José Francisco de Morais
Diretor e Consultor Corporativo
COMANDA Educação Corporativa
Os gestores podem contar com diferentes estratégias para gerar informações para a tomada de decisões.
Uma destas estratégias é criar recursos de folga ou seja, contar com recursos ociosos para aumentar a capacidade de resposta através da quantidade de folgas, em detrimento do aumento de custos.
Outra estratégia é a criação de tarefas autocontidas, quando:
Mais quantidades de setores são criadas;
Cada setor terá menos quantidade de informações que o setor original;
Torna mais ágil cada setor, aumenta a burocracia, a interdependência, a maior necessidade de coordenação;
Diminui o tempo de resposta;
Não aumenta a capacidade total da empresa, sua competência.
Outro caminho tático e estratégico é realizar investimento na capacidade de computação, possibilita trabalhar maior quantidade de informações estandardizadas, conhecidas. Possibilita resolver problemas de quantidade de informações ou alterações de incertezas já codificadas.
Uma estratégia com alto grau de efetividade como alternativa de solução para conseguir informações é adotar Relações Laterais/ Organizações Laterais para:
Aumentar a capacidade de busca e soluções;
Permitir obter quantidade e qualidade de informações novas, suficientes, para fornecer inputs novos, para solução de problemas;
Aumentar a agilidade e competência para tratar das incertezas;
Tratar de modo específico problemas novos sem afetar o funcionamento do esquema funcional já existente;
Estas relações ou organizações laterais surgem para solucionar os problemas de coordenação não solucionáveis pelo modelo funcional.
A COMANDA Educação Corporativa dispõe de cursos na área de Tomada de Decisões.
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