A – OBJETIVOS DO CURSO
- Habilitar-se na técnica contemporânea de entrevistar pessoas em situações de seleção, análise de desempenho e aconselhamento.
- Revisar postura, linguagem não verbal, comunicação, comportamento e atitudes, adequando-as ao perfil dos entrevistados e contexto da entrevista.
- Permitir aos participantes vivenciar os principais aspectos que interferem na entrevista de seleção, tendo a oportunidade de experimentarem técnicas e instrumentos que irão servir como recurso de apoio para selecionar, avaliar, orientar e treinar pessoal.
- Aprender a analisar criticamente as técnicas adotadas quanto as vantagens, limitações e abrangências, conforme requisitos e situações vividas.
- Aumentar a segurança dos entrevistadores durante o processo de entrevista por meio de entrevistas simuladas pelos treinandos e analisadas pelo facilitador, numa ação interativa.
B – A QUEM SE DESTINA
Este é um curso da COMANDA dirigido aos profissionais de linha que terão envolvimento direto no processo de seleção e admissão de novos colaboradores para a Empresa, que através deste treinamento irão reunir conhecimentos e habilidades para aplicarem as ferramentas e técnicas apropriadas as ações de avaliação e seleção de candidatos às vagas oferecidas.
É também dirigido aos Gerentes, Supervisores e Líderes de grupo que aplicam entrevistas de desenvolvimento do desempenho e atuam como Coach de seus colaboradores.
C – PROGRAMA
1.O VALOR E OBJETIVO DA ENTREVISTA
- Perfil e postura do entrevistador.
- Conhecimentos e habilidades do entrevistador – Característica humana.
- Estrutura do processo de entrevista:
- Planejamento.
- Aspectos logísticos.
- Componentes de dinâmica da entrevista.
- Elaboração, análise e apresentação de parecer (laudo prático).
2.INSTRUMENTOS DE P.N.L. – PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA APLICADA A ENTREVISTA
- Estabelecer Rapport – Clima de confiança e abertura de canais de comunicação.
- Como a linguagem do Corpo e controle do clima emocional influenciam na eficácia da entrevista.
3.COMUNICAÇÃO E VALORES COM AS ENTREVISTAS
- Ruídos e barreira a identificar e superar.
- Técnicas e formas eficientes e eficazes de relações e comunicações com os entrevistados.
4.EXPECTATIVA DOS ENTREVISTADOS EM RELAÇÃO AOS PROFISSIONAIS QUE ENTREVISTAM
- Criar clima, planejar e organizar-se para a entrevista.
- Falhas que os entrevistadores devem evitar,
- O que fazer para “compreender” o comportamento dos entrevistados.
- Perfil e motivações objetivas e subjetivas dos entrevistados.
- A arte e a habilidade para conhecer e influenciar pessoas.
5.PLANEJAMENTO PARA ENTREVISTA DE SELEÇÃO
- Definição do perfil das vagas – critérios e técnicas.
- Escolha dos instrumentos para avaliação dos candidatos: aspectos a considerar.
- Como preparar-se para a entrevista:
- A importância do ambiente apropriado – características/requisitos.
- Como preparar o roteiro das entrevistas:
- Técnicas para formulação das perguntas.
- Como desenvolver a arte de perguntar:
- Perguntas abertas, perguntas fechadas, perguntas dirigidas.
- Como e quando fazê-las.
- Definição dos tipos de entrevistas que serão aplicadas:
- Entrevistas individuais.
- Coletivas.
- Cruzadas.
- Repetidas.
6.HABILIDADES E TÉCNICAS DE ENTREVISTAS DE SELEÇÃO
- Motivação e comportamento humano na entrevista de seleção. A importância do Rapport.
- Aspectos psicológicos que interferem na entrevista:
- A ótica do entrevistador x a ótica do entrevistado.
- Diferentes necessidades do candidato.
- A linguagem e a meta linguagem.
- A observação dos fatores não verbais na entrevista:
- Gestos.
- Tom de voz.
- Entonação.
- Ritmo.
- Postura.
- Expressões faciais.
- Olhar.
- A influência dos aspectos emocionais.
- A influência do entrevistador sobre o entrevistado.
- Estrutura da Entrevista de Seleção:
- O Rapport.
- A introdução do tema “central”.
- A obtenção e/ou concordância do candidato.
- Obtendo compromisso.
- O registro das informações e análise.
- Como administrar o tempo na entrevista.
- Técnicas para o fechamento da entrevista.
7.CASOS PRÁTICOS
Práticas de Entrevista para Seleção de Pessoal
- Exercícios práticos, com entrevistas simuladas:
- Desenvolvimento de habilidades para entrevistas de seleção.
- Filmagens, projeção em vídeo e análise pelos participantes e facilitador.
- A postura mais recomendada – empatia, neutralidade.
- Desenvolvimento de técnicas de formulação de perguntas e habilidades no uso de instrumentos auxiliares.
- Projeção de filmes:
- Analisando a dinâmica da entrevista.
- Características pessoais, profissionais e ética na seleção.
8.AVALIAÇÃO DOS CANDIDATOS E ELABORAÇÃO DE PARECER
- Como organizar e analisar as informações obtidas.
- Critérios e técnicas para elaboração de laudos:
- Elementos componentes do diagnóstico e prognóstico profissional.
- Como interpretar os dados colhidos na entrevista, a motivação e os traços da personalidade dos candidatos.
9.COMO OS LÍDERES PODEM ANALISAR O DESEMPENHO DE SEUS COLABORADORES
- Esta unidade analisa as avaliações de performance, seu relativo valor, benefícios aos colaboradores e aos líderes, e sua utilização como um método viável de comunicação formal entre os líderes e seus colaboradores e vice-versa.
Áreas de instrução incluem:
- ØRazões para a avaliação da performance dos colaboradores.
- ØOs benefícios decorrentes de deixar uma pessoa saber o seu desempenho.
- ØDesenvolvimento das habilidades da entrevista de gerenciamento do desempenho:
- O que é a entrevista de gerenciamento do desempenho.
- Como conduzir entrevistas de G.D. de forma eficaz.
- Aspectos que podem invalidar a entrevista.
10.ENTREVISTA DE “COACHING” E ACONSELHAMENTO
- Definições de Aconselhamento e “Coaching”.
- Situações de trabalho que podem exigir aconselhamento ou “Coaching”.
- Como planejar e realizar sessões de “Coaching”.
- Diretrizes para a realização do “Coaching” com os colaboradores.
- Preparando-se e realizando uma entrevista de “Coaching” – Dramatização.
- Empatia como requisição do “Coaching”.
- Técnicas para dar feedback aos colaboradores.
- Processo de crítica e elogio construtivo.
- Filme: “Chegando ao Sim” – Como separar o problema da pessoa.
D – METODOLOGIA
Curso totalmente vivencial, com os participantes vivenciado e analisando as entrevistas das quais irão participar.
Será um curso prático e participativo, com aulas expositivas de curta duração para apreensão pelos participantes dos conhecimentos teóricos necessários. Haverão simulações de entrevistas, com filmagens e projeções em vídeo para análises e conclusões.
Serão fornecidos textos e uma série de instrumentos de aplicação prática e imediata nas entrevistas de seleção, análise de desempenho e Coach.
O curso contará ainda com projeção de filmes especializados sobre os principais temas a serem tratados.
Os participantes receberão material de apoio completo contendo material didático de suporte relativo a todos os temas constantes do conteúdo programático.