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TEAM WORK (Como Construir e Gerenciar Equipes)

DG-23

A – OBJETIVOS DO CURSO

  • Dar a todos uma visão sistêmica e integral das variáveis do ambiente interno e externo que desafiam e afetam as equipes e sua continuidade.
  • Mostrar como os participantes podem construir e manter equipes fortes.
  • Fornecer aos participantes conhecimentos gerais sobre o processo de aperfeiçoamento contínuo/treinamento de subordinados e como deve ser a ação direta das gerências e chefias intermediárias.
  • Assegurar aos participantes uma ampla visão dos modernos conceitos e técnicas de direção de equipe de trabalho.
  • Dar uma contribuição substancial para a melhoria do padrão de excelência dos participantes no planejamento, coordenação e acompanhamento do trabalho em equipe.
  • Melhoria da comunicação e relacionamento entre todos os níveis hierárquicos, além de estimular a integração na busca de melhores resultados e de um ambiente de trabalho mais harmonioso. (Um caminho para a melhoria da qualidade de vida no trabalho e fora dele).
  • Conscientizar os gerentes e chefias intermediárias sobre o conceito de que avaliações de empregados não é responsabilidade a ser evitada, mas sim uma oportunidade única de melhorar o nível de performance de seus colaboradores e também penetrar um pouco nas perspectivas seus subordinados referente a qualidade de supervisão que apreenderam nos últimos meses.
  • Apresentar aos participantes princípios, informações e conceitos que possibilitem compreender a importância das suas atitudes e o reflexo destas em seu meio de trabalho e desenvolver habilidades interpessoais e de relacionamento, visando dentro de princípios éticos, a obtenção de resultados através das pessoas.
  • Desmistificar e discutir o tema Avaliação de Desempenho, como um instrumento/Canal de comunicação permanente entre as chefias e seus colaboradores e não um sistema formal de julgamento e afirmação de autoridade. (Avaliação de Desempenho como pratica diária da troca de feedbacks entre as gerências, chefias intermediárias e seus subordinados).
  • Dinamizar a força humana transformando-a em energia empreendedora, incrementando sua capacidade criadora, proporcionando-lhe conscientização de limites / oportunidades / alternativas e valores que envolvem as interações humanas.
  • Destacar para os gerentes e chefias intermediárias a importância do treinamento para sua equipe e o seu papel neste processo, atuando como multiplicador e disseminador de competências para melhora da produtividade e ganhos em qualidade.
  • Desmistificar o processo de treinamento e orientar quanto a necessidade de preparar colaboradores para desempenharem sua capacitação e aperfeiçoamento constante, visando um processo de delegação planejado com objetividade. (Treinar para melhor delegar).
  • Instruir os gerentes e chefias intermediárias sobre como conduzir entrevistas de aconselhamento para ajudá-los a se tornarem mais eficazes ao ouvirem, falarem e entenderem os pontos de vista dos empregados. Conselho é uma forma especial de comunicação que pode ajudar os gerentes a ganharem a confiança dos colaboradores e assim melhorar a performance e motivação.

B – PÚBLICO ALVO

  • Gerente, Chefias Intermediárias, Supervisores, Novos Gerentes, Coordenadores, Assistentes e Assessores.

C – PROGRAMA A SER DESENVOLVIDO

1.Variáveis Organizacionais e Sua Influência Sobre as Equipes 

  • Conceitos iniciais.
  • Características de uma equipe.
  • A empresa como um conjunto de equipes.
  • Variáveis organizacionais, sob os pontos de vista macro e interno, que afetam a equipe.
  • Variáveis sistêmicas exógenas.
  • Reflexões sobre as influências do líder na equipe. .Influência dos grupos externos à equipe.

2.Causas Mais Comuns da Ineficácia Empresarial 

  • Defasagem nas áreas

3.Causas dos Conflitos e Suas Conseqüências no Desempenho da Equipe 

  • Como manejar os conflitos dentro das equipes

4.A Luta Pelo Poder Dentro das Equipes e Inter Equipes e Sua Conseqüência Para o Lucro e Sobrevivência das Empresas 

5.Atitudes nas Relações Entre as Pessoas Que Facilitam o Trabalho em Equipe

  • Como trabalhar com os outros e esclarecer sua própria função no grupo.
  • Necessidades humanas que afetam o comportamento das pessoas no grupo.
  • Como ser um membro eficiente e eficaz na equipe.
  • Falhas que um membro de equipe deve evitar.
  • A chave para as equipes vencedoras: como criar vínculos dentro do grupo.
  • Os vínculos internos que unem as equipes.
  • Como o dinamismo da equipe de trabalho cria um tipo de lógica mais produtiva.
  • Os mandamentos de um membro da equipe. O que caracteriza uma equipe madura.

6.Os Papéis Desempenhados Pelos Líderes de Equipes, as Várias Dimensões do Cargo Funcional, Econômico, Social e Político 

  • Os sentidos do termo papel.
  • Papéis tácitos em um líder de equipe.
  • Papéis ocultos de um líder de equipe.
  • Dimensões de um dirigente de equipe.

7.As Necessidades do Trabalho em Equipe e Seus Desafios 

  • Porque TRABALHO DE EQUIPE ou TRABALHO EM GRUPO?
  • Origens de um trabalho em equipe
  • Principais desafios a uma equipe

8.Benefícios da Aplicação das Técnicas de Construção de Equipe 

9.O Conceito de Construção de Equipe (Team Building) 

  • O que é realmente construção de equipe
  • Principais objetivos de CONSTRUÇÃO DE EQUIPE
  • Etapas do processo de construção de equipe
  • Fases comportamentais do processo de CONSTRUÇÃO DE EQUIPE.
  • O que se espera de uma equipe
  • Modelos de atuação em construção de equipes
  • As várias possibilidades do uso da equipe

10.Análise Ambiental Como Instrumentos de Construção de Equipe

11.Interfaces Organizacionais 

12.Como Analisar a Influência de Fatores de Mudança Quanto à Organização; à Tecnologia e ao Comportamento e Como Evitar Conseqüências Negativas 

13.Necessidades Humanas Que Afetam o Comportamento das Pessoas em Grupos 

14.A Energização do Grupo e Seus Benefícios 

  • Manutenção da motivação e do moral elevado.

15.Cuidados na Aplicação e Manutenção do Processo de Construção de Equipes 

16.A Construção de Equipes no Contexto de Uma Estratégia Global de Aumento de Lucratividade e de Estratégia de Recursos Humanos 

17.Técnicas e Habilidades Para Condução de Entrevistas 

  • Entrevista: conceito e finalidade.
  • Entrevista de seleção: técnicas apropriadas de fazer perguntas e analisar as informações obtidas.
  • Como os gerentes e chefias intermediárias devem entrevistar e selecionar seu pessoal.
  • Projeção de filme sobre “Técnica de Entrevista”.
  • Simulação de entrevista. Gravação em vídeo, projeção e análise dos resultados.
  • Entrevista de acompanhamento do desempenho. Avaliações verbais. Como dar feedback do desempenho ao empregado.
  • Técnicas de condução de entrevista e avaliação de desempenho, aconselhamento e de resultado do desempenho.

18.Avaliação de Desempenho dos Colaboradores 

  • Conceitos – Potencial – Desempenho / resultados – Avaliação – Feedback.
  • Relação Treinamento x Delegação x Feedback (avaliação de desempenho).
  • Quem avalia quem?
  • O que deve ser avaliado?
  • Como, quando e onde deve ser feito?
  • Aspectos motivacionais do processo de Avaliação de Desempenho.
  • Vantagens.

19.Os Gerentes e as Chefias Intermediárias e o Desenvolvimento Profissional da Equipe (Treinamento da Equipe) 

  • Identificação das Necessidades de Treinamento x Análise de indicadores operacionais.
  • Estudos de potencial.
  • Planejamento de treinamento em conjunto com o setor específico.
  • Desenvolvimento de programas.
  • Processamento de treinamento.
  • Acompanhamento e Avaliação de Resultados.
  • Treinamento: O principal “lnstrumento de Ação” que o gerente dispõe para capacitar, desenvolver e motivar seu pessoal.
  • Ciclo e tipos de treinamento – Papel do gerente no desenvolvimento de sua equipe.
  • Os gerentes e as chefias intermediárias como multiplicadores, instrutores e facilitadores do aprendizado e potencialização da competência de sua equipe.

20.Coaching: Como os Gerentes e Chefias Intermediárias Podem Aconselhar Apropriadamente Seus Colaboradores 

  • Por que aconselhamento é considerado como parte da função do gerente?
  • Os benefícios de aconselhar para prevenir problemas futuros.
  • O papel do gerente como uma voz de peso para as chefias intermediárias.
  • Conselhos, uma forma de comunicação “para cima”.
  • Conselhos e documentação… a importância do registro de problemas potenciais.
  • Como aumentar a performance do empregado através de aconselhamento eficaz.
  • Técnicas diretas, bem estruturadas de aconselhar, e quando usá-Ias.
  • Conselhos indiretos, não estruturados, e sua aplicação apropriada.
  • Conselhos e reprimendas… a linha fina que os separa.

21.Conclusões e Recomendações da COMANDA Treinamento & Consultoria Empresarial Ltda. Sobre Como Construir e Manter Equipes de Alta Performance 

D – METODOLOGIA

Aula expositiva, debates, projeções de vídeos e telas em PowerPoint, exercícios em grupo individuais, painel integrado, auto-diagnósticos e planos de ação.

Diurno – 8 horas

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