(RH-21) – Entrevistas Eficazes – Técnicas e Habilidades

(RH-21) – Entrevistas Eficazes – Técnicas e Habilidades

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About this course

Datas

07 de fevereiro de 2022

14 de março de 2022

16 de maio de 2022

01 de julho de 2022

12 de setembro de 2022

25 de outubro de 2022

Período e Carga Horária

Diurno

8 horas

NOTURNOS/ SÁBADOS possuem valores reduzidos – entrar em contato pelo telefone: (11) 3097-9646

A – OBJETIVOS DO CURSO

  • Habilitar-se na técnica contemporânea  de entrevistar pessoas em situações de seleção, análise de desempenho e aconselhamento.
  • Revisar postura, linguagem não verbal, comunicação, comportamento e atitudes, adequando-as ao perfil dos entrevistados e contexto da entrevista.
  • Permitir aos participantes vivenciar os principais aspectos que interferem na entrevista de seleção, tendo a oportunidade de experimentarem técnicas e instrumentos que irão servir como recurso de apoio para selecionar, avaliar, orientar e treinar pessoal.
  • Aprender a analisar criticamente as técnicas adotadas quanto as vantagens, limitações e abrangências, conforme requisitos e situações vividas.
  • Aumentar a segurança dos entrevistadores durante o processo de entrevista por meio de entrevistas simuladas pelos treinandos e analisadas pelo facilitador, numa ação interativa.

B – A QUEM SE DESTINA

Este é um curso da COMANDA dirigido aos profissionais de linha que terão envolvimento direto no processo de seleção e admissão de novos colaboradores para a Empresa, que através deste treinamento irão reunir conhecimentos e habilidades para aplicarem as ferramentas e técnicas apropriadas as ações de avaliação e seleção de candidatos às vagas oferecidas.

É também dirigido aos Gerentes, Supervisores e Líderes de grupo que aplicam entrevistas de desenvolvimento do desempenho e atuam como Coach de seus colaboradores.

C – PROGRAMA

1.O VALOR E OBJETIVO DA ENTREVISTA 

  • Perfil e postura do entrevistador.
  • Conhecimentos e habilidades do entrevistador – Característica humana.
  • Estrutura do processo de entrevista:
  • Planejamento.
  • Aspectos logísticos.
  • Componentes de dinâmica da entrevista.
  • Elaboração, análise e apresentação de parecer (laudo prático).

2.INSTRUMENTOS DE P.N.L. – PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA APLICADA A ENTREVISTA 

  • Estabelecer Rapport – Clima de confiança e abertura de canais de comunicação.
  • Como a linguagem do Corpo e controle do clima emocional  influenciam na eficácia da entrevista.

3.COMUNICAÇÃO E VALORES COM AS ENTREVISTAS 

  • Ruídos e barreira a identificar e superar.
  • Técnicas e formas eficientes e eficazes de relações e comunicações com os entrevistados.

4.EXPECTATIVA DOS ENTREVISTADOS EM RELAÇÃO AOS PROFISSIONAIS QUE ENTREVISTAM 

  • Criar clima, planejar e organizar-se para a entrevista.
  • Falhas que os entrevistadores devem evitar,
  • O que fazer para “compreender” o comportamento dos entrevistados.
  • Perfil e motivações objetivas e subjetivas dos entrevistados.
  • A arte e a habilidade para conhecer e influenciar pessoas.

5.PLANEJAMENTO PARA ENTREVISTA DE SELEÇÃO 

  • Definição do perfil das vagas – critérios e técnicas.
  • Escolha dos instrumentos para avaliação dos candidatos: aspectos a considerar.
  • Como preparar-se para a entrevista:
  • A importância do ambiente apropriado – características/requisitos.
  • Como preparar o roteiro das entrevistas:
  • Técnicas para formulação das perguntas.
  • Como desenvolver a arte de perguntar:
  • Perguntas abertas, perguntas fechadas, perguntas dirigidas.
  • Como e quando fazê-las.
  • Definição dos tipos de entrevistas que serão aplicadas:
  • Entrevistas individuais.
  • Coletivas.
  • Cruzadas.
  • Repetidas.

6.HABILIDADES E TÉCNICAS DE ENTREVISTAS DE SELEÇÃO 

  • Motivação e comportamento humano na entrevista de seleção. A importância do Rapport.
  • Aspectos psicológicos que interferem na entrevista:
  • A ótica do entrevistador x a ótica do entrevistado.
  • Diferentes necessidades do candidato.
  • A linguagem e a meta linguagem.
  • A observação dos fatores não verbais na entrevista:
  • Gestos.
  • Tom de voz.
  • Entonação.
  • Ritmo.
  • Postura.
  • Expressões faciais.
  • Olhar.
  • A influência dos aspectos emocionais.
  • A influência do entrevistador sobre o entrevistado.
  • Estrutura da Entrevista de Seleção:
  • O Rapport.
  • A introdução do tema “central”.
  • A obtenção e/ou concordância do candidato.
  • Obtendo compromisso.
  • O registro das informações e análise.
  • Como administrar o tempo na entrevista.
  • Técnicas para o fechamento da entrevista.

7.CASOS PRÁTICOS 

Práticas de Entrevista para Seleção de Pessoal

  • Exercícios práticos, com entrevistas simuladas:
  • Desenvolvimento de habilidades para entrevistas de seleção.
  • Filmagens, projeção em vídeo e análise pelos participantes e facilitador.
  • A postura mais recomendada – empatia, neutralidade.
  • Desenvolvimento de técnicas de formulação de perguntas e habilidades no uso de instrumentos auxiliares.
  • Projeção de filmes:
  • Analisando a dinâmica da entrevista.
  • Características pessoais, profissionais e ética na seleção.

8.AVALIAÇÃO DOS CANDIDATOS E ELABORAÇÃO DE PARECER 

  • Como organizar e analisar as informações obtidas.
  • Critérios e técnicas para elaboração de laudos:
  • Elementos componentes do diagnóstico e prognóstico profissional.
  • Como interpretar os dados colhidos na entrevista, a motivação e os traços da personalidade dos candidatos.

9.COMO OS LÍDERES PODEM ANALISAR O DESEMPENHO DE SEUS COLABORADORES 

  • Esta unidade analisa as avaliações de performance, seu relativo valor, benefícios aos colaboradores e aos líderes, e sua utilização como um método viável de comunicação formal entre os líderes e seus colaboradores e vice-versa.

Áreas de instrução incluem:

  • ØRazões para a avaliação da performance dos colaboradores.
  • ØOs benefícios decorrentes de deixar uma pessoa saber o seu desempenho.
  • ØDesenvolvimento das habilidades da entrevista de gerenciamento do desempenho:
  • O que é a entrevista de gerenciamento do desempenho.
  • Como conduzir entrevistas de G.D. de forma eficaz.
  • Aspectos que podem invalidar a entrevista.

10.ENTREVISTA DE “COACHING” E ACONSELHAMENTO 

  • Definições de Aconselhamento e “Coaching”.
  • Situações de trabalho que podem exigir aconselhamento ou “Coaching”.
  • Como planejar e realizar sessões de “Coaching”.
  • Diretrizes para a realização do “Coaching” com os colaboradores.
  • Preparando-se e realizando uma entrevista de “Coaching” – Dramatização.
  • Empatia como requisição do “Coaching”.
  • Técnicas para dar feedback aos colaboradores.
  • Processo de crítica e elogio construtivo.
  • Filme: “Chegando ao Sim” – Como separar o problema da pessoa.

D – METODOLOGIA

Curso totalmente vivencial, com os participantes vivenciado e analisando as entrevistas das quais irão participar.

Será um curso prático e participativo, com aulas expositivas de curta duração para apreensão pelos participantes dos conhecimentos teóricos necessários. Haverão simulações de entrevistas, com filmagens e projeções em vídeo para análises e conclusões.

Serão fornecidos textos e uma série de instrumentos de aplicação prática e imediata nas entrevistas de seleção, análise de desempenho e Coach.

O curso contará ainda com projeção de filmes especializados sobre os principais temas a serem tratados.

Os participantes receberão material de apoio completo contendo material didático de suporte relativo a todos os temas constantes do conteúdo programático.

Autor / Apresentador

Consultores da equipe Comanda.

Investimento

R$ 1.100,00