A – OBJETIVOS
O curso visa desenvolver nas participantes conhecimentos e habilidades para a competência interpessoal, organizacional e administrativa.
Será trabalhado o desenvolvimento do domínio afetivo buscando o auto-desenvolvimento das participantes, ampliando sua capacidade de auto e hétero-percepção para que elas possam capitalizar sobre suas forças produtivas e saber como potencializar as energias delas com os membros de sua equipe, supervisores hierárquicos, pares, clientes internos e externos.
O curso contribuirá para que elas percebam a amplitude e o impacto do seu papel nos resultados do setor e da empresa, apontará para a necessidade de mudanças de comportamento que contribuirão para um “top performance” em suas atividades, com menor nível de stress e melhor qualidade de vida no trabalho.
As participantes sairão do curso com uma visão holística da empresa e do seu papel neste contexto, podendo assim ter posturas e atitudes mais assertivas e uma visão de futuro e dos novos paradigmas que serão determinantes para o êxito da profissão, sua carreira e perspectivas no meio social e no processo organizacional onde atuam.
B – A QUEM SE DESTINA
Secretárias exercendo funções de apoio, assessoria aos níveis de chefia, gerência e diretoria de todas as áreas funcionais da empresa, que precisam desenvolver e consolidar sua experiência e talento na função.
C – PROGRAMA
1.A SECRETÁRIA FRENTE A SI MESMA E A EMPRESA
O comportamento da secretária profissional.
- Conhecimentos, habilidades e aptidões necessárias ao bom desempenho de suas funções.
- O que é uma empresa e como ela se organiza: sua estrutura, suas funções. A inserção da secretária dentro desta estrutura.
2.DESENVOLVIMENTO DE COMPORTAMENTOS E ATITUDES
- Como tratar seu chefe e colegas de acordo com o seu estilo comportamental.
- Como desenvolver seu estilo, ser bem aceita no seu meio e se tornar mais produtiva.
- Guia prático para auto-crítica. Auto-avaliação da sua performance.
3.PRÓ-ATIVIDADE
- Conceito de inércia, reatividade e pró-atividade.
- Importância de uma postura e atitudes pró-ativos no enfrentamento dos desafios.
- Variáveis do ambiente interno e externo que pressionam as organizações e como elas afetam a performance da secretária.
- Pró-atividade e assertividade como pré-condição para uma “top performance” da secretária.
4.COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
- Desenvolvimento de habilidades de comunicação.
- A secretária como agente principal da comunicação entre a gerencia, sua equipe, outros departamentos e o meio externo.
- Como recepcionar visitantes.
- Técnicas de comunicação por telefone.
- Como iniciar comunicações de forma positiva.
- Como ouvir, entender, refletir, negociar e decidir.
- Utilizando o “feedback” para encorajar as comunicações.
5.RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
- Diferenças individuais. Tema baseado em filme.
- Personalidade: como lidar com os diferentes tipos de personalidades.
- Diagnóstico do estilo da secretária: como identificar situações onde poderá dar o máximo de si e ser mais eficaz.
- Como lidar mais eficazmente com cada situação de acordo com seu estilo dominante.
6.PERCEPÇÃO
- Importância da percepção no dia-a-dia da secretária.
- Auto-percepção.
- Hétero-percepção.
7.TÉCNICAS SECRETARIAIS
- Conseguindo que seu chefe produza mais com menos esforço: o “time de dois”.
- Administração do tempo para maior eficiência e melhor clima de trabalho.
- Reuniões: como organizar, convocar e secretariar.
- O “follow-up” eficaz.
- Fax e e-mail: facilitadores do dia-a-dia.
- Criatividade no uso do material de escritório.
8.COMO CONTROLAR O STRESS NO TRABALHO
- O stress na rotina de trabalho. Causas do stress. Como evitar e/ou minimizar seus efeitos.
- A importância da auto-motivação no trabalho para enfrentamento de situações estressantes.
9.ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO PARA SECRETÁRIAS
- Como a secretária pode planejar e organizar seu trabalho.
- Como influenciar na forma de organização do trabalho da chefia superior.
- Como administrar de forma integrada sua agenda e a agenda do executivo, solucionando problemas e facilitando suas atividades.
10.DETERMINAÇÃO DE PRIORIDADES
- Aplicação do princípio de Pareto e curva ABC para definir prioridades.
11.QUALIDADE
- Qualidade tem que ser uma constante.
- Momentos em que a qualidade é decisiva para o brilho de seu desempenho.
12.AGILIDADE
- Peque por excesso e não por falta de agilidade.
- Agilidade vem do treino.
- A agilidade é altamente gratificante e motivadora.
13.ÉTICA E O AMBIENTE DE TRABALHO
- O Código de Ética Profissional.
- Importância da fidelidade e respeito.
- Quando aceitar favores, quando prestar favores.
- Maneiras de dizer não.
14.ETIQUETA
- Traje: como manter um padrão adequado à sua função sem gastar demais .
- Ter classe é fundamental.
15.CUIDANDO DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL
- O rejuvenescimento constante na profissão.
- Sua marca pessoal no trabalho.
- Cultura geral: leituras e cursos.
- Marketing pessoal.
16.A SECRETÁRIA E O ASSIMILAR DE NOVAS TENDÊNCIAS
- Competência não sai de moda!
- Energia para o sucesso.
- A agilidade é altamente gratificante e motivadora.
- “Não se cresce só para cima”.
- O sucesso requer habilidades pessoais e profissionais.
D – METODOLOGIA
Será adotada uma metodologia pedagógica participativa adaptada e dinâmica para que corresponda aos efeitos esperados (resultados educacionais) do treinamento. Serão utilizadas aulas expositivas de curta-duração para apresentação da teoria indispensável ao nível de apreensão das treinandas. Este método servirá de base a introdução de outras que irão ensejar maior participação das treinandas.
Dentre as diversas técnicas participativas em uso, serão adotadas:
- Análise de situações comuns de trabalho em suas áreas e níveis de atuação.
- Exercícios práticos que proporcionem maior internalização do ensino e reforcem o aprendizado.
- Aplicações de jogos, simulações e dinâmicas de grupo.
- Projeção e análise de filmes.
- Trabalhos em grupo.
- Simulações de situação e rolling play com filmagens e projeções.