Desenvolver o fluxo administrativo de materiais, mostrando a importância das negociações e a organização de compras.
Capacitar os participantes, para melhorarem a eficiência nas relações com os fornecedores, através de programas de postura e habilidades de negociações.
Promover junto aos profissionais da área, uma visão global sobre as atividades da administração e organização de suprimentos e compras.
B – A QUEM SE DESTINA
Aos profissionais da área de compras e suprimentos de materiais, e a da comercial em geral. Aos Gerentes, Chefes e Supervisores que atuam na área de logística, trabalhando com negociações, compras e suprimentos de materiais.
C – PROGRAMA
1.A Administração de Materiais
O processo de produção industrial e a administração de materiais.
A classificação dos materiais por tipos de demanda e importância dos valores econômicos.
A utilização dos princípios de Pareto para classificar os estoques através da curva ABC.
A determinação dos níveis de estoques com a fixação do estoque mínimo e máximo e a formula do lote econômico.
O controle dos estoques em função do suprimento e consumo dos materiais.
Os métodos de avaliação dos estoques, o inventário, a medição e a contagem.
2.As Técnicas de Negociações
A estrutura de uma negociação e como planejar os passos para desenvolvê-la.
Como conhecer o perfil do negociador e adaptá-lo para um fechamento de negócios.
A comunicação verbal e corporal e o desempenho desta linguagem nos momentos chaves da negociação.
A utilização do “ganha-ganha’, os objetivos e as vantagens competitivas.
A administração do tempo para o controle dos momentos de importância na vida de um negociador.
Simulações, jogos e exercícios para as diferentes situações de negociações.
3.A Organização de Compras
Como montar o sistema hierárquico e o organograma do departamento de compras.
O fluxograma administrativo e as políticas de procedimentos.
O posicionamento do comprador nesta organização e suas funções e atribuições.
4.O Mercado Fornecedor
Como selecionar e avaliar o mercado fornecedor.
A evolução do relacionamento cliente com os fornecedores.
Quais os critérios para avaliar uma concorrência, analisando preços, prazos e condições de pagamentos.
A avaliação do desempenho de compras e comprador.
D – METODOLOGIA DE ENSINO
Será ativo participativo, (andragógico) com exposições dialogadas, autodiagnósticos, estudos de casos, jogos, dinâmicas, trabalhos em grupo, projeção de filmes, análise de vídeos, feedback, exercícios de autoconhecimento, discussões e práticas orientadas, debates, painel integrado, entre outros métodos participativos.
Será um treinamento prático, apoiado em instrumentos de ação aplicado para fins produtivos.