A – OBJETIVOS DO CURSO
- Transmitir aos participantes os conceitos técnicos de custos utilizados pelas empresas, quando do processo de formação de preços de compra de seus materiais ou produtos, a fim de proporcionar:
- A análise técnica e conceitual dos principais sistemas de análise de custos e formação de preços utilizados pelas empresas fornecedoras. A identificação das principais falhas incorridas quando do processo de formação de preços de materiais e produtos.
- A classificação e análise dos principais componentes de custos bem como, a identificação daqueles indevidamente considerados para justificar aumentos de preços. O estudo de formulações para cálculo de preços com base nos parâmetros básicos de custos e margem de contribuição.
- A identificação dos prazos concedidos pela empresa fornecedora com base em seus balanços para confronto com aqueles objeto de negociação com a empresa compradora.
- A análise da influência de impostos e descontos nos cálculos de custos e preços de compra. Proporcionar aos executivos de compras condições de discutir, com maior grau de autoridade, junto aos seus principais fornecedores o processo de análise de custos e formação de preços, quando da compra de materiais e produtos, bens do ativo permanente ou contratos de prestação de serviços, a fim de otimizar os resultados da empresa.
B – A QUEM SE DESTINA
- A participação neste curso deve interessar diretamente aos principais executivos da empresa destacando-se os seguintes: Diretores, gerentes supervisores ou executivos de compras. Gerentes de compras e suprimentos. Gerentes de desenvolvimento de fornecedores e analistas de custo de produtos junto a fornecedores.
C – PROGRAMA A SER DESENVOLVIDO
1.Análise de Componentes de Custos
- Análise dos principais componentes de custos. A determinação dos principais componentes de custos de um produto.
- Análise da natureza dos componentes de custos. A identificação dos custos de materiais e custos de transformação.
- Análise do grau de variação de custos de produção. A identificação do peso de custos fixos e variáveis na composição do custo do produto.
2.Análise da Influência de Descontos e Impostos
- Análise da participação dos impostos na composição de custos de produção. Análise do grau de influência dos impostos incidentes sobre os insumos básicos de custos.
- Análise de impostos na formação de preços de venda do produto. A formulação matemática para inclusão de impostos no preço de venda do produto.
3.Análise do Balanço de Fornecedores
- Análise da situação de empresas fornecedoras através da análise do seu balanço. Os Índices básicos a serem aplicados para análise pela própria área de compras.
- Análise dos prazos de compra e giro de estoques da empresa.
- Análise dos prazos de venda concedidos pelo fornecedor.
- Análise do prazo médio de vendas da empresa “em confronto” com os prazos exigidos pela empresa compradora.
4.Análise de Aspectos de Caráter Financeiro
- Análise do fluxo de caixa do material ou produto. O tratamento de compras em base de caixa ou “cash basis”.O tratamento da inflação para um melhor gerenciamento de preços oferecidos em diferentes oportunidades.
- Análise de outros fatores influentes no custo efetivo. A influência da data de entrega ou parcelamento nas entregas.
- Análise do custo efetivo do material ou produto adquirido pela empresa.
5.Análise de Aspectos Complementares Para Negociação
- Análise de aspectos complementares para negociação em compras de materiais e produtos ou bens patrimoniais.
- Análise de aspectos inerentes a empresa e ou produto vendido ou serviços prestados.
- Análise de casos específicos de empresas participantes.
D – MÉTODO DIDÁTICO
Será adotado método ativo participativo.
- Espaços de discussão em grupos compartilhando:
– Dificuldades e solicitações.
– Reflexão sobre o papel.
– Vivências e reflexões em grupo.
Exemplos práticos do cotidiano.
- Dinâmica de aquecimento e integração.