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Como Falar em Público (Técnicas de Apresentação)

CE 5

A – JUSTIFICATIVA

  • Este programa aborda os princípios básicos de oratória, dentro e um contexto positivo que será útil a oradores, bem com aquelas que conseguem enfrentar um grupo com alto grau de confiança. Procurar cobrir abordagens já estabelecidas e também transmitir dicas práticas para aperfeiçoar as habilidades no falar.

B – OBJETIVO

a) Após este treinamento, os treinandos deverão ser capazes de: 

  • Relacionar os princípios da preparação, prática e elocução do discurso.
  • Perceber uma conexão direta entre quantidade de trabalho dedicada à preparação de discursos e a eficácia de seu desempenho.
  • Proferir um discurso escrito mantendo um contato visual eficaz com o auditório.
  • Relacionar os objetivos de qualquer discurso e compreender a importância de determiná-los.
  • Valorizar a apresentação de forma segura, pró-ativa e objetiva, visando a eficácia do evento.
  • Transmitir as idéias com clareza e saber como e quando utilizar recursos didáticos.
  • Saber planejar uma apresentação a partir de “dicas” teóricas.
  • Lidar com a próprio ansiedade para minimizá-las e / ou eliminá-las.
  • Saber como um discurso pode despertar emoções e tornar-se inesquecível quando se usa um estilo pessoal. Aprender como usar o humor, como contar uma história, como fazer citações, de forma a prender a atenção de seu público.

 C – A QUEM SE DESTINA

  • Gerentes, Supervisores, assistentes, Líderes de grupo, Assessores e Executivos que promovem apresentações de grande importância junto as Diretorias e gerências visando, Condução de Reuniões, Apresentação de Projetos, Resultados Operacionais, Pesquisas, Apresentação para tomada de decisões e de treinamento.

D – PROGRAMA

1.Como fazer com estilo e Segurança 

  • Como imprimir um estilo pessoal aos discursos, de modo a convencer e fixar ideais na mente de seu público.
  • Que técnicas adotar para formar e manter empatia com o auditório durante as apresentações.

2.Técnicas de Apresentação 

  • Como planejar, organizar e produzir uma apresentação.
  • Como preparar uma apresentação: preparação, apresentação, aplicação e verificação.
  • O planejamento da apresentação. Definição de objetivos, seleção do conteúdo, escolha do método didático, ilustrações.
  • Como apresentar uma palestra bem feita e elaborada.
  • Análise de matéria. Imagens visuais preparadas pelo próprio apresentador. Ensaio e aprovação. Adaptação a platéia.
  • Como lidar com a pressão dos participantes (auditório): a arte de responder perguntas. Como lidar com os diversos tipos de pessoas da platéia.
  • Formas de conquistar a benevolência, docilidade e atenção dos diferentes públicos.
  • Técnicas para despertar o interesse e prender a atenção.
  • Como improvisar com criatividade em momentos difíceis: pensar rapidamente com suas próprias palavras.
  • Técnicas para ler em público.
  • Como convencer e persuadir: apresentação de técnicas. Simulações de apresentação com os participantes, filmagens e projeção em vídeo para auto-análise.
  • A voz como instrumento fundamental para o sucesso de uma apresentação.
  • Como usar o microfone, lousa, flip-chart e outros recursos áudio-visuais.
  • Como encarar a câmera ao vivo ou vídeo-tape.
  • Como lidar com perguntas e controlar o nervosismo.
  • Aparência, comunicação não-verbal e expressão corporal do apresentador.

3.Como lidar com Recursos Áudio-visuais 

  • Como utilizar eficazmente retroprojetor, filp-charts, slides, equipamentos de vídeo, realis, ponteiras, transparências e outros recursos visuais projetáveis e não projetáveis, magnéticos e eletrônicos, canhões e tela de cristal líquido.
  • Como elaborar eficazmente transparência, tabelas, quadros e utilizar powerpoint.
  • Que recursos, quando e quais tipos de ações técnico pedagógicos utilizar.

4.Técnicas de Postura e Oratória Instrucional 

  • A voz, gestos, postura, expressões e emoções.
  • O olhar, empatia e simpatia, marketing de relacionamento.
  • Elementos introdutivos de postura e da gesticulação.
  • Posição das pernas, pés, braços e mãos.
  • Uso de semblante, posição do tronco e cabeça.
  • Como controlar as emoções, lidar com os erros e enganos.
  • A postura para ler em público e falar em diversos tipos de microfone.

E – METODOLOGIA PEDAGÓGICA

  • Demonstrações feitas pelo orador.
  • Projeção de filmes sobre o tema.
  • Aulas expositivas de curta duração.
  • Dinâmica, com exercícios práticos.
  • Trabalho em grupo.
  • Simulação de situações reais.
  • Filmagens e projeções em vídeo-tape para análises e conclusões.
Diurno – 8 horas

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