Como Falar em Público

– Para Gestores, Técnicos e Executivos –

Falar em público é uma arte aprendida, é uma habilidade que pode ser desenvolvida. A experiência de ter realizado palestras e aplicados cursos nos últimos 30 anos para mais de 80.000 pessoas nos credencia a afirmar que o sucesso nas apresentações está fortemente relacionado ao tempo dedicado ao planejamento, preparação e ensaio das apresentações.

É fundamental que o palestrante tenha o domínio do conteúdo, domínio de si mesmo e domínio da plateia.

O domínio do conteúdo está relacionado com o conhecimento do tema a ser apresentado, sua organização lógica, com introdução, desenvolvimento e conclusão.

Uma boa abertura da apresentação é crucial para o seu sucesso. O orador deve dizer sobre o que deverá falar, porque é importante para a plateia, quais serão as vantagens, benefícios e utilidade (aplicação prática para fins produtivos), quanto tempo vai levar a apresentação, como a plateia pode participar e quais métodos e meios serão utilizados para comunicar-se com o público, ou seja, o primeiro minuto deve ser utilizado para contextualizar a plateia, conquistar sua confiança e despertar interesse e motivação para que queiram ouvi-lo, chamamos de horário nobre a conquista da plateia.

Uma vez superada a etapa de preparação da plateia, vem a fase da apresentação propriamente dita, em que o palestrante irá discorrer sobre o tema fazendo-o com calma, segurança, entusiasmo, falando com convicção e utilizando técnica de oratória para manter a atenção e interesse da plateia, variando o tom de voz, a sua vontade de falar, fazendo pausas, movimentando-se pelo palco, mantendo o olhar na plateia, fazendo varreduras de palco, observando os comportamentos e reações dos ouvintes, sendo objetivo, conciso e contundente na transmissão do conteúdo, denotando domínio do próprio e de si mesmo.

O domínio da plateia é uma consequência de tudo isto, saber fazer a abertura e apresentar o conteúdo com segurança e utilizando habilidades essenciais para garantir o êxito da apresentação

Contudo vale ressaltar que conhecer com antecedência o perfil do público para quem irá discursar é fundamental, será um público jovem, adulto ou composto de pessoas idosas, qual nível sócio cultural, formação acadêmica, será um grupo homogêneo ou heterogêneo, será uma plateia predominantemente masculina ou feminina e assim por diante.

É fundamental considerar o tamanho da plateia, condições do auditório, horário da palestra e sua duração pois todos estes aspectos terão que ser considerados no planejamento e organização da palestra.

Dependendo das condições do local, do tipo de plateia e horário de apresentação, a abertura com um vitalizador (ice break) é recomendado além de vitalizador no transcorrer e no final da apresentação, especialmente um jogo de fechamento para aproximar os participantes, integrá-los, mantê-los motivados e atentos a apresentação, num processo de interatividade entre o palestrante e seu público.

O fechamento da apresentação precisa ser prévio, objetivo, com um resumo destacado, os aspectos relevantes do conteúdo apresentado e sua aplicação prática, com ganhos, vantagens e benefícios. É importante iniciar no horário programado, porém mais importante ainda é terminar no horário previsto respeitando a agenda de compromissos da plateia.

Maiores conhecimentos e habilidades nesta área de ação dos gestores, executivos, analistas, técnicos de nível médio e nível superior poderão ser adquiridos nos cursos de Formação de Monitores, Desenvolvimento de Instrutores e Multiplicadores de Treinamento, Didática de Ensino, Como Falar em Público entre outros cursos similares aplicados pelo signatário deste artigo.

A COMANDA Educação Corporativa oferece cursos no domínio de Comunicação Interpessoal e Comunicação Organizacional, Gestão do Tempo, Delegação, Liderança de Reuniões e Técnicas de Apresentação, Competências de Gestão e Habilidades Gerenciais entre outros. Consulte nosso site ou entre em contato com a equipe de apoio pelo tel 11 3097-9646, teremos imenso prazer em atendê-los (as).

Agradecemos pela leitura desta resenha e colocamo-nos ao seu dispor.