A – OBJETIVO DO CURSO
- Preparar os participantes para a utilização prática dos conceitos fundamentais da Grafologia. Através de estudos de casos dirigidos, aprofundar oportunidades para análises detalhadas em função da realidade de cada um.
B – A QUEM SE DESTINA
- Professores da área de Recursos Humanos atuando em Recrutamento, Seleção e análise de Talentos Humanos.
C – PROGRAMA
1.Histórico e Finalidade
- Origem e escolas científicas.
2.Introdução ao Estudo de Grafologia
3.Simbolismo – Max Pulver
- Projeção de personalidade.
4.Fundamentação Científica da Grafologia
5.Gêneros e Aspectos Grafológicos
- Identificação e interpretação.
6.Traços Pessoais
- Combinados formando uma síndrome.
- As variáveis interdependentes.
7.Nível de Forma – Klages
- O grau de inteligência.
8.Dimensão
- Tendências e impulsos do indivíduo.
9.Formas de Ligação
- Indicador do nível de adaptação.
10.Direção – Alinhamento
- Estado de espírito e humor.
11.Inclinações
- Direita, esquerda, vertical.
- Sentimentos.
12.Velocidade
- Utilização da capacidade intelectual.
13.Pressão
- Energia vital e psíquica.
14.Alterações Constantes
- Reação frente obstáculos/ pressões.
15.Margens
- Consciente.
- Inconsciente.
- O indivíduo em seu meio.
16.Traços Finais e Iniciais
- Maturidade/ Imaturidade a intenção inconsciente.
17.Letras do Alfabeto
- Significados e particularidades.
18.Arpões, Anzóis, Enrolamentos, Maçãs, Laços, Torções
- Forma de envolvimento (esperteza, sagacidade, habilidade para representar, agressão, ambição, sofrimento, egoísmo, ingenuidade).
19.Assinatura
- A marca da personalidade.
- Como se ver e quer ser visto.
20.Etapas da Análise
- Roteiro, montagem, laudo-estilos.
21.Como Redigir o Laudo Grafológico
- Pontos básicos.
D – METODOLOGIA PEDAGÓGICA E RECURSOS UTILIZADOS PARA APLICAÇAO DO CURSO
Exposição de conceitos, técnicas e exibição de filmes seguidos de debates entre os participantes para identificação, análise e solução de problemas. Estudo de caso, jogo de empresa e vitalizadores.
Aplicação de exercícios e trabalhos em grupo, seguido de apresentação e discussão orientada para ganhos em produtividade e qualidade.