A – OBJETIVOS DO CURSO
- Refletir com os participantes acerca das técnicas alternativas e atualizadas para avaliar e selecionar candidatos aos diversos níveis e especializações na empresa.
- Ampliar as bagagens cognitivas dos participantes, proporcionando-lhe visão sistêmica e atualizada da empresa e do processo de R.&s., compreendendo melhor o contexto, os cenários e as novas tendências e paradigmas que estão sendo adotadas pelas empresas em suas práticas de Recrutamento e Seleção.
- Melhorar a eficiência e eficácia dos Analistas de RH responsáveis pela gestão operacional dos processos seletivos para estagiários, trainees e profissionais para posições gerenciais, técnicas e administrativas.
- Refletir sobre técnicas, estratégias e “ferramenta” apropriadas às ações de atração, seleção e decisão de contratação de pessoal.
B – A QUEM SE DESTINA
- Analistas de RH que atuam com Recrutamento e Seleção Pessoal.
C- PROGRAMA A SER DESENVOLVIDO
1.Compreendendo o Contexto, os Cenários e as Tendências em R.& S.
- O Selecionador e o diferencial competitivo através da qualidade.
- Os valores da organização.
- O Selecionador de pessoal participando da transformação organizacional.
- Exemplos do novo papel de RH: abandonando velhos paradigmas, cultivar e desenvolver pessoas.
- Compreendendo a natureza e a alma humana: o eterno desafio.
- A ética do Selecionador de pessoal.
3.Recrutamento de Estagiários, Trainees e Profissionais
- Recursos utilizados no recrutamento: eficiência e eficácia dos recursos – como medir?
- Fontes de recrutamento x profissionais procurados – eficiência e eficácia das fontes: como medir?
- Custos de recrutamento e seleção: custo original, custo de substituição, custo de desembolso e custo de oportunidade.
- Os “mandamentos” do (a) Recrutador (a).
- Métodos de seleção: que aspectos considerar. Vantagens, desvantagens, restrições.
- Entrevista de seleção.
- Áreas a serem pesquisadas em uma entrevista de seleção: você está sendo assertivo (a) ao conduzir entrevistas?
4.Planejando o Processo Seletivo
- Garantindo a qualidade do processo seletivo.
- A tecnologia do processo seletivo.
- Recrutamento interno: começando com a prata da casa.
- Prospectando potenciais: as fontes externas de recrutamento.
- A contribuição e a armadilha dos testes.
- Construindo uma dinâmica de grupo: dica para uma vivência eficaz.
- Construindo Provas Situacionais.
- Aprendendo a interpretar a linguagem não-verbal (ou analógica).
5.Dominando a Técnica da Entrevista
- A entrevista como investigação sistemática.
- A participação do entrevistado.
- Características do entrevistador.
- Táticas e técnicas dentro da entrevista.
- A base psicológica da entrevista.
- A entrevista como comunicação.
- Como entrevistar.
- Princípios gerais da entrevista.
- A estrutura da entrevista: os quatro estágios da entrevista – como direcioná-los.
- Conduta durante a entrevista.
- A interpretação dos dados. Pareceres. Laudos.
6.Dinâmica de Grupo em Seleção de Pessoal
- Quando e como fazer dinâmica de grupo com candidatos.
- Papéis dos agentes envolvidos. Orientando os observadores. O que observar. O que cada dinâmica pode medir.
7.Provas Situacionais aplicadas à Seleção
- O que avaliar com a Prova Situacional.
- Tipos de Provas Situacionais – um “modelo” de P.S.
8.Conhecendo Estilos Gerenciais para Selecionar Melhor
- Como identificar o estilo comportamental dominante do requisitante da vaga x perfil desejado do candidato.
- Adequação (complementaridade) de estilos contratante x contratado.
- Identificação das condições de trabalho que melhor se adequem ao estilo dominante dos candidatos.
9.Revendo/Reflexionando sobre Planos Operacionais, Estratégias, Políticas e Rotinas de Recrutamento e Seleção de Pessoal.
- Conclusões.
D – METODOLOGIA A SER ADOTADA
- Jogos de empresa, trabalhos em grupo, debates, simulações, reporte de situações reais vivenciadas no dia-a-dia, estudos de caso, palestras específica, atividades lúdicas. As atividades serão executadas de forma intensa e participativa, onde todos participam de tudo; e concluídos com uma ampla avaliação individual e grupal.
Dentre as diversas técnicas participativas em uso, poderão ser adotadas:
- Estudo de casos típicos do dia-a-dia dos treinandos.
- Análise de situações de trabalho comum no nível de atuação dos participantes.
- Exercícios que propiciem maior internacionalização do ensino e reforcem o aprendizado;
- Aplicação de auto-diagnósticos, seguido de análise, debates e conclusões;
- Aplicação de jogos e simulações, com trabalhos em grupo;
- Projeção de filmes sobre temas abordados, com análise, debates e conclusões.
Aplicação de jogos de aquecimento, jogos de integração, jogos de toque e confiança, vitalizadores e jogos de fechamento.