(RH-13) Jogos, Dinâmicas e Vitalizadores Aplicados a Treinamento

(RH-13) Jogos, Dinâmicas e Vitalizadores Aplicados a Treinamento

Free

About this course

Datas

04 de fevereiro de 2019

27 de março de 2019

30 de maio de 2019

23 de julho de 2019

28 de agosto de 2019

23 de outubro de 2019

Período e Carga Horária

Diurno

8 horas

NOTURNOS/ SÁBADOS possuem valores reduzidos – entrar em contato pelo telefone: (11) 3097-9646

A – OBJETIVOS DO CURSO

  • Instrumentalizar e habilitar os profissionais de treinamento e de seleção de pessoal a conduzirem de forma mais dinâmica, segura e criativa os Cursos, Seminários e Workshops de treinamento bem como os processos seletivos. Possibilitar aos Instrutores e Multiplicadores de treinamento utilizarem meios educacionais mais adequados para desenvolver o domínio afetivo dos treinados, assegurando resultados educacionais mais efetivos para as empresas de desenvolvimento profissional e humano dos participantes dos Programas de T&D.
  • Proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecer técnicas para a correta utilização de jogos, simulações e dinâmicas de grupo em situações de treinamentos para a sua imediata aplicação.
  • O curso irá capacitar os participantes na aplicação de jogos, simulações e dinâmica em treinamento, fornecendo a eles instrumentos necessários para tornar suas ações de T&D mais dinâmicas, envolventes, criativas e estimulantes para seus alunos e treinados no meio acadêmico e empresarial.

B – A QUEM SE DESTINA

  • Instrutores de treinamento, professores universitários, consultores, pedagogos, selecionadores de pessoal e profissionais responsáveis pelo acompanhamento e avaliação dos processos de treinamento nas empresas como coordenadores e analistas de recursos humanos. Estudantes de psicologia, pedagogia e sociologia podem também participar deste curso, além de outros profissionais que desejam ampliar sua cultura técnica em treinamento e desenvolvimento de pessoal.
  • Instrutores, Multiplicadores, Selecionadores de Pessoal, Pedagogos, Psicólogos, Conferencistas e profissionais ligados às áreas de treinamento, desenvolvimento e educação continuada das empresas e instituição de ensino.

C – METODOLOGIA DO CURSO

  • Curso prático, onde os participantes vivenciam todos os jogos e levam cópias dos mesmos para aplicação em suas Empresas.
  • Neste curso são abertos espaços para que os próprios treinados apliquem os jogos e analisem em que tipos de treinamento e níveis de profissionais os mesmos devem ser utilizados. São relatadas as experiências dos condutores do curso na aplicação dos jogos, dinâmicas e vitalizadores, suas variações, limitações e quando são recomendadas as suas aplicações.

D – PROGRAMA

1.Técnicas de Dinâmicas de Grupo, Jogos e Simulações 

  • Jogos de aquecimento.
  • Técnicas de integração.
  • Técnicas de ensino.
  • Postura do treinador.
  • Ética profissional.

2.Uso de Jogos e Simulações 

  • Definição de jogos. Simulações. Jogo simulado.
  • Jogo de empresa.
  • Tipos de jogo: jogos de processo, jogos de mercado.
  • Como escolher um jogo.
  • Cuidados a serem tomados na aplicação.

3.Vivenciando a Aplicação de Jogos, Dinâmicas e Simulações 

  • Dinâmica do Boneco.
  • Jogo do Buraco Quadrado.
  • Tangran.
  • Jogo do Kaos.
  • Dinâmica da “Fábrica de Brinquedos”.
  • Técnica da Colagem.
  • Jogo do T.
  • Jogo de Empresa: Dinâmica das máscaras.
  • Escravos de Jó.
  • Jogo do Som e Movimento.
  • Dinâmica das Bexigas.
  • Máquina humana.

4.Jogos de Empresas: Vitalizadores 

  • Conceito. Como escolher um vitalizador. Cuidados a serem tomados na aplicação.
  • Apresentação dos vitalizadores. Vivenciando os vitalizadores:

–   Faça algo com a boneca.

–   O barco afunda.

–   Linha curta, linha longa.

–   Corrida de lenços.

–   Jogo de surpresa.

–   Jogo da mímica.

–   A ponte sobre os copos.

–   O jogo dos estalos.

–   Jogo do limão.

–   Jogo das bolas.

–   Frase feita.

–   Assunto secreto.

5.Vivenciando Jogos Aplicados Pelos Próprios Treinandos 

  • Apresentação e aplicação de jogos universais.
  • O jogo do cassino para habilidades de negociação e liderança.
  • O jogo das cinco transações para tendência à cooperação.
  • Caos x liderança de reuniões (abrigo subterrâneo, balões).
  • Montagem de figuras geométricas para criatividade, habilidade de planejamento, coordenação, liderança e comunicações.
  • Jogo da PS – Prova Situacional: pontuação individual x coletiva. Desenvolvimento de espírito de competição construtiva.
  • Marciano. União de pontos: criatividade na competição holística.
  • Dinâmica das bexigas.
  • Dinâmica de auto-percepção, rótulos, fitas.
  • Técnicas de colagem, auto e heteropercepção.
  • Dinâmica do aquário, auto e heteropercepção.

6.Como Estruturar e Aplicar Exercícios de Aquecimento 

7.Planejamento, Critérios de Escolha, Aplicação e Avaliação de Técnica de Jogos e Simulações 

8.O Papel do Coordenador e o Facilitador Grupal na Aplicação de Jogos, Dinâmicas e Simulações 

  • Responsabilidades, postura e ética profissional. Experiências e habilidades necessárias. Atitudes facilitadoras que “levantam” o treinamento.

9.Como Escolher Jogos e Simulações Certas Para Cada Programa de Treinamento 

10.Como Pesquisar e Montar Jogos e Exercícios: a Importância da Criatividade 

Autor / Apresentador

Consultores da equipe Comanda.

Investimento

R$ 1.100,00