GESTÃO DO TEMPO

A forma como o gestor utiliza seu tempo no papel profissional é a  pedra de toque do sucesso, o que faz um gestor ser diferente, assegurando-lhe alta performance.

Tempo é matéria prima de nossa vida, tempo é o único recurso produtivo ativo que perece instantaneamente, saber utilizá-lo faz grande diferença na performance global dos indivíduos e empresas.

Continuar...

ALTERNATIVAS PARA SOLUÇÃO DE INFORMAÇÕES NO PROCESSO DECISÓRIO

José Francisco de Morais

Diretor e Consultor Corporativo

COMANDA Educação Corporativa

 

 

Os gestores podem contar com diferentes estratégias para gerar informações para a tomada de decisões.

Uma destas estratégias é criar recursos de folga ou seja, contar com recursos ociosos para aumentar a capacidade de resposta através da quantidade de folgas, em detrimento do aumento de custos.

Outra estratégia é a criação de tarefas autocontidas, quando:

 

Continuar...

Como Correr o Risco Certo na Tomada de Decisão

José Francisco de Morais

Diretor e Consultor Corporativo

COMANDA Educação Corporativa

 

 

Risco é considerado um dos aspectos da teoria das probabilidades.

Os riscos podem ser classificados em prováveis ou incertos (fatos econômicos, catastróficos, etc...).

Kayner distingue risco de incerteza

Os riscos dão para ser tratados com cálculos probabilísticos. Já as incertezas não dão para serem tratadas com cálculos probabilísticos.

“O presente não representa o passado, mas nós supomos que o futuro pode ser previsto com base no presente” – Kayner

É preciso considerar:

Continuar...

COMO MELHORAR O CLIMA PARA TOMADA DE DECISÃO

                                                                                                                                  

 

 

É aumentando o grau de comprometimento através da participação que iremos melhorar o clima para a tomada de decisão.

Quando a participação não aumenta o compromisso? A participação que não influencia a decisão a ser tomada, não afeta o grau de compromisso.

Existem diversas atitudes que impulsionam o comprometimento através da participação. Uma destas atitudes é a utilitária. Alguns gerentes veem a participação como uma técnica para motivar ou satisfazer os empregados.

 

Continuar...

Como Lidar com Riscos e Incertezas no Processo de Tomada de Decisão

José Francisco de Morais

Diretor e Consultor Corporativo

COMANDA Educação Corporativa

 

 

Reduzindo o Grau de Incerteza

Existem várias maneiras de administrar as empresas para que as incertezas sejam reduzidas.

Uma delas são seus gestores fazendo a Administração do Ambiente, por meio de:

  • Ações políticas e de “Lobby”.
  • Publicidade e programas de relações com as comunidades.
  • Outra medida possível de ser tomada é a criação de tarefas auto-realizáveis ou seja, tarefas que podem ser executadas independentemente das ações dos outros.

 

Continuar...

Cursos Divisão Nacional

Cursos Divisão Internacional

Inscrição Comanda

Inscrição Newsletter