A – OBJETIVOS DO CURSO
- Administradores e corpo gerencial envolvidos com a área ambiental e o pessoal de marketing e relações com os clientes.
- Este curso aborda um tema de questões ecológicas e associa ao marketing, como ferramenta de conquista de mercado.
- Nos dias atuais, a preocupação do Brasil é estar inserido em uma política de preservação do meio ambiente, protegendo as nossas florestas e consequentemente protegendo o verde. Com esta imagem, associada a um produto, poderemos avaliar este produto como algo “puro” e saudável para o consumidor. Qualquer que seja o ramo de atividade de sua organização, o selo verde irá distinguí-lo no mercado.
- Conhecer estratégias eficientes, para utilizar das inúmeras oportunidades ambientais existentes e se posicionar melhor no mercado.
B – A QUEM SE DESTINA
- Administradores e corpo gerencial envolvidos com a área ambiental e o pessoal de marketing e relações com os clientes.
C – PROGRAMA
1.A Gestão da Qualidade Ambiental
- Os conhecimentos dos princípios da ecologia para serem aplicados na área industrial.
- A implantação de um desenvolvimento sustentado na gestão da qualidade.
- As transformações ecológicas e sociais que ocorrerão na indústria, com a implantação de um sistema de qualidade ambiental.
2.O Marketing Ecológico
- As questões do marketing como ferramenta de conquista do mercado.
- Os desafios mercadológicos ambientais e as barreiras de mercado, criadas em função do apelo ao aspecto do “verde”.
- A ecologia como mercadoria duradoura e a sua influência nos meios de comunicação.
- O marketing ecológico, os formadores de opinião e a conquista do cliente.
- Os certificados ambientais como ferramentas e o estabelecimento de no benchmarking ambiental.
- A criação de uma organização pró-ativa ambiental e como obter um salto para o futuro com esta nova filosofia.
3.O Selo Verde
- Qual a importância e a necessidade de se obter um “selo verde”.
- Como vender a imagem “Verde” para conquistar o consumidor quanto aos aspectos ambientais.
- A inter-relação entre a norma ISO 14.000 e o selo verde.
- Como o mercado aborda o assunto e a importância de manter o “Selo Verde”.
D – METODOLOGIA DE ENSINO
Será ativo participativo, (andragógico) com exposições dialogadas, autodiagnósticos, estudos de casos, jogos, dinâmicas, trabalhos em grupo, projeção de filmes, análise de vídeos, feedback, exercícios de autoconhecimento, discussões e práticas orientadas, debates, painel integrado, entre outros métodos participativos.
Será um treinamento prático, apoiado em instrumentos de ação aplicado para fins produtivos.