A – OBJETIVOS DO CURSO
- Dar a todos uma visão sistêmica e integral das variáveis do ambiente interno e externo que desafiam e afetam as equipes e sua continuidade.
- Mostrar como os participantes podem construir e manter equipes fortes.
- Fornecer aos participantes conhecimentos gerais sobre o processo de aperfeiçoamento contínuo/treinamento de subordinados e como deve ser a ação direta das gerências e chefias intermediárias.
- Assegurar aos participantes uma ampla visão dos modernos conceitos e técnicas de direção de equipe de trabalho.
- Dar uma contribuição substancial para a melhoria do padrão de excelência dos participantes no planejamento, coordenação e acompanhamento do trabalho em equipe.
- Melhoria da comunicação e relacionamento entre todos os níveis hierárquicos, além de estimular a integração na busca de melhores resultados e de um ambiente de trabalho mais harmonioso. (Um caminho para a melhoria da qualidade de vida no trabalho e fora dele).
- Conscientizar os gerentes e chefias intermediárias sobre o conceito de que avaliações de empregados não é responsabilidade a ser evitada, mas sim uma oportunidade única de melhorar o nível de performance de seus colaboradores e também penetrar um pouco nas perspectivas seus subordinados referente a qualidade de supervisão que apreenderam nos últimos meses.
- Apresentar aos participantes princípios, informações e conceitos que possibilitem compreender a importância das suas atitudes e o reflexo destas em seu meio de trabalho e desenvolver habilidades interpessoais e de relacionamento, visando dentro de princípios éticos, a obtenção de resultados através das pessoas.
- Desmistificar e discutir o tema Avaliação de Desempenho, como um instrumento/Canal de comunicação permanente entre as chefias e seus colaboradores e não um sistema formal de julgamento e afirmação de autoridade. (Avaliação de Desempenho como pratica diária da troca de feedbacks entre as gerências, chefias intermediárias e seus subordinados).
- Dinamizar a força humana transformando-a em energia empreendedora, incrementando sua capacidade criadora, proporcionando-lhe conscientização de limites / oportunidades / alternativas e valores que envolvem as interações humanas.
- Destacar para os gerentes e chefias intermediárias a importância do treinamento para sua equipe e o seu papel neste processo, atuando como multiplicador e disseminador de competências para melhora da produtividade e ganhos em qualidade.
- Desmistificar o processo de treinamento e orientar quanto a necessidade de preparar colaboradores para desempenharem sua capacitação e aperfeiçoamento constante, visando um processo de delegação planejado com objetividade. (Treinar para melhor delegar).
- Instruir os gerentes e chefias intermediárias sobre como conduzir entrevistas de aconselhamento para ajudá-los a se tornarem mais eficazes ao ouvirem, falarem e entenderem os pontos de vista dos empregados. Conselho é uma forma especial de comunicação que pode ajudar os gerentes a ganharem a confiança dos colaboradores e assim melhorar a performance e motivação.
B – PÚBLICO ALVO
- Gerente, Chefias Intermediárias, Supervisores, Novos Gerentes, Coordenadores, Assistentes e Assessores.
C – PROGRAMA A SER DESENVOLVIDO
1.Variáveis Organizacionais e Sua Influência Sobre as Equipes
- Conceitos iniciais.
- Características de uma equipe.
- A empresa como um conjunto de equipes.
- Variáveis organizacionais, sob os pontos de vista macro e interno, que afetam a equipe.
- Variáveis sistêmicas exógenas.
- Reflexões sobre as influências do líder na equipe. .Influência dos grupos externos à equipe.
2.Causas Mais Comuns da Ineficácia Empresarial
3.Causas dos Conflitos e Suas Conseqüências no Desempenho da Equipe
- Como manejar os conflitos dentro das equipes
4.A Luta Pelo Poder Dentro das Equipes e Inter Equipes e Sua Conseqüência Para o Lucro e Sobrevivência das Empresas
5.Atitudes nas Relações Entre as Pessoas Que Facilitam o Trabalho em Equipe
- Como trabalhar com os outros e esclarecer sua própria função no grupo.
- Necessidades humanas que afetam o comportamento das pessoas no grupo.
- Como ser um membro eficiente e eficaz na equipe.
- Falhas que um membro de equipe deve evitar.
- A chave para as equipes vencedoras: como criar vínculos dentro do grupo.
- Os vínculos internos que unem as equipes.
- Como o dinamismo da equipe de trabalho cria um tipo de lógica mais produtiva.
- Os mandamentos de um membro da equipe. O que caracteriza uma equipe madura.
6.Os Papéis Desempenhados Pelos Líderes de Equipes, as Várias Dimensões do Cargo Funcional, Econômico, Social e Político
- Os sentidos do termo papel.
- Papéis tácitos em um líder de equipe.
- Papéis ocultos de um líder de equipe.
- Dimensões de um dirigente de equipe.
7.As Necessidades do Trabalho em Equipe e Seus Desafios
- Porque TRABALHO DE EQUIPE ou TRABALHO EM GRUPO?
- Origens de um trabalho em equipe
- Principais desafios a uma equipe
8.Benefícios da Aplicação das Técnicas de Construção de Equipe
9.O Conceito de Construção de Equipe (Team Building)
- O que é realmente construção de equipe
- Principais objetivos de CONSTRUÇÃO DE EQUIPE
- Etapas do processo de construção de equipe
- Fases comportamentais do processo de CONSTRUÇÃO DE EQUIPE.
- O que se espera de uma equipe
- Modelos de atuação em construção de equipes
- As várias possibilidades do uso da equipe
10.Análise Ambiental Como Instrumentos de Construção de Equipe
11.Interfaces Organizacionais
12.Como Analisar a Influência de Fatores de Mudança Quanto à Organização; à Tecnologia e ao Comportamento e Como Evitar Conseqüências Negativas
13.Necessidades Humanas Que Afetam o Comportamento das Pessoas em Grupos
14.A Energização do Grupo e Seus Benefícios
- Manutenção da motivação e do moral elevado.
15.Cuidados na Aplicação e Manutenção do Processo de Construção de Equipes
16.A Construção de Equipes no Contexto de Uma Estratégia Global de Aumento de Lucratividade e de Estratégia de Recursos Humanos
17.Técnicas e Habilidades Para Condução de Entrevistas
- Entrevista: conceito e finalidade.
- Entrevista de seleção: técnicas apropriadas de fazer perguntas e analisar as informações obtidas.
- Como os gerentes e chefias intermediárias devem entrevistar e selecionar seu pessoal.
- Projeção de filme sobre “Técnica de Entrevista”.
- Simulação de entrevista. Gravação em vídeo, projeção e análise dos resultados.
- Entrevista de acompanhamento do desempenho. Avaliações verbais. Como dar feedback do desempenho ao empregado.
- Técnicas de condução de entrevista e avaliação de desempenho, aconselhamento e de resultado do desempenho.
18.Avaliação de Desempenho dos Colaboradores
- Conceitos – Potencial – Desempenho / resultados – Avaliação – Feedback.
- Relação Treinamento x Delegação x Feedback (avaliação de desempenho).
- Quem avalia quem?
- O que deve ser avaliado?
- Como, quando e onde deve ser feito?
- Aspectos motivacionais do processo de Avaliação de Desempenho.
- Vantagens.
19.Os Gerentes e as Chefias Intermediárias e o Desenvolvimento Profissional da Equipe (Treinamento da Equipe)
- Identificação das Necessidades de Treinamento x Análise de indicadores operacionais.
- Estudos de potencial.
- Planejamento de treinamento em conjunto com o setor específico.
- Desenvolvimento de programas.
- Processamento de treinamento.
- Acompanhamento e Avaliação de Resultados.
- Treinamento: O principal “lnstrumento de Ação” que o gerente dispõe para capacitar, desenvolver e motivar seu pessoal.
- Ciclo e tipos de treinamento – Papel do gerente no desenvolvimento de sua equipe.
- Os gerentes e as chefias intermediárias como multiplicadores, instrutores e facilitadores do aprendizado e potencialização da competência de sua equipe.
20.Coaching: Como os Gerentes e Chefias Intermediárias Podem Aconselhar Apropriadamente Seus Colaboradores
- Por que aconselhamento é considerado como parte da função do gerente?
- Os benefícios de aconselhar para prevenir problemas futuros.
- O papel do gerente como uma voz de peso para as chefias intermediárias.
- Conselhos, uma forma de comunicação “para cima”.
- Conselhos e documentação… a importância do registro de problemas potenciais.
- Como aumentar a performance do empregado através de aconselhamento eficaz.
- Técnicas diretas, bem estruturadas de aconselhar, e quando usá-Ias.
- Conselhos indiretos, não estruturados, e sua aplicação apropriada.
- Conselhos e reprimendas… a linha fina que os separa.
21.Conclusões e Recomendações da COMANDA Treinamento & Consultoria Empresarial Ltda. Sobre Como Construir e Manter Equipes de Alta Performance
D – METODOLOGIA
Aula expositiva, debates, projeções de vídeos e telas em PowerPoint, exercícios em grupo individuais, painel integrado, auto-diagnósticos e planos de ação.