Não há como negar que ingressar no mercado de trabalho tem se tornado uma tarefa cada vez mais complicada, levando em consideração os crescentes índices de concorrência e de desemprego. Mais complicado ainda é manter-se nele e conquistar aquela tão sonhada promoção – ou mesmo simples reconhecimento. A solução, porém, não são se tornar uma vítima do sistema e se lamentar pela falta de prestígio. Talvez esteja faltando apenas um pouco de visibilidade do seu bom trabalho. Assim, é preciso agir com criatividade e, como diz o ditado popular: “a propaganda é a alma do negócio”.
A realidade pode até ser cruel, mas a boa formação e a extensa bagagem profissional não são instrumentos suficientes para vencer os desafios do mercado de trabalho. Em alguns casos, a falta de reconhecimento está ligada à fraca estratégia de marketing pessoal, o que significa que você pode não estar sabendo vender o seu peixe da maneira certa.
Especialistas são unânimes quando dizem da potencialidade do marketing pessoal na conquista do sucesso profissional. No entanto, também fazem questão de ressaltar os estragos que pode trazer quando mal utilizada.
Então, temos de um lado aquele profissional que não tem suas competências e resultados reconhecidos e valorizados por falta de visibilidade. No outro extremo, aquele que acaba sendo taxado de arrogante e, às vezes, de mentiroso por acentuar exageradamente as suas capacidades no ambiente de trabalho. Neste cenário, você deve estar se perguntando: e eu? Como devo me portar? Pois bem, é aí que nasce o desafio. É preciso ter bom senso e encontrar um meio termo.
Cuidado com as armadilhas. Assim como nem sempre é o maior exército que ganha a guerra, mas sim aquele que melhor usa as suas armas, não é com a “força” que se conquista o sucesso profissional. Pode parecer uma comparação um pouco estranha, mas as regras do mercado de trabalho são similares. Na maioria das vezes, vence o profissional mais hábil, ou seja, aquele que melhor explora os seus recursos. A única diferença é que esta batalha deve ser constante.
O profissional tem que se colocar no mercado como um produto competitivo, visando despertar o interesse das pessoas. Para isso, é preciso desenvolver objetivos, metas e estratégias. Além disso, é preciso estar constantemente procurando novas possibilidades de melhorias. O ideal é investir constantemente para que no futuro este investimento se torne lucrativo.
Cuide de suas relações, construir uma rede de apoio é fundamental para a nova era da colaboração!
De acordo com os especialistas, é nas simples ações do dia-a-dia que você pode perceber se está ou não fazendo um bom marketing pessoal. Quer um exemplo? Quantas vezes você foi convidado para almoçar com os seus colegas de trabalho? Os convites são constantes? Você é sempre excluído da roda de amigos? Ou ainda, nunca é convidado para participar de eventos e palestras da sua área? Com sensibilidade e bom senso você será capaz de identificar os resultados e avaliá-los.
Além disso, é preciso ficar atento no que as pessoas falam ou dizem de você. Isso é fundamental para que você saiba se as suas intenções estão sendo interpretadas da maneira correta. O primeiro movimento tem que ser seu, mas é preciso fazer um feedback destas ações e verificar se os resultados têm sido positivos ou negativos para a sua carreira. O marketing pessoal é algo que se aprende, se desenvolve e amadurece. É preciso estar em constante avaliação e utilizar a criatividade para driblar os seus desafios.
Marketing Pessoal de Excelência, Pontos-Chave
Percorrer o caminho do desenvolvimento pessoal através do marketing pessoal proporciona-lhe um conjunto de mais-valias tanto para a sua vida privada como para a sua vida profissional, podendo por exemplo enfrentar as suas entrevistas de emprego de forma mais optimista e criando com todos os que contacta uma empatia que está muito alem de tudo o que já vivenciou.
Alcançar os seus objetivos: pontos de ação!
Definir ações especificas direcionadas para cada objetivo é a etapa complementar do seu plano de marketing pessoal. É importante atribuir tempos a cada ação e estabelecer prazos como uma forma de organização. Veja então como pode de forma prática e objetiva efetuar a organização de metas, objetivos pessoais e respectivos timings.