A – OBJETIVO DO CURSO
- Desenvolver nos participantes as habilidades necessárias para aplicar com segurança e criatividade dinâmicas de grupo e jogos em seleção de pessoal e ampliar sua bagagem cognitiva nesta área.
B – A QUEM SE DESTINA
Pedagogos, Psicólogos, Selecionadores de Pessoal, Instrutores e Multiplicadores de treinamento. Profissionais da área de RH que desejam ampliar sua competência e cultura técnica em Recursos Humanos.
C – PROGRAMA
1a FASE
– TORNAM-SE CONHECIDOS OS PARTICIPANTES –
Técnica
Objetivos
- Ajudar os membros do grupo a se conhecerem de uma maneira não ameaçadora.
- Explorar as dimensões de um encontro curto.
- Enfatizar a necessidade em saber ouvir uma conversa.
Analisar
1.A facilidade de comunicação.
2.Honestidade da colocação das respostas.
3.Como percebe o outro e de que forma transmite ao grupo.
4.Simpatia e espontaneidade.
2a FASE
– IMAGENS –
Técnica
Objetivos
- Explorar os sentimentos que se originam da situação de estar sendo avaliados e ajudar a superar.
- Aumentar o envolvimento das pessoas do grupo, desinibindo-as.
Analisar
1.Espontaneidade.
2.Capacidade de adaptação.
3.Postura.
4.Descontração.
5.Controle da situação.
6.Capacidade de expressão.
3a FASE
– UMA CORRIDA DE CARROS –
Técnica
- Dinâmica de grupo.
- Objetivos
- Avaliar a eficiência de um trabalho, tanto em equipe quanto individual, o sentido de rapidez, da agilidade manual e capacidade de raciocínio, desenvolvendo a imaginação e a criatividade.
Analisar
1.Eficiência do trabalho.
2.Sentido de rapidez.
3.Agilidade mental.
4.Capacidade de raciocínio.
4a FASE
– CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER –
técnica
- Dinâmica de grupo e dramática.
Objetivos
- Avaliar o desempenho individual e do grupo como um todo na situação de debate e discussão de valores que diferem de indivíduo para indivíduo e de indivíduo para grupo.
- Avaliar a atuação individual em uma situação crítica.
Analisar
1.Controle emocional.
2.Planejamento.
3.Participação.
4.Descentralização.
5.Capacidade de síntese.
6.Profundidade.
7.Provas e exemplos.
8.Relacionamento.
9.Capacidade de expressão.
D – JOGOS E VITALIZADORES APLICADOS A SELEÇÃO
1.VIVENCIANDO JOGOS. HABILITANDO OS PARTICIPANTES A APLICÁ-LOS
Como aplicar (vivenciando)
- Jogo do Cassino.
- Dinâmica do Boneco.
- Jogo do Buraco Quadrado.
- Jogo do “T”.
- Jogo do “Kaos”.
Vivenciando vitalizadores
- Os participantes do curso levarão cópia dos jogos.
D – METODOLOGIA DE ENSINO
Ativa participativa, com vivencias de situações do dia-a-dia dos treinandos. Estudo de casos típicos da realidade dos participantes. Exposição dialogada, painel integrado, projeção e análise de filmes, estudos e debates em grupo.