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Desenvolvimento de Analistas de Cargos e Salários

RH-27

A – OBJETIVO DO CURSO

  • O curso visa proporcionar formação básica aos Analistas de Cargos e Salários, dando aos participantes todo o embasamento teórico e prático necessário ao desempenho das atribuições essenciais de um setor de cargos e salários, especialmente condições para desenvolver, implementar e dar manutenção a um plano formal de administração salarial.

 

B- A QUEM SE DESTINA

A analistas de cargos e salários Júnior e Pleno e a profissionais que atuam nos órgãos de administração de recursos humanos e que respondem pelas funções de administração de cargos e salários, bem como aqueles profissionais que ocupam outros cargos mas precisam implantar uma administração salarial melhor fundamentada em suas empresas.

C – PROGRAMA

1.INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO SALARIAL 

  • Funções da administração de recursos humanos nas empresas.
  • O complexo motivacional das empresas: o papel dos salários e prêmios.
  • As funções do setor de cargos e salários nas empresas.
  • Principais etapas da implantação de um plano de cargos e salários.
  • Organização do setor de administração de salários.

2.PRINCÍPIOS BÁSICOS APLICADOS À ADMINISTRAÇÃO DE SALÁRIOS 

  • Fundamentos da motivação humana.
  • O princípio da equidade entre contribuições e recompensas.
  • O conceito de “salário absoluto” e “salário relativo” e suas implicações para os empregados.
  • Fatores externos que influenciam na determinação dos salários.
  • Diretrizes e métodos adotados pelas empresas para tratamento eqüitativo das estruturas salariais.

3.OBJETIVOS DA ADMINISTRAÇÃO SALARIAL 

  • Objetivos da administração de cargos e salários.
  • Objetivo geral e objetivos específicos.
  • O que o setor precisa fazer para alcançar tais objetivos.
  • Diretrizes de administração de cargos e salários.

4.DESCRIÇÃO DE CARGOS 

  • Os vários usos das descrições de cargos.
  • Programação das descrições de cargos.
  • Conceitos sobre as tarefas e cargos.
  • Métodos de coleta de dados: critérios de escolha.
  • Questionários, observações e entrevistas: vantagens e desvantagens.
  • Técnicas de entrevistas para descrição a análise de cargos. Como desenvolver uma seqüência lógica.
  • O papel do pessoal da empresa no processo de coleta de dados sobre os cargos.
  • Padronização de cargos.
  • Normas para elaboração das descrições de cargos: técnicas básicas.
  • Exercícios práticos de descrição de cargo.
  • O manual de descrições de cargos. Sua implantação e atualização.

5.ANÁLISE DE CARGOS 

  • Requisitos aplicados na análise de cargos.
  • Fatores a considerar na análise de cargos.
  • Como identificar e caracterizar os fatores e sub-fatores aplicados a análise de cargos:
  • Requisitos mentais.
  • Requisitos físicos.
  • Responsabilidades.
  • Condições de trabalho.
  • Exercícios de análise de cargos.

6.AVALIAÇÃO DE CARGOS 

  • Objetivos a serem atendidos com a avaliação de cargos.
  • A tarefa de avaliar os cargos. De quem é a responsabilidade?.
  • Sistemas de avaliação: sistemas não-quantitativos. Sistemas quantitativos. O sistema de pontos.
  • Conceito de cargos-chave. O papel dos cargos-chaves.
  • Fatores de avaliação de cargos.
  • A aplicação dos fatores de avaliação.
  • Número de sub-fatores de um plano.
  • Grau ou níveis.
  • A avaliação de cargos: outros métodos.
  • Método de comparação dos fatores.
  • Método de classificação por graus pré-determinados.
  • Método do ordenamento.
  • Lista de requisitos.
  • Exercícios práticos.
  • A escolha do plano que atende as suas necessidades.

7.MODELO DE MANUAL DE AVALIAÇÃO 

  • Definição dos fatores de avaliação.
  • Grau. Definição de grau. Ponderação dos graus e fatores. Modelos de cálculos.
  • Desenvolvimento do manual de avaliação de cargos.
  • Exercício prático.

8.PESQUISA SALARIAL 

  • Histórico da pesquisa salarial.
  • Conceito de pesquisa. Tipos de pesquisa.
  • A condução da sua própria pesquisa.
  • Elaboração da pesquisa.
  • Seleção dos cargos a serem pesquisados.
  • Seleção das empresas participantes: critérios.
  • Preparo do manual de pesquisa:
  • Coleta de dados.
  • Tabulação da pesquisa salarial. Fórmulas adotadas.
  • Conclusão da pesquisa: análise do resultado obtido, relato aos participantes.
  • Exercícios práticos de desenvolvimento de caderno de pesquisa.
  • Exercícios de tabulação de pesquisa.

9.ESTATÍSTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO DE SALÁRIOS 

  • Descrição de dados. Medidas de posição estatística:
  • Medidas de posição em conjunto de dados.
  • Média aritmética simples.
  • Média aritmética para dados agrupados.
  • Média aritmética ponderada.
  • Cálculo da mediana.
  • Mediana para dados agrupados.
  • Moda. Moda para dados agrupados – cálculos.
  • Relação entre a média, a mediana e a moda.
  • Quartis, decis e percentis para dados agrupados – cálculos.
  • Média geométrica.
  • Medidas de dispersão: desvio médio, desvio padrão.
  • Equação de reta: a reta de mínimos quadrados. Exercícios.
  • Equação do segundo grau. Exercício prático.
  • Função exponencial: exercício prático.
  • Teoria da correlação:
  • Correlação e regressão – conceitos.
  • Correlação linear.
  • Linha de regressão da reta de mínimos quadrados.
  • Progressão aritmética:
  • Cálculo.
  • Progressão geométrica:
  • Cálculo.
  • Aplicação da progressão aritmética e geométrica na montagem do manual de avaliação de cargos.

10.CRIANDO ESTRUTURA DE CARGOS, ESTRUTURA DE FAIXAS SALARIAIS. DEFININDO UMA POLÍTICA SALARIAL 

  • Teste do manual de avaliação de cargos.
  • Ajustamento salarial.
  • Montagem e cálculo da tabela salarial.
  • Cálculo da tabela de classificação.
  • Política salarial:
  • Apresentação de parâmetros básicos para desenvolvimento e implementação de uma política formal de administração salarial.

D – METODOLOGIA A SER ADOTADA

  • Jogos de empresa, trabalhos em grupo, debates, simulações, reporte de situações reais vivenciadas no dia-a-dia, estudos de caso, palestras específica, atividades lúdicas. As atividades serão executadas de forma intensa e participativa, onde todos participam de tudo; e concluídos com uma ampla avaliação individual e grupal.

Dentre as diversas técnicas participativas em uso, poderão ser adotadas:

  • Estudo de casos típicos do dia-a-dia dos treinandos.
  • Análise de situações de trabalho comum no nível de atuação dos participantes.
  • Exercícios que propiciem maior internacionalização do ensino e reforcem o aprendizado;
  • Aplicação de auto-diagnósticos, seguido de análise, debates e conclusões;
  • Aplicação de jogos e simulações, com trabalhos em grupo;
  • Projeção de filmes sobre temas abordados, com análise, debates e conclusões.
  • Aplicação de jogos de aquecimento, jogos de integração, jogos de toque e confiança, vitalizadores e jogos de fechamento.
Diurno – 16 horas

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