Este curso visa melhorar as habilidades de análise dos participantes para resolverem problemas e tomar decisões de maneira criteriosa e eficaz, bem como compreender e administrar, mais eficazmente, o sistema de tomada de decisões pelos quais são responsáveis, com obtenção de maior discernimento e introvisão de como o sistema pode ter influência mais positiva no clima organizacional e no aumento da produtividade, tornando claro o conteúdo burocrático, político e comportamental implícitos no processo decisório com impacto na qualidade e rentabilidade.
B – IMPACTO NA EMPRESA
Muito do que fazemos no nosso dia-a-dia está relacionado à solução e / ou prevenção de problemas. Se bem solucionados e / ou prevenidos, e ainda em tempo bastante curto, os ganhos para a empresa serão consideráveis; caso contrário, as perdas são perceptíveis a olho nu. O uso de uma metodologia por toda a empresa e em todos os níveis facilitará em muito o processo de comunicação e a eficácia da solução.
C – IMPACTO NOS PARTICIPANTES
Capacitar os participantes com metodologias claras e fáceis de análise e busca de soluções para diversos tipos de problemas.
D – A QUEM SE DESTINA
Todos os profissionais da empresa que necessitem de metodologia para análise, remoção e prevenção de problemas.
E – PROGRAMA
1.INTRODUÇÃO E DEFINIÇÃO DE CONCEITOS BÁSICOS
Definição, tipos e níveis de Análise de Problemas e Tomada de Decisões.
Diferença conceitual entre Solução de Problemas e Tomada de Decisões.
Medidas quantitativas e qualitativas da eficácia do processo de análise de problemas.
2.CRIATIVIDADE E TRATAMENTO DAS INFORMAÇÕES NO PROCESSO – ANÁLISE DE SITUAÇÕES E IDENTIFICAÇÃO DE DECISÕES
Abordagem criativa para a análise e solução de problemas.
Técnicas de formulação de alternativas e geração de soluções.
Como assegurar coleta de informações confiáveis.
Alternativas estruturais para solução de problemas de informações.
3.MASP: SEU PROCESSO E DINÂMICA
Visão geral dos processos indutivos, dedutivos, detectivos e preventivos.
Identificação de situações prioritárias.
Determinação das causas dos desvios reais pro processos analíticos.
Uso das sete “ferramentas” tradicionais para a análise das causas.
Análise das ameaças futuras.
O PDCA como gerenciador do processo.
Criatividade na solução de problemas.
Estudo de casos.
4.VISÃO INTEGRADA DE ANÁLISE DE PROBLEMAS E TOMADA DE DECISÕES
Técnicas de “Análise de Situação” em grupo etapas fundamentais.
Técnicas de “Análise de Problema” em grupo como chegar a verdadeira causa do problema.
Técnica de “Tomada de Decisão” em grupo: seus passos fundamentais.
Técnicas de “Análise de Problema em Potencial”: quando se faz necessário: Quais as etapas básicas:
5. O SISTEMA DE TOMADA DE DECISÃO, O CLIMA ORGANIZACIONAL E AS QUESTÕES GERENCIAIS CRÍTICAS ENVOLVIDAS NO PROCESSO
Como administrar um processo decisório com maior efeito positivo possível no Clima Organizacional.
Aumento do grau de comprometimento pela participação e busca de consenso: algumas premissas básicas.
O papel da gerência nas diferentes fases do processo decisorial.
F – METODOLOGIA DE ENSINO
Ativa participativa, com vivencias de situações do dia-a-dia dos treinandos. Estudo de casos típicos da realidade dos participantes. Exposição dialogada, painel integrado, projeção e análise de filmes, estudos e debates em grupo.