A – OBJETIVOS DO CURSO
- A correção da língua falada ou escrita é essencial no dia-a-dia do profissional em inúmeras situações. Correção implica adequação das palavras às frases, das frases aos parágrafos, dos parágrafos ao texto, segundo as normas prescritas.
- Os participantes deste curso aprenderão a planejar a estrutura da mensagem, para escrever com correção, concisão e clareza e sairão do programa determinados, reciclados e atualizados quanto a gramática e técnicas de redação empresarial.
B – A QUEM SE DESTINA
- Pessoal administrativo que exerçam função de Secretárias, Correspondentes, Redatores, Revisores, Executivos e profissionais que tenham necessidade de redigir.
C – PROGRAMA A SER DESENVOLVIDO
1.Comunicação
- Processo.
- Funções e níveis de linguagem.
2.Superação das Barreiras Comuns na Linguagem Escrita
- Remoção da resistência em escrever.
- Redação dirigida ao leitor.
- Captação da atenção e interesse do leitor.
- Enfoque e finalidade da redação.
- Organização da mensagem de modo a ser acompanhada ao longo do texto.
- Desenvolvimento de estilos de redação: Cartas, contratos, manuais.
3.Planejamento e Estrutura da Mensagem
- Planejamento da mensagem escrita.
- Desenvolvimento de esquemas.
- Escolha de formas para realçar a mensagem.
- Utilização de gráficos, tabelas e quadros.
4.O Domínio da Técnica da Escrita Clara
- Desenvolvimento de estilos de redação objetivas e eficazes.
- Descoberta do poder dos substantivos e dos verbos.
- A ênfase no que é importante. Como evitar os jargões desnecessários.
5.Escrever Para Assegurar a Correção e a Clareza
- Revisão da clareza global e da eficácia.
- Supressão do excesso de linguagem.
- Verificação da pontuação.
- Como evitar erros comuns na linguagem.
- A prova da leitura.
6.Redação Empresarial
- Cartas, memorandos, relatórios e comunicações internas.
- Estética moderna.
- Redação compacta.
7.Técnicas Para Redigir com Eficácia
- Objetividade.
- Concisão.
- Clareza.
- Adequação.
- Revisão ponto-por-ponto-avaliação do conjunto do ponto de vista lógico (em relação ao leitor).
8.Reciclagem e Atualização Gramatical
- Ortografia (emprego de letras e palavras).
- Acentuação gráfica.
- Uso do hífen.
- Regência nominal e verbal.
- Pontuação.
- Crase.
- Concordância nominal e verbal.
- Princípios dúvidas do dia-a-dia.
D – MÉTODO DIDÁTICO
Será adotado o método ativo participativo, com:
- Exposição interativa.
- Espaços de discussão em grupos compartilhando:
– Dificuldades e soluções.
– Exemplos de atuações.
– Reflexão sobre o papel.
Vivências – grupo como um todo.
Reflexões – sub-grupos menores – conclusões.
Exemplos práticos do cotidiano.
Poderá ser ainda utilizados:
– Vitalizadores.
– Autodiagnósticos.
– Plano de Ação.
– Grupo de Verbalização x Grupo de Observação.
– Painel integrado.