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Comunicação Interna como Prioridade Estratégica

CE 3

A – JUSTIFICATIVA

  • As empresas encontram-se hoje diante de uma dificuldade: precisam mais que nunca da boa comunicação, e ao mesmo tempo a comunicação anda difícil nestes tempos conturbados. A resposta a este desafio não é a passividade, pois neste caso aplica-se a Lei de Murphy: “Deixadas ao acaso, as coisas vão de mal a pior”.
  • Os dirigentes precisam assumir urgentemente a coragem de promover comunicações mais simples, intensas, transparentes.
  • Os resultados positivos são observados na produtividade e na qualidade de vida no trabalho.

B – OBJETIVOS

  • Repassar os conceitos e técnicas da comunicação interna, com ênfase nos dois principais aspectos: Comunicação em massa da empresa para os funcionários e comunicação interativa entre indivíduos ou grupos.
  • Oferecer orientação para a montagem de um programa de comunicação interna.
  • Apresentar e discutir as regras de comportamento que regem os encontros de negócios nas diferentes partes do mundo, entendendo seus fundamentos, sua simbologia, e sua aplicação nas diferentes situações.
  • Apresentar e discutir com os participantes um projeto de comunicação visual para a empresa.

 C – A QUEM SE DESTINA

  • Profissionais responsáveis por comunicação interna, externa em outras unidades da empresa e no exterior.

D – PROGRAMA

1.Importância e Impacto da Boa Comunicação com Funcionários 

  • Comunicação na empresa: aspectos estratégicos, gerenciais e operacionais.
  • Relevância da comunicação em programas de qualidade, produtividade e outros.
  • Problemas da comunicação interna:

–   Barreiras organizacionais e culturais.

–   Condições para melhoria das comunicações.

  • Conscientização do quadro gerencial para a melhoria da comunicação.
  • Os dois elementos da comunicação interna:

–   O “Marketing Interno” da empresa.

–   As interações face-a-face.

  • Vantagens de manter os funcionários cientes do que ocorre.
  • Criando uma empresa mais transparente e produtiva.

2.A Montagem do Programa de Comunicação Interna 

  • Definindo a abrangência e as responsabilidades no programa.
  • Fixando objetivos e estratégias válidas.
  • Definindo atividades de marketing interno e de interação face-a-face.

3.Marketing Interno 

  • Conceitos chaves de marketing.
  • Instrumentos e táticas de marketing interno.
  • Abordagem certa para os problemas de comunicação interna.
  • Mensagens persuasivas: conteúdo e forma.
  • Como usar na prática os veículos do marketing interno:

–   Jornal de Empresa.

–   Rádio e Televisão.

–   Quadro de aviso e circulares.

–   Eventos.

–   E-mail.

–   Voice/E-mail.

–   Interação Face-a-Face.

–   Táticas de Comunicação para fatos relevantes: cortes de pessoal, mudanças de Diretoria, alterações societárias, etc…

4.Comunicação Visual na Empresa 

  • Conceito. Instrumentos. Arquitetura da comunicação visual – Layout, cores, padrão estético, impacto, clareza, respeito aos símbolos, valores e crenças, funcionalidade.

5.Aplicações Práticas dos Conhecimentos Adquiridos 

  • Trabalhos em grupo, sob coordenação do consultor.
  • Reflexão individual e grupal, elaboração de Plano de Ação e Tomada de Decisões.

E – METODOLOGIA

Apresentações, debates, análise de casos, projeção de filmes, painel integrado, jogos e trabalhos em grupo.

Diurno – 8 horas

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