Av. Brigadeiro Faria Lima, 1226   |   01451-915   |   10º Andar   |   Pinheiros   |   São Paulo - SP   |   Brasil

01/10/2018

APTIDÕES PARA TOMAR DECISÕES

Como Lidar com Valores, Alternativas, Informações e Riscos

José Francisco de Morais

Diretor e Consultor Corporativo

COMANDA Educação Corporativa

Em todo papel gerencial aptidões são importantes, com tomada de decisões não é diferente e algumas delas merecem destaque

O descobrimento do que é importante: valores

Descobrir, explorar e testar valores, eles formam a razão pela qual as pessoas se esforçam para atingir as metas e formam os padrões contra os quais os riscos são pesados.

Formulação de alternativas

As aptidões nessa área são mais necessárias, mas não menores do que deveria ser porque:

As pessoas e as organizações podem sentir uma perda se as ideias alternativas que são desenvolvidas não se mostrarem ser as que realmente eram esperadas;
Quem decide tem a tendência de fazer o obvio e consequentemente concluir pelo que não seja realmente o melhor;
Mais alternativas significam mais trabalho, mais análise, algumas vezes mais confiança;
Um preconceito injustificado em relação a experiências passadas pode limitar a procura por ideias novas e melhores;
Não se capitalizar no poder do grupo para contribuir na identificação de alternativas.

Utilização e processamento de informações

Existem alguns requisitos básicos a respeito de informações que quem decide eficazmente deve possuir, elas incluem:

O conhecimento de qual informação é importante e porque;
O conhecimento de como avaliá-la;
O conhecimento da melhor forma de obtê-la;
O conhecimento de como utilizá-la.

Ponderação do risco

É preciso saber utilizar os valores para medir um fator desejável em uma escolha.

O melhor risco é uma combinação ideal da probabilidade de que algo acontecerá e do grau de desejabilidade (nível de valor) de que aconteça.

Algumas habilidades nessa área devem incluir:

A de lidar com as informações: ponderação do risco depende grandemente da boa informação;
A de compreender os valores pessoais e corporativos;
A de pensar acuradamente as consequências;
A de manter-se à par dos acontecimentos externos à empresa.

A COMANDA Educação Corporativa dispõe de cursos na área de Tomada de Decisões.

Consulte nosso site: www.comanda.com.br ou entre em contato pelo telefone (11) 3097-9646 e fale com nosso setor de atendimento

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1226 | 01451-915 | 10º Andar | Pinheiros | São Paulo - SP | Brasil

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1226
01451-915   |   10º Andar
Pinheiros   |   São Paulo - SP
Brasil