A – JUSTIFICATIVA DO CURSO
- O arquivo é o centro de informações legais, histórias, administrativas técnicas e financeiras da organização. Para tanto, necessitam de cuidados especiais no planejamento, organização e controle. Nem sempre, porém, os recursos humanos envolvidos são preparados para a função de “arquivar’ e a conseqüência mais comum é a demora na recuperação, ou então a perda da informação”.
B – OBJETIVO DO CURSO
- Ao final deste curso, os participantes terão condições de organizar e manter a organização do arquivo manual e automatizado, através dos métodos alfabéticos, numérico, alfa-numérico, decimal, geográfico e por assunto, mantendo um padrão de conservação dos documentos e do fluxo de informações.
C – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – SÍNTESE
- Arquivo: A importância como memória da empresa, Materiais e Equipamentos, Documentação: fluxos, registros, controles, Métodos de Arquivamento: alfabético, alfa-numérico, decimal, geográfico, por assunto, Serviços de Microfilmagem, Processos Automatizados de Arquivamento.
D – PROGRAMAS DETALHADOS
1.Planejamentos, Organização e Direção de Serviços de Arquivo.
2.Planejamento, Orientação e Acompanhamento do Processo Documental e Informativo.
3.Planejamento, Orientação e Direção das Atividades de Identificação das Espécies Documentais e Participação no Planejamento de Novos Documentos e Controle de Multicópias.
4.Planejamento, Orientação e Direção de Serviços ou Centro de Documentação e Informação Constituídas de Acervos Arquivísticos e Mistos.
5.Planejamento, Organização e Direção de Serviços de Microfilmagem Aplicada aos Arquivos.
6.Orientação do Planejamento da Automação Aplicada aos Arquivos.
7.Orientação Quanto à Classificação, Arranjo e Descrição de Documentos.
8.Orientação da Avaliação e Seleção de Documentos, Para Fins de Preservação.
9.Promoção de Medidas Necessárias à Conservação de Documentos.
10.Elaboração de Pareceres e Trabalhos de Complexidade Sobre Assuntos Arquivísticos.
11.Assessoramento aos Trabalhos de Pesquisa Científica ou Técnico-administrativa.
12.Desenvolvimento de Estudos Sobre Documentos Culturalmente Importantes.
13.Recebimento, Registro e Distribuição dos Documentos, Bem Como Controle de Sua Movimentação.
14.Classificação, Arranjo, Descrição e Execução de Demais Tarefas Necessárias à Guarda e Conservação dos Documentos, Assim Como Prestação de Informações Relativas aos Mesmos.
15.Preparação de Documentos de Arquivos Para Microfilmagem e Conservação e Utilização do Microfilme.
16.Preparação de Documentos de Arquivo Para Processamento Eletrônico de Dados.
E – METODOLOGIA
- Serão utilizados recursos ativos, participativos, com exposição interativa, debates, sessão tira dúvidas, técnicas de tribunal (para intensa troca de experiências), apostila de apoio, exercícios e demonstração prática, tudo focado na realidade e necessidades específicas de treinamento do(a) participante.