COMO GERENCIÁ-LAS?
José Francisco de Morais
Diretor e Cosultor Corporativo
COMANDA Educação Corporativa
Sugerimos aos Gestores que sigam um modelo maiêutico simples, buscando respostas as seguintes indagações:
De que natureza é a mudança? É tecnológica, comportamental ou organizacional?
Quais grupos deverão participar do planejamento das mudanças e opinar sobre elas?
Quais os grupos que serão afetados no ponto de vista “direto” e “indireto”?
Quais os grupos que poderão se sentir de alguma forma ameaçados?
Quem deve ser envolvido na implantação dessa mudança, que possa dar uma contribuição significativa, a fim de evitar problemas potenciais?
Quais os sinais que poderão indicar que algum grupo não pretende colaborar na implantação dessa mudança?
Que ações preventivas, contingenciais e corretivas devem ser planejadas caso ocorram esses sinais?
Quais serão os indicadores de mensuração do sucesso dessas implantações?
Além de buscar respostas para estas indagações e ponderar sobre impactos que elas terão no processo de gestão das mudanças, os responsáveis pelo planejamento, implementação e monitoramento da mudança deverão ainda compreender inteiramente a mudança antes de introduzi-la, perguntando:
Qual o escopo total da mudança?
Qual o seu alcance?
Portanto, é crucial identificar:
Nível de resistência;
Necessidade de mudança;
Grau de comprometimento exigido;
Natureza da mudança (tecnologia, comportamental, organizacional);
Os riscos implícitos;
As experiências do tempo;
Os objetivos da mudança.
Os gestores precisam avaliar o ambiente organizacional para determinar que fatores apoiam e que fatores bloqueiam o esforço de mudança.
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Agradecemos pela leitura desta resenha e colocamo-nos ao seu dispor.