A – JUSTIFICATIVA
- Custo é, sem dúvida, um dos mais importantes fatores dentro do processo produtivo de uma empresa. Conhecer sua origem, os métodos de estudo mais avançados, conceitos envolvidos e casos de sucesso, pode ajudá-lo a fazer suas opiniões, momentos realmente decisivos para o seu sucesso e o de sua empresa.
B – OBJETIVOS
- Proporcionar o aprendizado da importância de uma visão gerencial do processo de custos numa indústria. Revelar aos participantes as novas tendências e as novas técnicas gerenciais de abordagem do assunto. Finalmente, proporcionar um entendimento da diferença entre o entendimento geral sobre o tema e a aplicação prática nas empresas de uma abordagem simples, eficaz e com resultados sobre custos.
- Permitir a cada participante analisar a realidade específica de sua empresa, a fim de planejar e implantar um Programa de Redução de Custos, mensurando seus resultados e tornando-o uma fonte constante de lucratividade para a empresa.
C – BENEFÍCIO
- Despertar a capacidade de observar e propor melhorias na filosofia, técnicas e práticas, bem como nos sistemas de custeio de sua organização.
- Aprender conceitos e técnicas gerenciais voltados à custos como ferramenta estratégica, visando o entendimento do ambiente e suas inter-relações. Implementação de relatórios desenvolvidos exclusivamente para este curso.
D – A QUEM SE DESTINA
- Profissionais (inclusive autônomos) de contabilidade e finanças, economistas, advogados, administradores, empresários de pequenas e micro-empresas e todos aqueles que buscam, visão gerencial, melhor gestão de custos e melhor gestão de seus negócios.
- Gerentes, supervisores e analistas direta ou indiretamente envolvidos com custos, que desejam conhecer ou reciclar seus conhecimentos de contabilidade de custos aplicada à manufatura.
E – PROGRAMA
1.Visão Panorâmica da Redução de Custos
- O atual ambiente de mudança.
- A empresa competitiva.
- O que é um Programa de Redução de Custos.
- As fases do programa.
- O que se pode obter.
- Premissas: metas quantitativas e qualitativas.
2.Classificação dos Custos
- Custo padrão.
- Custos como indicador gerencial.
- Custo padrão como indicador de performance.
- Métodos de custeio.
- Custo pelo método ABC (Active Based Costing).
- Projeto de custos.
- Gestão estratégica de custos.
3.Análise de Custos Competitivos
- Visão Tradicional de Custos:
– A percepção pelos economistas.
– A percepção pelos contadores.
– O Método RKW (Richkuratorium Fur Wirschaft) e os pressupostos da linearidade (Arbeitseinhet).
- A Contabilidade de Custos:
– Contribuição e limites de abordagens.
– Imposição Legal x Necessidade das Empresas.
– Os métodos de rateio e suas imperfeições.
- A Lucratividade e o Impacto da Concorrência:
– Visão funcional de uma empresa.
– Custo ABC (Activity Based Costing).
– Custeio direto e margem de contribuição.
– Contabilidade Gerencial x Contabilidade Tradicional.
– Implantação de relatórios gerenciais para tomada de decisão.
4.Redução de Custos para Alavancar a Competitividade
a)Roteiro de Um Programa de Redução de Custos
- As 4 principais ações para reduzir custos.
- A montagem da equipe responsável pela execução do Programa.
- A introdução de uma mentalidade de custos.
- Onde buscar know how.
- Importância de conseguir dados confiáveis.
- Custos invisíveis: por que existem, como detectá-los e mensurá-los.
- Oportunidades perdidas.
- Fraudes e roubos: a importância das ações preventivas.
b)Implantação do Programa: Providências Operacionais
- Envolvimento das áreas, conscientização e treinamento.
- Comunicação, divulgação e alocação de recursos.
c)Como Consolidar o Programa para Sustentar o Resultado Financeiro
- Atribuição de responsabilidades no período de consolidação.
- Ameaças ao sucesso e como reduzí-las:
– Perda de entusiasmo e falta de acompanhamento.
d)Como Reduzir Custos em Áreas Específicas
- Transportes.
- Frota de veículos.
- Manutenção.
- Estoques.
- Viagens.
- Alimentação.
- Assistência médica.
- Telefone e outras formas de comunicação.
- Cópias reprográficas.
- Informática.
- Energia.
- Serviços gráficos.
- Outras.
F – MÉTODO DIDÁTICO
Será adotado método ativo participativo.
- Espaços de discussão em grupos compartilhando:
– Dificuldades e solicitações.
– Reflexão sobre o papel.
– Vivências e reflexões em grupo.
Exemplos práticos do cotidiano.
- Dinâmica de aquecimento e integração.