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Métodos e Técnicas de Seleção de Pessoal (Compreendendo o contexto, os cenários e as tendências em R&S)

RH-23

A – OBJETIVOS DO CURSO

  • Refletir com os participantes acerca das técnicas alternativas e atualizadas para avaliar e selecionar candidatos aos diversos níveis e especializações na empresa.
  • Ampliar as bagagens cognitivas dos participantes, proporcionando-lhe visão sistêmica e atualizada da empresa e do processo de R.&s., compreendendo melhor o contexto, os cenários e as novas tendências e paradigmas que estão sendo adotadas pelas empresas em suas práticas de Recrutamento e Seleção.
  • Melhorar a eficiência e eficácia dos Analistas de RH responsáveis pela gestão operacional dos processos seletivos para estagiários, trainees e profissionais para posições gerenciais, técnicas e administrativas.
  • Refletir sobre técnicas, estratégias e “ferramenta” apropriadas às ações de atração, seleção e decisão de contratação de pessoal.

 B – A QUEM SE DESTINA

  • Analistas de RH que atuam com Recrutamento e Seleção Pessoal.

C- PROGRAMA A SER DESENVOLVIDO

1.Compreendendo o Contexto, os Cenários e as Tendências em R.& S. 

  • O Selecionador e o diferencial competitivo através da qualidade.
  • Os valores da organização.
  • O Selecionador de pessoal participando da transformação organizacional.
  • Exemplos do novo papel de RH: abandonando velhos paradigmas, cultivar e desenvolver pessoas.
  • Compreendendo a natureza e a alma humana: o eterno desafio.
  • A ética do Selecionador de pessoal.

3.Recrutamento de Estagiários, Trainees e Profissionais 

  • Recursos utilizados no recrutamento: eficiência e eficácia dos recursos – como medir?
  • Fontes de recrutamento x profissionais procurados – eficiência e eficácia das fontes: como medir?
  • Custos de recrutamento e seleção: custo original, custo de substituição, custo de desembolso e custo de oportunidade.
  • Os “mandamentos” do (a) Recrutador (a).
  • Métodos de seleção: que aspectos considerar. Vantagens, desvantagens, restrições.
  • Entrevista de seleção.
  • Áreas a serem pesquisadas em uma entrevista de seleção: você está sendo assertivo (a) ao conduzir entrevistas?

4.Planejando o Processo Seletivo

  • Garantindo a qualidade do processo seletivo.
  • A tecnologia do processo seletivo.
  • Recrutamento interno: começando com a prata da casa.
  • Prospectando potenciais: as fontes externas de recrutamento.
  • A contribuição e a armadilha dos testes.
  • Construindo uma dinâmica de grupo: dica para uma vivência eficaz.
  • Construindo Provas Situacionais.
  • Aprendendo a interpretar a linguagem não-verbal (ou analógica).

5.Dominando a Técnica da Entrevista

  • A entrevista como investigação sistemática.
  • A participação do entrevistado.
  • Características do entrevistador.
  • Táticas e técnicas dentro da entrevista.
  • A base psicológica da entrevista.
  • A entrevista como comunicação.
  • Como entrevistar.
  • Princípios gerais da entrevista.
  • A estrutura da entrevista: os quatro estágios da entrevista – como direcioná-los.
  • Conduta durante a entrevista.
  • A interpretação dos dados. Pareceres. Laudos.

6.Dinâmica de Grupo em Seleção de Pessoal 

  • Quando e como fazer dinâmica de grupo com candidatos.
  • Papéis dos agentes envolvidos. Orientando os observadores. O que observar. O que cada dinâmica pode medir.

7.Provas Situacionais aplicadas à Seleção 

  • O que avaliar com a Prova Situacional.
  • Tipos de Provas Situacionais – um “modelo” de P.S.

8.Conhecendo Estilos Gerenciais para Selecionar Melhor

  • Como identificar o estilo comportamental dominante do requisitante da vaga x perfil desejado do candidato.
  • Adequação (complementaridade) de estilos contratante x contratado.
  • Identificação das condições de trabalho que melhor se adequem ao estilo dominante dos candidatos.

9.Revendo/Reflexionando sobre Planos Operacionais, Estratégias, Políticas e Rotinas de Recrutamento e Seleção de Pessoal. 

  • Conclusões.

D – METODOLOGIA A SER ADOTADA

  • Jogos de empresa, trabalhos em grupo, debates, simulações, reporte de situações reais vivenciadas no dia-a-dia, estudos de caso, palestras específica, atividades lúdicas. As atividades serão executadas de forma intensa e participativa, onde todos participam de tudo; e concluídos com uma ampla avaliação individual e grupal.

Dentre as diversas técnicas participativas em uso, poderão ser adotadas:

  • Estudo de casos típicos do dia-a-dia dos treinandos.
  • Análise de situações de trabalho comum no nível de atuação dos participantes.
  • Exercícios que propiciem maior internacionalização do ensino e reforcem o aprendizado;
  • Aplicação de auto-diagnósticos, seguido de análise, debates e conclusões;
  • Aplicação de jogos e simulações, com trabalhos em grupo;
  • Projeção de filmes sobre temas abordados, com análise, debates e conclusões.

Aplicação de jogos de aquecimento, jogos de integração, jogos de toque e confiança, vitalizadores e jogos de fechamento.

Diurno – 16 horas

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