Questões Gerenciais Críticas no Processo Decisório

José Francisco de Morais

Diretor e Consultor Corporativo

COMANDA Educação Corporativa

 

Algumas questões são cruciais e necessitam ser respondidas para garantirmos a eficácia na tomada de decisões.

Eis algumas delas e que merecem toda a atenção do gestor e que precisam ser respondidas.

1° Como as decisões podem ser melhoradas?

  • Que etapas seguir?
  • Que informações utilizar e como obtê-las?
  • Como tomar decisões mais criativas?

 

2° Como os sistemas decisórios podem ser aperfeiçoados?

  • Pelo esclarecimento da autoridade e responsabilidade decisórias.
  • Pelo uso dos sistemas de apoio.
  • Lidando com incerteza (tomando medidas para reduzir o grau de incerteza).

 

Continuar...

Conteúdo Lógico e Político do Processo Decisório

José Francisco de Morais

Diretor e Consultor Corporativo

COMANDA Educação Corporativa

 

 

Trabalhamos essencialmente com componentes políticos, quando tomamos decisões, isto faz aumentar a importância dos planos de contingência.

Frequentemente aquilo que ameaça a estrutura de poder  nem sempre é discutido. A saída para a coalizão de poder é tomar decisões que não a ameace. As grandes decisões normalmente são evitadas, e a razão para isto é que “Todas as coalizões tendem a se preservar pelas decisões que tomam”. O processo decisório é essencialmente um processo de poder. A maioria das decisões encontradas nas empresas são decisões programadas, onde o contexto político tem pouca influencia por que:

 

Continuar...

TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS

José Francisco de Morais

Diretor e Consultor Corporativo

COMANDA Educação Corporativa

 

Ao tomar decisões, líderes e gestores se deparam com o cenário que a envolve.

Os elementos que devem ser considerados pelos líderes e gestores no cenário das suas decisões e suas implicações, devem incluir:

 

Limitações

Recursos, aprovações, pessoas envolvidas, forças e fraquezas pessoais e recursos que quem decide traz para a situação da decisão.

 

Mudanças

Variáveis que podem afetar a decisão ao longo do processo em que é tomada.

 

Incerteza

Prever as possibilidades da ocorrência dos fatos que são indesejáveis, planejando medidas  de contingência para os imprevistos.

 

Pressão

Em toda situação haverá pressão que impulsionará a decisão ao óbvio ou ao que a maioria das pessoas desejam. Caminhar pela trilha da menor resistência poderá levar a resultados insatisfatórios. É preciso manejar essa pressão e buscar as melhores decisões.

No cenário da decisão temos vários aspectos que líderes e gestores corporativos precisam analisar e atuar sobre eles. Um destes aspectos é a identificação da escolha crítica que inclui:

  • Importância para quem decide;
  • Impacto nos outros;
  • Implicações para o futuro;
  • Tempo estendido para tomar a decisão.

 

Quem toma a decisão se conscientiza de valores, atitudes em relação a si e aos outros, experiências, emoções, recursos, forças e limitações.

 

Continuar...

TOMADA DE DECISÕES ESTRATÉGICAS

José Francisco de Morais

Diretor e Consultor Corporativo

COMANDA Educação Corporativa

 

 

As decisões estratégicas possuem características próprias, o que as difere das decisões programadas ou semi programadas.

As decisões estratégicas caracterizam-se por riscos elevados, altos custos e a descontinuidade que permeia o processo.

Quando analisamos um processo decisório, iremos constatar aspectos típicos de uma decisão, tais como: grau de rotinização, sua duração, grau de delegação, a intensidade da participação, a quantidade de decisões, a extensão da participação, a quantidade de busca de informações, o estabelecimento de coalizões, a quantidade de criação conjunta, a quantidade de negociação, a quantidade de atraso deliberado, a quantidade de conflitos e a duração do conflito.

 

Continuar...

APTIDÕES PARA TOMAR DECISÕES

Como Lidar com Valores, Alternativas, Informações e Riscos

 

 

José Francisco de Morais

Diretor e Consultor Corporativo

COMANDA Educação Corporativa

 

 

 

 

Em todo papel gerencial aptidões são importantes, com tomada de decisões não é diferente e algumas delas merecem destaque

 

O descobrimento do que é importante: valores

 

Descobrir, explorar e testar valores, eles formam a razão pela qual as pessoas se esforçam para atingir as metas e formam os padrões contra os quais os riscos são pesados.

 

 

Formulação de alternativas

 

As aptidões nessa área são mais necessárias, mas não menores do que deveria ser porque:

  • As pessoas e as organizações podem sentir uma perda se as ideias alternativas que são desenvolvidas não se mostrarem ser as que realmente eram esperadas;
  • Quem decide tem a tendência de fazer o obvio e consequentemente concluir pelo que não seja realmente o melhor;
  • Mais alternativas significam mais trabalho, mais análise, algumas vezes mais confiança;
  • Um preconceito injustificado em relação a experiências passadas pode limitar a procura por ideias novas e melhores;
  • Não se capitalizar no poder do grupo para contribuir na identificação de alternativas.

 

Continuar...

Cursos Divisão Nacional

Cursos Divisão Internacional

Inscrição Comanda

Inscrição Newsletter