A – JUSTIFICATIVA
- As empresas encontram-se hoje diante de uma dificuldade: precisam mais que nunca da boa comunicação, e ao mesmo tempo a comunicação anda difícil nestes tempos conturbados. A resposta a este desafio não é a passividade, pois neste caso aplica-se a Lei de Murphy: “Deixadas ao acaso, as coisas vão de mal a pior”.
- Os dirigentes precisam assumir urgentemente a coragem de promover comunicações mais simples, intensas, transparentes.
- Os resultados positivos são observados na produtividade e na qualidade de vida no trabalho.
B – OBJETIVOS
- Repassar os conceitos e técnicas da comunicação interna, com ênfase nos dois principais aspectos: Comunicação em massa da empresa para os funcionários e comunicação interativa entre indivíduos ou grupos.
- Oferecer orientação para a montagem de um programa de comunicação interna.
- Apresentar e discutir as regras de comportamento que regem os encontros de negócios nas diferentes partes do mundo, entendendo seus fundamentos, sua simbologia, e sua aplicação nas diferentes situações.
- Apresentar e discutir com os participantes um projeto de comunicação visual para a empresa.
C – A QUEM SE DESTINA
- Profissionais responsáveis por comunicação interna, externa em outras unidades da empresa e no exterior.
D – PROGRAMA
1.Importância e Impacto da Boa Comunicação com Funcionários
- Comunicação na empresa: aspectos estratégicos, gerenciais e operacionais.
- Relevância da comunicação em programas de qualidade, produtividade e outros.
- Problemas da comunicação interna:
– Barreiras organizacionais e culturais.
– Condições para melhoria das comunicações.
- Conscientização do quadro gerencial para a melhoria da comunicação.
- Os dois elementos da comunicação interna:
– O “Marketing Interno” da empresa.
– As interações face-a-face.
- Vantagens de manter os funcionários cientes do que ocorre.
- Criando uma empresa mais transparente e produtiva.
2.A Montagem do Programa de Comunicação Interna
- Definindo a abrangência e as responsabilidades no programa.
- Fixando objetivos e estratégias válidas.
- Definindo atividades de marketing interno e de interação face-a-face.
3.Marketing Interno
- Conceitos chaves de marketing.
- Instrumentos e táticas de marketing interno.
- Abordagem certa para os problemas de comunicação interna.
- Mensagens persuasivas: conteúdo e forma.
- Como usar na prática os veículos do marketing interno:
– Jornal de Empresa.
– Rádio e Televisão.
– Quadro de aviso e circulares.
– Eventos.
– E-mail.
– Voice/E-mail.
– Interação Face-a-Face.
– Táticas de Comunicação para fatos relevantes: cortes de pessoal, mudanças de Diretoria, alterações societárias, etc…
4.Comunicação Visual na Empresa
- Conceito. Instrumentos. Arquitetura da comunicação visual – Layout, cores, padrão estético, impacto, clareza, respeito aos símbolos, valores e crenças, funcionalidade.
5.Aplicações Práticas dos Conhecimentos Adquiridos
- Trabalhos em grupo, sob coordenação do consultor.
- Reflexão individual e grupal, elaboração de Plano de Ação e Tomada de Decisões.
E – METODOLOGIA
Apresentações, debates, análise de casos, projeção de filmes, painel integrado, jogos e trabalhos em grupo.