para auto-crítica. Auto-avaliação da sua performance.

3.PRÓ-ATIVIDADE 

  • Conceito de inércia, reatividade e pró-atividade.
  • Importância de uma postura e atitudes pró-ativos no enfrentamento dos desafios.
  • Variáveis do ambiente interno e externo que pressionam as organizações e como elas afetam a performance da secretária.
  • Pró-atividade e assertividade como pré-condição para uma “top performance” da secretária.

4.COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL 

  • Desenvolvimento de habilidades de comunicação.
  • A secretária como agente principal da comunicação entre a gerencia, sua equipe, outros departamentos e o meio externo.
  • Como recepcionar visitantes.
  • Técnicas de comunicação por telefone.
  • Como iniciar comunicações de forma positiva.
  • Como ouvir, entender, refletir, negociar e decidir.
  • Utilizando o “feedback” para encorajar as comunicações.

5.RELACIONAMENTO INTERPESSOAL 

  • Diferenças individuais. Tema baseado em filme.
  • Personalidade: como lidar com os diferentes tipos de personalidades.
  • Diagnóstico do estilo da secretária: como identificar situações onde poderá dar o máximo de si e ser mais eficaz.
  • Como lidar mais eficazmente com cada situação de acordo com seu estilo dominante.

6.PERCEPÇÃO 

  • Importância da percepção no dia-a-dia da secretária.
  • Auto-percepção.
  • Hétero-percepção.

7.TÉCNICAS SECRETARIAIS

  • Conseguindo que seu chefe produza mais com menos esforço: o “time de dois”.
  • Administração do tempo para maior eficiência e melhor clima de trabalho.
  • Reuniões: como organizar, convocar e secretariar.
  • O “follow-up” eficaz.
  • Fax e e-mail: facilitadores do dia-a-dia.
  • Criatividade no uso do material de escritório.

8.COMO CONTROLAR O STRESS NO TRABALHO 

  • O stress na rotina de trabalho. Causas do stress. Como evitar e/ou minimizar seus efeitos.
  • A importância da auto-motivação no trabalho para enfrentamento de situações estressantes.

9.ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO PARA SECRETÁRIAS 

  • Como a secretária pode planejar e organizar seu trabalho.
  • Como influenciar na forma de organização do trabalho da chefia superior.
  • Como administrar de forma integrada sua agenda e a agenda do executivo, solucionando problemas e facilitando suas atividades.

10.DETERMINAÇÃO DE PRIORIDADES 

  • Aplicação do princípio de Pareto e curva ABC para definir prioridades.

11.QUALIDADE 

  • Qualidade tem que ser uma constante.
  • Momentos em que a qualidade é decisiva para o brilho de seu desempenho.

12.AGILIDADE 

  • Peque por excesso e não por falta de agilidade.
  • Agilidade vem do treino.
  • A agilidade é altamente gratificante e motivadora.

13.ÉTICA E O AMBIENTE DE TRABALHO 

  • O Código de Ética Profissional.
  • Importância da fidelidade e respeito.
  • Quando aceitar favores, quando prestar favores.
  • Maneiras de dizer não.

14.ETIQUETA 

  • Traje: como manter um padrão adequado à sua função sem gastar demais .
  • Ter classe é fundamental.

15.CUIDANDO DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL 

  • O rejuvenescimento constante na profissão.
  • Sua marca pessoal no trabalho.
  • Cultura geral: leituras e cursos.
  • Marketing pessoal.

16.A SECRETÁRIA E O ASSIMILAR DE NOVAS TENDÊNCIAS 

  • Competência não sai de moda!
  • Energia para o sucesso.
  • A agilidade é altamente gratificante e motivadora.
  • “Não se cresce só para cima”.
  • O sucesso requer habilidades pessoais e profissionais.

D – METODOLOGIA

Será adotada uma metodologia pedagógica participativa adaptada e dinâmica para que corresponda aos efeitos esperados (resultados educacionais) do treinamento. Serão utilizadas aulas expositivas de curta-duração para apresentação da teoria indispensável ao nível de apreensão das treinandas. Este método servirá de base a introdução de outras que irão ensejar maior participação das treinandas.

Dentre as diversas técnicas participativas em uso, serão adotadas:

  • Análise de situações comuns de trabalho em suas áreas e níveis de atuação.
  • Exercícios práticos que proporcionem maior internalização do ensino e reforcem o aprendizado.
  • Aplicações de jogos, simulações e dinâmicas de grupo.
  • Projeção e análise de filmes.
  • Trabalhos em grupo.
  • Simulações de situação e rolling play com filmagens e projeções.
Diurno – 8 horas

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