A – OBJETIVO DO CURSO
- Este curso de grande sucesso, é um programa que enfoca bem de uma forma dinâmica, prática e simples, mas com a profundidade dos conceitos, as tarefas gerenciais.
- É uma excelente reciclagem e atualização para profissionais, já com formação na área gerencial. É um curso formativo de fundamentos das gerências para aqueles que têm boa experiência prática, mas não têm formado conhecimento mais aprofundado com os conceitos gerenciais.
- Um programa bem elaborado, bastante abrangente, para gerentes de todas as áreas da empresa, como a financeira, a de fabricação, marketing, vendas, etc.
- Este curso prático proporciona exatamente a seus supervisores o que eles precisam para encarregarem-se das tarefas com confiança e aprender a gerenciar com sucesso.
- Nós ajudaremos a desenvolver suas habilidades de comunicação e mostraremos como cultivar relações produtivas entre empregados, incluindo as principais responsabilidades para treino de empregados e seu desenvolvimento.
Ao terminarem este curso, eles se sentirão seguros e capazes quando enfrentarem problemas:
- Levar adiante suas idéias com clareza e positivamente
- Desenvolver entusiasmo em seus subordinados
- Elaborar um esquema de trabalho realista e bem ordenado
- Planejar objetivos para si e seus subordinados.
- Ampliar a competência interpessoal, administrativa e técnica daqueles que r exercem função de chefia e supervisão para obter um “top performance” nas áreas e ação pelas quais são responsáveis.
- Fornecer os recursos mais atualizados de gestão. Desenvolver a capacidade de criar e aplicar soluções de produtividade empresarial.
- Aumentar os recursos individuais de análise, tomada de decisões, liderança, comunicações. Fornecer dados e “ferramentas” para o planejamento, organização, controle e avaliação de resultados na administração da empresa.
B – PÚBLICO ALVO
- Chefias Intermediárias, Supervisores, Novos Gerentes, Coordenadores, Assistentes e Assessores atuando em diversas áreas funcionais de empresas públicas e privadas.
C – PROGRAMA A SER DESENVOLVIDO
1.Sensibilização Para Mudanças (Abertura Para Mudanças)
- Evolução das empresas Tendências para curto e médio.
- Novo perfil gerencial. Competências necessárias.
- Disfunções organizacionais que comprometem o lucro: como evitá-las.
- Sensibilização para evolução da empresa. Filmes. Análises de casos brasileiros.
2.Seu Papel Como Supervisor;
- Papel e função da Gerência e Chefias Intermediárias.
- Ciclo básico de gerência. Dinâmica e habilidades básicas.
3.Ampliação da Capacidade Gerencial. Perfil do Gerenciador: Papéis e Atitudes
- Equipes autogeridas, sinergia e comprometimento.
- A gestão da mudança: megatendências e desafios contemporâneos.
4.Planejamento, Organização e Controle
- Conceitos. Finalidades. Tipos. Atividades do planejamento, organização e controle. Princípios da organização.
- Missão, objetivos, razão de ser e políticas integradas ao planejamento da empresa.
5.Jogos de Empresas: Explorando Situações de Cooperação e Conflito para o Desenvolvimento de Relações Interpessoais Positivas
- Caso prático: o “Jogo do Cassino”. Desenvolvimento da competência interpessoal (habilidades para liderar, negociar, comunicar, delegar e fazer relações humanas).
- Explorando o poder da visão do objetivo para alcance de resultados significativos para a empresa.
- Disfunções organizacionais e comportamentos que comprometem os níveis de lucratividade. O que fazer para eliminá-las?
- “Team Bulding” como resposta. Outras ações.
- Feedback com instrumento de gestão das relações interpessoais.
- Desenvolvendo habilidades para o trabalho em times auto-gerenciáveis.
6.O Papel dos Gestores e Chefias Intermediárias. O Que é Ser Líder?
- O que é ser gestor? E ser líder? O que a empresa e os empregados esperam dos gestores e das chefias intermediárias?
- Papéis técnicos e não tácitos das lideranças intermediárias.
- Papel dos gestores.
- As responsabilidades específicas das lideranças intermediárias e por quais resultados elas são responsáveis.
- As ferramentas que os gestores e chefes/ supervisores dispõem para responder por suas áreas de ação/ responsabilidades.
- Dinâmicas de “simulação” de situações para o desenvolvimento das percepções dos papéis que os gestores desempenham.
7.Gerenciamento do Tempo
- Premissas e objetivos.
- Seu estilo de administração do tempo.
- Diagnóstico e auditoria do uso do tempo.
- Planejamento e organização pessoal como premissa para otimização do uso do tempo.
- Identificação dos “ladrões” do tempo.
- Desenvolvimento do plano de ação para uso eficaz do tempo.
8.Delegação de Poderes
- Diagnóstico do seu atual nível de delegação.
- Retomando ao fundamental. Clareza nos papéis organizacionais X coerência nos objetivos do cargo.
- Delegação produtiva: técnicas, critérios e benefícios.
- O que é delegável X indícios de “delegação perversa”.
- Premissa para delegar melhor.
- Técnicas eficientes de delegação – plano de delegação
9.Comunicação Interpessoal
- A dinâmica da comunicação humana. Técnicas e instrumentos para uma comunicação eficaz. Barreiras à comunicação e eficaz.
- Como melhorar as comunicações na empresa. Técnicas, “ferramentas”.
10.Tomada de Decisões
- O processo decisório com técnica gerencial. Métodos de análise para tomada de decisões; Exercícios práticos.
- Como tomar suas decisões mais eficazes e assegurar melhores resultados para empresa.
11.Liderança e Motivação Humana
- Motivação de Pessoal
- Como trabalhar com técnicas gerenciais que asseguram maior motivação e elevação do moral dos recursos humanos.
- Elaboração de um “Plano de Motivação Continuada”. Relato de casos brasileiros.
- Liderança, mitos e realidade.
- Estilos de liderança X “Estilo pessoal de atuação”.
- Harmonizando necessidade do ser humano e necessidade da empresa. .Identificando e administrando os “três motivos sociais” da equipe.
- Habilidades e técnicas para uma liderança eficaz.
12.Como Transformar Equipe em Potencial em Times de Alta Performance
- O que é equipe. Principais características.
- As chaves para construir e manter uma equipe forte.
- Os principais desafios a serem enfrentados e vencidos pela equipe.
- Equipe madura, cultura, valores, comportamentos e envolvimentos internos.
- O novo papel das chefias intermediárias das equipes.
- Vivências estruturadas: trabalhos orientados e debates.
13.”Treinamento e Desenvolvimento do Pessoal/ Avaliação de Desempenho
- Como formar um bom quadro de pessoal. Treinamento, desenvolvimento e planejamento dos recursos humanos. Como desenvolver programas de treinamento para a empresa.
- Como definir padrões de desempenho para o seu pessoal. Métodos de avaliação de desempenho.
- Como conduzir entrevistas de análise de desempenho.
14.Otimizando Relações Interpessoais: Desenvolvimento das Habilidades de Liderança
- Diagnóstico do estilo de liderança (auto-conhecimento).
- Estilos consagrados e inovadores de relação e liderança de pessoas.
- Como capitalizar as forças e competências sociais e de liderança para legitimar o papel e a autoridade.
- Como diagnosticar o estilo dominante de cada colaborador e integrá-lo no “design” correto do cargo.
- Desenvolvendo um plano de delegação que leve a equipe ao crescimento. .O “empowerment” na prática: bases, meios e seus resultados.
15.Administração de Conflitos
- Técnicas gerenciais para manejo dos conflitos.
- Tipos de soluções (estrutural, processual e mista) aplicadas no manejo de conflitos.
- Os estilos comportamentais e sua influência no desempenho e produtividade dos recursos humanos.
- Diagnósticos de estilos: identificando os estilos comportamentais dominantes.
- Como lidar com suas forças produtivas (pontos fortes) em situações de pressão.
- Como identificar os pontos fortes dos membros da equipe e capitalizar sobre suas forças produtivas.
- Como utilizar os resultados da equipe e da empresa pelo “Team Bulding”.
16.Empregabilidade e Marketing Gerencial
- As teses do fim do emprego, do novo emprego, e do “emprego virtual”. As relações trabalhistas: como e para onde estão mudando.
- Demandas internas de preparo para fortalecer os vínculos do executivo à empresa.
- Perfis empreendedores no meio executivo: mantendo a forma para competir interna e externamente.
- Marketing pessoal: a administração da carreira e os focos da sua excelência.
- Painel de debates: mudanças nos vínculos trabalhistas e a descoberta de novos espaços.
D – METODOLOGIA DE ENSINO – APRENDIZAGEM
- Será adotado método ativo -participativo, fundamentados nos princípios andragógicos, com orientações dos consultores c trocas de experiência entre os participantes, visando ampliá-las.
- Dentre as diversas técnicas pedagógicas a serem adotadas, incluem: roling-play, estudos de casos, jogos, dinâmicas de grupo, exposições dialogadas, filmes direcionados, painel integrado, debates, consulta a textos atualizados e debates, estudo de casos, tipos de gerência e jogos de empresas.