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Avançado de Habilidades Gerenciais (Para Diretores, Gerentes e Lideranças Intermediárias)

DG-14

A – OBJETIVO DO CURSO

  • Este curso de grande sucesso, é um programa que enfoca bem de uma forma dinâmica, prática e simples, mas com a profundidade dos conceitos, as tarefas gerenciais.
  • É uma excelente reciclagem e atualização para profissionais, já com formação na área gerencial. É um curso formativo de fundamentos das gerências para aqueles que têm boa experiência prática, mas não têm formado conhecimento mais aprofundado com os conceitos gerenciais.
  • Um programa bem elaborado, bastante abrangente, para gerentes de todas as áreas da empresa, como a financeira, a de fabricação, marketing, vendas, etc.
  • Este curso prático proporciona exatamente a seus supervisores o que eles precisam para encarregarem-se das tarefas com confiança e aprender a gerenciar com sucesso.
  • Nós ajudaremos a desenvolver suas habilidades de comunicação e mostraremos como cultivar relações produtivas entre empregados, incluindo as principais responsabilidades para treino de empregados e seu desenvolvimento.

Ao terminarem este curso, eles se sentirão seguros e capazes quando enfrentarem problemas:

  • Levar adiante suas idéias com clareza e positivamente
  • Desenvolver entusiasmo em seus subordinados
  • Elaborar um esquema de trabalho realista e bem ordenado
  • Planejar objetivos para si e seus subordinados.
  • Ampliar a competência interpessoal, administrativa e técnica daqueles que r exercem função de chefia e supervisão para obter um “top performance” nas áreas e ação pelas quais são responsáveis.
  • Fornecer os recursos mais atualizados de gestão. Desenvolver a capacidade de criar e aplicar soluções de produtividade empresarial.
  • Aumentar os recursos individuais de análise, tomada de decisões, liderança, comunicações. Fornecer dados e “ferramentas” para o planejamento, organização, controle e avaliação de resultados na administração da empresa.

B – PÚBLICO ALVO

  • Chefias Intermediárias, Supervisores, Novos Gerentes, Coordenadores, Assistentes e Assessores atuando em diversas áreas funcionais de empresas públicas e privadas.

C – PROGRAMA A SER DESENVOLVIDO

1.Sensibilização Para Mudanças (Abertura Para Mudanças) 

  • Evolução das empresas Tendências para curto e médio.
  • Novo perfil gerencial. Competências necessárias.
  • Disfunções organizacionais que comprometem o lucro: como evitá-las.
  • Sensibilização para evolução da empresa. Filmes. Análises de casos brasileiros.

2.Seu Papel Como Supervisor; 

  • Papel e função da Gerência e Chefias Intermediárias.
  • Ciclo básico de gerência. Dinâmica e habilidades básicas.

3.Ampliação da Capacidade Gerencial. Perfil do Gerenciador: Papéis e Atitudes 

  • Equipes autogeridas, sinergia e comprometimento.
  • A gestão da mudança: megatendências e desafios contemporâneos.

4.Planejamento, Organização e Controle 

  • Conceitos. Finalidades. Tipos. Atividades do planejamento, organização e controle. Princípios da organização.
  • Missão, objetivos, razão de ser e políticas integradas ao planejamento da empresa.

5.Jogos de Empresas: Explorando Situações de Cooperação e Conflito para o Desenvolvimento de Relações Interpessoais Positivas

  • Caso prático: o “Jogo do Cassino”. Desenvolvimento da competência interpessoal (habilidades para liderar, negociar, comunicar, delegar e fazer relações humanas).
  • Explorando o poder da visão do objetivo para alcance de resultados significativos para a empresa.
  • Disfunções organizacionais e comportamentos que comprometem os níveis de lucratividade. O que fazer para eliminá-las?
  • “Team Bulding” como resposta. Outras ações.
  • Feedback com instrumento de gestão das relações interpessoais.
  • Desenvolvendo habilidades para o trabalho em times auto-gerenciáveis.

6.O Papel dos Gestores e Chefias Intermediárias. O Que é Ser Líder? 

  • O que é ser gestor? E ser líder? O que a empresa e os empregados esperam dos gestores e das chefias intermediárias?
  • Papéis técnicos e não tácitos das lideranças intermediárias.
  • Papel dos gestores.
  • As responsabilidades específicas das lideranças intermediárias e por quais resultados elas são responsáveis.
  • As ferramentas que os gestores e chefes/ supervisores dispõem para responder por suas áreas de ação/ responsabilidades.
  • Dinâmicas de “simulação” de situações para o desenvolvimento das percepções dos papéis que os gestores desempenham.

7.Gerenciamento do Tempo 

  • Premissas e objetivos.
  • Seu estilo de administração do tempo.
  • Diagnóstico e auditoria do uso do tempo.
  • Planejamento e organização pessoal como premissa para otimização do uso do tempo.
  • Identificação dos “ladrões” do tempo.
  • Desenvolvimento do plano de ação para uso eficaz do tempo.

8.Delegação de Poderes 

  • Diagnóstico do seu atual nível de delegação.
  • Retomando ao fundamental. Clareza nos papéis organizacionais X coerência nos objetivos do cargo.
  • Delegação produtiva: técnicas, critérios e benefícios.
  • O que é delegável X indícios de “delegação perversa”.
  • Premissa para delegar melhor.
  • Técnicas eficientes de delegação – plano de delegação

9.Comunicação Interpessoal 

  • A dinâmica da comunicação humana. Técnicas e instrumentos para uma comunicação eficaz. Barreiras à comunicação e eficaz.
  • Como melhorar as comunicações na empresa. Técnicas, “ferramentas”.

10.Tomada de Decisões 

  • O processo decisório com técnica gerencial. Métodos de análise para tomada de decisões; Exercícios práticos.
  • Como tomar suas decisões mais eficazes e assegurar melhores resultados para empresa.

11.Liderança e Motivação Humana 

  • Motivação de Pessoal
  • Como trabalhar com técnicas gerenciais que asseguram maior motivação e elevação do moral dos recursos humanos.
  • Elaboração de um “Plano de Motivação Continuada”. Relato de casos brasileiros.
  • Liderança, mitos e realidade.
  • Estilos de liderança X “Estilo pessoal de atuação”.
  • Harmonizando necessidade do ser humano e necessidade da empresa. .Identificando e administrando os “três motivos sociais” da equipe.
  • Habilidades e técnicas para uma liderança eficaz.

12.Como Transformar Equipe em Potencial em Times de Alta Performance 

  • O que é equipe. Principais características.
  • As chaves para construir e manter uma equipe forte.
  • Os principais desafios a serem enfrentados e vencidos pela equipe.
  • Equipe madura, cultura, valores, comportamentos e envolvimentos internos.
  • O novo papel das chefias intermediárias das equipes.
  • Vivências estruturadas: trabalhos orientados e debates.

13.”Treinamento e Desenvolvimento do Pessoal/ Avaliação de Desempenho

  • Como formar um bom quadro de pessoal. Treinamento, desenvolvimento e planejamento dos recursos humanos. Como desenvolver programas de treinamento para a empresa.
  • Como definir padrões de desempenho para o seu pessoal. Métodos de avaliação de desempenho.
  • Como conduzir entrevistas de análise de desempenho.

14.Otimizando Relações Interpessoais: Desenvolvimento das Habilidades de Liderança 

  • Diagnóstico do estilo de liderança (auto-conhecimento).
  • Estilos consagrados e inovadores de relação e liderança de pessoas.
  • Como capitalizar as forças e competências sociais e de liderança para legitimar o papel e a autoridade.
  • Como diagnosticar o estilo dominante de cada colaborador e integrá-lo no “design” correto do cargo.
  • Desenvolvendo um plano de delegação que leve a equipe ao crescimento. .O “empowerment” na prática: bases, meios e seus resultados.

15.Administração de Conflitos 

  • Técnicas gerenciais para manejo dos conflitos.
  • Tipos de soluções (estrutural, processual e mista) aplicadas no manejo de conflitos.
  • Os estilos comportamentais e sua influência no desempenho e produtividade dos recursos humanos.
  • Diagnósticos de estilos: identificando os estilos comportamentais dominantes.
  • Como lidar com suas forças produtivas (pontos fortes) em situações de pressão.
  • Como identificar os pontos fortes dos membros da equipe e capitalizar sobre suas forças produtivas.
  • Como utilizar os resultados da equipe e da empresa pelo “Team Bulding”.

16.Empregabilidade e Marketing Gerencial 

  • As teses do fim do emprego, do novo emprego, e do “emprego virtual”. As relações trabalhistas: como e para onde estão mudando.
  • Demandas internas de preparo para fortalecer os vínculos do executivo à empresa.
  • Perfis empreendedores no meio executivo: mantendo a forma para competir interna e externamente.
  • Marketing pessoal: a administração da carreira e os focos da sua excelência.
  • Painel de debates: mudanças nos vínculos trabalhistas e a descoberta de novos espaços.

D – METODOLOGIA DE ENSINO – APRENDIZAGEM

  • Será adotado método ativo -participativo, fundamentados nos princípios andragógicos, com orientações dos consultores c trocas de experiência entre os participantes, visando ampliá-las.
  • Dentre as diversas técnicas pedagógicas a serem adotadas, incluem: roling-play, estudos de casos, jogos, dinâmicas de grupo, exposições dialogadas, filmes direcionados, painel integrado, debates, consulta a textos atualizados e debates, estudo de casos, tipos de gerência e jogos de empresas.
Diurno – 8 horas

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