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Entrevistas Eficazes – Técnicas e Habilidades

RH-21

A – OBJETIVOS DO CURSO

  • Habilitar-se na técnica contemporânea  de entrevistar pessoas em situações de seleção, análise de desempenho e aconselhamento.
  • Revisar postura, linguagem não verbal, comunicação, comportamento e atitudes, adequando-as ao perfil dos entrevistados e contexto da entrevista.
  • Permitir aos participantes vivenciar os principais aspectos que interferem na entrevista de seleção, tendo a oportunidade de experimentarem técnicas e instrumentos que irão servir como recurso de apoio para selecionar, avaliar, orientar e treinar pessoal.
  • Aprender a analisar criticamente as técnicas adotadas quanto as vantagens, limitações e abrangências, conforme requisitos e situações vividas.
  • Aumentar a segurança dos entrevistadores durante o processo de entrevista por meio de entrevistas simuladas pelos treinandos e analisadas pelo facilitador, numa ação interativa.

B – A QUEM SE DESTINA

Este é um curso da COMANDA dirigido aos profissionais de linha que terão envolvimento direto no processo de seleção e admissão de novos colaboradores para a Empresa, que através deste treinamento irão reunir conhecimentos e habilidades para aplicarem as ferramentas e técnicas apropriadas as ações de avaliação e seleção de candidatos às vagas oferecidas.

É também dirigido aos Gerentes, Supervisores e Líderes de grupo que aplicam entrevistas de desenvolvimento do desempenho e atuam como Coach de seus colaboradores.

C – PROGRAMA

1.O VALOR E OBJETIVO DA ENTREVISTA 

  • Perfil e postura do entrevistador.
  • Conhecimentos e habilidades do entrevistador – Característica humana.
  • Estrutura do processo de entrevista:
  • Planejamento.
  • Aspectos logísticos.
  • Componentes de dinâmica da entrevista.
  • Elaboração, análise e apresentação de parecer (laudo prático).

2.INSTRUMENTOS DE P.N.L. – PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA APLICADA A ENTREVISTA 

  • Estabelecer Rapport – Clima de confiança e abertura de canais de comunicação.
  • Como a linguagem do Corpo e controle do clima emocional  influenciam na eficácia da entrevista.

3.COMUNICAÇÃO E VALORES COM AS ENTREVISTAS 

  • Ruídos e barreira a identificar e superar.
  • Técnicas e formas eficientes e eficazes de relações e comunicações com os entrevistados.

4.EXPECTATIVA DOS ENTREVISTADOS EM RELAÇÃO AOS PROFISSIONAIS QUE ENTREVISTAM 

  • Criar clima, planejar e organizar-se para a entrevista.
  • Falhas que os entrevistadores devem evitar,
  • O que fazer para “compreender” o comportamento dos entrevistados.
  • Perfil e motivações objetivas e subjetivas dos entrevistados.
  • A arte e a habilidade para conhecer e influenciar pessoas.

5.PLANEJAMENTO PARA ENTREVISTA DE SELEÇÃO 

  • Definição do perfil das vagas – critérios e técnicas.
  • Escolha dos instrumentos para avaliação dos candidatos: aspectos a considerar.
  • Como preparar-se para a entrevista:
  • A importância do ambiente apropriado – características/requisitos.
  • Como preparar o roteiro das entrevistas:
  • Técnicas para formulação das perguntas.
  • Como desenvolver a arte de perguntar:
  • Perguntas abertas, perguntas fechadas, perguntas dirigidas.
  • Como e quando fazê-las.
  • Definição dos tipos de entrevistas que serão aplicadas:
  • Entrevistas individuais.
  • Coletivas.
  • Cruzadas.
  • Repetidas.

6.HABILIDADES E TÉCNICAS DE ENTREVISTAS DE SELEÇÃO 

  • Motivação e comportamento humano na entrevista de seleção. A importância do Rapport.
  • Aspectos psicológicos que interferem na entrevista:
  • A ótica do entrevistador x a ótica do entrevistado.
  • Diferentes necessidades do candidato.
  • A linguagem e a meta linguagem.
  • A observação dos fatores não verbais na entrevista:
  • Gestos.
  • Tom de voz.
  • Entonação.
  • Ritmo.
  • Postura.
  • Expressões faciais.
  • Olhar.
  • A influência dos aspectos emocionais.
  • A influência do entrevistador sobre o entrevistado.
  • Estrutura da Entrevista de Seleção:
  • O Rapport.
  • A introdução do tema “central”.
  • A obtenção e/ou concordância do candidato.
  • Obtendo compromisso.
  • O registro das informações e análise.
  • Como administrar o tempo na entrevista.
  • Técnicas para o fechamento da entrevista.

7.CASOS PRÁTICOS 

Práticas de Entrevista para Seleção de Pessoal

  • Exercícios práticos, com entrevistas simuladas:
  • Desenvolvimento de habilidades para entrevistas de seleção.
  • Filmagens, projeção em vídeo e análise pelos participantes e facilitador.
  • A postura mais recomendada – empatia, neutralidade.
  • Desenvolvimento de técnicas de formulação de perguntas e habilidades no uso de instrumentos auxiliares.
  • Projeção de filmes:
  • Analisando a dinâmica da entrevista.
  • Características pessoais, profissionais e ética na seleção.

8.AVALIAÇÃO DOS CANDIDATOS E ELABORAÇÃO DE PARECER 

  • Como organizar e analisar as informações obtidas.
  • Critérios e técnicas para elaboração de laudos:
  • Elementos componentes do diagnóstico e prognóstico profissional.
  • Como interpretar os dados colhidos na entrevista, a motivação e os traços da personalidade dos candidatos.

9.COMO OS LÍDERES PODEM ANALISAR O DESEMPENHO DE SEUS COLABORADORES 

  • Esta unidade analisa as avaliações de performance, seu relativo valor, benefícios aos colaboradores e aos líderes, e sua utilização como um método viável de comunicação formal entre os líderes e seus colaboradores e vice-versa.

Áreas de instrução incluem:

  • ØRazões para a avaliação da performance dos colaboradores.
  • ØOs benefícios decorrentes de deixar uma pessoa saber o seu desempenho.
  • ØDesenvolvimento das habilidades da entrevista de gerenciamento do desempenho:
  • O que é a entrevista de gerenciamento do desempenho.
  • Como conduzir entrevistas de G.D. de forma eficaz.
  • Aspectos que podem invalidar a entrevista.

10.ENTREVISTA DE “COACHING” E ACONSELHAMENTO 

  • Definições de Aconselhamento e “Coaching”.
  • Situações de trabalho que podem exigir aconselhamento ou “Coaching”.
  • Como planejar e realizar sessões de “Coaching”.
  • Diretrizes para a realização do “Coaching” com os colaboradores.
  • Preparando-se e realizando uma entrevista de “Coaching” – Dramatização.
  • Empatia como requisição do “Coaching”.
  • Técnicas para dar feedback aos colaboradores.
  • Processo de crítica e elogio construtivo.
  • Filme: “Chegando ao Sim” – Como separar o problema da pessoa.

D – METODOLOGIA

Curso totalmente vivencial, com os participantes vivenciado e analisando as entrevistas das quais irão participar.

Será um curso prático e participativo, com aulas expositivas de curta duração para apreensão pelos participantes dos conhecimentos teóricos necessários. Haverão simulações de entrevistas, com filmagens e projeções em vídeo para análises e conclusões.

Serão fornecidos textos e uma série de instrumentos de aplicação prática e imediata nas entrevistas de seleção, análise de desempenho e Coach.

O curso contará ainda com projeção de filmes especializados sobre os principais temas a serem tratados.

Os participantes receberão material de apoio completo contendo material didático de suporte relativo a todos os temas constantes do conteúdo programático.

Diurno – 8 horas

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